Práticas para educação inclusiva : as possibilidades de ação para professores da Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matsuno, Irene, 1965-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5679
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Suelene Regina Donola Mendonça
id UNITAU_479945a7c4df18ee4f366abca586b69c
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5679
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Matsuno, Irene, 1965-Pereira, Michelle Melina Gleica Del Pino NicolauBrisola, Elisa Maria Andrade, 1960-Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoMendonça, Suelene Regina Donola, 1960-2022-05-06T22:49:09Z2022-05-06T22:49:09Z2019http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5679Orientação: Profa. Dra. Suelene Regina Donola MendonçaDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2019.Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar o que pensam os professores sobre a participação no curso de extensão: Inclusão e o Ensino de Matemática, e do curso de Libras oferecidos pelo Instituto Federal de São Paulo - IFSP de um município da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo e a implicação do mesmo na sua prática docente, tendo em vista a inclusão de alunos com deficiência no ensino regular. Em tempos de inclusão escolar, como os professores da educação básica estão adequando suas práticas para a inclusão dos alunos com deficiência? Nesse contexto inclusivo, os professores estão buscando adequar suas práticas para a inclusão dos alunos com deficiência? A inclusão escolar tem sido tema de discussões no âmbito educacional, nesse contexto, a educação dos alunos com deficiência é entendida como um direito e seu processo de inclusão reforça a necessidade da construção de escolas que contemplem as diversas formas de deficiência, além de oferecer estruturas físicas, atitudinais, materiais e instrumentos próprios que atendam às necessidades desses estudantes. A metodologia aplicada nessa pesquisa foi de cunho qualitativo, com análise de documentos, questionário e entrevistas semiestruturadas, com 4 (quatro) professores que participaram do curso extensão Inclusão e o Ensino da Matemática e mais 4 (quatro) professores que participaram do curso extensão de Libras do IFSP. Os resultados apontaram que os cursos apresentaram ações positivas para formação dos professores, demonstraram possibilidades de ação para prática docente bem como evidenciaram a necessidade da sequência a esse processo. Isso, para que esses professores se tornem multiplicadores dos conhecimentos adquiridos, disseminando, assim, boas práticas docentes, além de demonstrarem que é possível 'ler com os dedos e falar com as mãos'. Para que esses docentes possam também buscar e propor soluções, construídas coletivamente e com responsabilidade através da escola, órgãos públicos, sociedade e comunidades com práticas em prol da diversidade, que respeitem as particularidades e especificidades de cada ser humano.Abstract: The purpose of this study was to investigate teachers' opinions about the participation of the extension course: Inclusion and Mathematics Teaching, and the Pounds course offered by the Federal Institute of São Paulo - IFSP of a municipality in the Metropolitan Region of the Paraíba Valley, State of São Paulo and the implication of this in their teaching practice, in view of the inclusion of students with disabilities in regular education. In times of school inclusion, how are basic education teachers adapting their practices to the inclusion of students with disabilities? In this inclusive context, are teachers seeking to tailor their practices to the inclusion of students with disabilities? School inclusion has been the subject of discussions in the educational field, in this context, the education of students with disabilities is understood as a right and its inclusion process reinforces the need to build schools that contemplate the various forms of disability, as well as providing structures physical, attitudinal, material and instruments that meet the needs of these students. The methodology applied in this research was qualitative, with analysis of documents, questionnaire and semi-structured interviews, with 4 (four) teachers who participated in the extension course Inclusion and Mathematics Teaching and another 4 (four) teachers who participated in the extension course Pounds of the IFSP. The results showed that the courses presented positive actions for teacher training, demonstrated possibilities for action for teaching practice, and evidenced the need to follow up on this process in order for these teachers to become multipliers of acquired knowledge, disseminating good teaching practices, demonstrating that it is possible to 'read with your fingers and speak with your hands' in the search for solutions, building collectively and with responsibility through the school, public agencies, society and communities with practices in favor of diversity respecting the particularities and specificities of each being human.Made available in DSpace on 2022-05-06T22:49:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Irene Matsuno.pdf: 4299366 bytes, checksum: 6909322cae596413b398c6d93a0e00a2 (MD5) Previous issue date: 20191 recurso online (149 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Educação inclusivaProfessores - FormaçãoPrática de ensinoPráticas para educação inclusiva : as possibilidades de ação para professores da Educação Básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALIrene Matsuno.pdfapplication/pdf4299366http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5679/1/Irene%20Matsuno.pdf6909322cae596413b398c6d93a0e00a2MD5120.500.11874/56792022-05-19 15:26:19.531oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5679Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:19Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas para educação inclusiva : as possibilidades de ação para professores da Educação Básica
title Práticas para educação inclusiva : as possibilidades de ação para professores da Educação Básica
spellingShingle Práticas para educação inclusiva : as possibilidades de ação para professores da Educação Básica
Matsuno, Irene, 1965-
Educação inclusiva
Professores - Formação
Prática de ensino
title_short Práticas para educação inclusiva : as possibilidades de ação para professores da Educação Básica
title_full Práticas para educação inclusiva : as possibilidades de ação para professores da Educação Básica
title_fullStr Práticas para educação inclusiva : as possibilidades de ação para professores da Educação Básica
title_full_unstemmed Práticas para educação inclusiva : as possibilidades de ação para professores da Educação Básica
title_sort Práticas para educação inclusiva : as possibilidades de ação para professores da Educação Básica
author Matsuno, Irene, 1965-
author_facet Matsuno, Irene, 1965-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Pereira, Michelle Melina Gleica Del Pino Nicolau
Brisola, Elisa Maria Andrade, 1960-
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Matsuno, Irene, 1965-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mendonça, Suelene Regina Donola, 1960-
contributor_str_mv Mendonça, Suelene Regina Donola, 1960-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Professores - Formação
Prática de ensino
topic Educação inclusiva
Professores - Formação
Prática de ensino
description Orientação: Profa. Dra. Suelene Regina Donola Mendonça
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-06T22:49:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-06T22:49:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5679
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5679
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (149 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5679/1/Irene%20Matsuno.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6909322cae596413b398c6d93a0e00a2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263159516987392