Gestores iniciantes no Ensino Fundamental : trajetórias, desafios e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Claudia Righi de, 1982-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5557
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Campos Diniz de Castro
id UNITAU_47f7e3f072bdfb6e6227cc4f3a08f185
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5557
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Carvalho, Claudia Righi de, 1982-Souza, Mariana Aranha de, 1980-Silva, Joyce Mary Adam de Paula eUniversidade de Taubaté.Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento HumanoCastro, Maria Aparecida Campos Diniz de, 1951-2022-03-31T22:52:51Z2022-03-31T22:52:51Z2018http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5557Orientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Campos Diniz de CastroDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano, Taubaté, 2018.Resumo: Nos dias atuais há inúmeros desafios, com diversas variáveis no contexto escolar, exigindo dos gestores que administram as unidades de ensino um perfil ousado e resiliente frente aos embates e às adversidades. Tal realidade estimulou-nos a estudar a formação e a trajetória docente, com destaque à atuação do gestor nos anos iniciais. O objetivo geral desta pesquisa é conhecer as trajetórias profissionais de gestores escolares iniciantes na prática escolar, bem como os desafios e as possibilidades vivenciadas por eles. No estudo proposto, os sujeitos pertencem a um grupo composto por 53 gestores escolares, iniciantes e atuantes no Ensino Fundamental da rede pública municipal. Para uma interlocução preferencial, elegeu-se a parceria teórica de Libâneo (1999), Paro (2005), Lück (2011), Gatti (2010), Tardif (2015), Perrenoud (1999) e Huberman (1992). No âmbito metodológico da pesquisa, para coleta de dados, foram utilizados como instrumentos: um questionário em fase única e uma entrevista semiestruturada, ambos aplicados com sujeitos aleatoriamente sorteados para tal, seguindo roteiro pré-estabelecido. Com isso, verificamos aspectos ligados à formação e à trajetória docente, etapas que antecedem a atuação administrativa e a experiência inicial na gestão escolar. De posse dos dados, investimos na Análise de Conteúdo, proposta por Franco (2005). Os resultados apontaram para a necessidade de que os centros formadores assumam seu papel na qualificação de gestores escolares, tornando-os cientes das renovadas funções a que se submetem na prática. Desse modo, estarão preparados para detectarem os desafios emergentes nas situações cotidianas; lidarem com a gestão de pessoas e, de modo persistente, efetivarem intervenções estrategicamente concebidas a fim de minimizar os efeitos danosos dos embates cotidianos, bem como fazer da escola uma organização aprendente e qualificante.Abstract: Nowadays there are many challenges, with several variables in the school context, requiring school managers a resilience profile in face of so many conflicts and adversities. This fact stimulated us to study the formation and the teaching trajectory, with emphasis on the performance of the manager in the initial years. The general objective of this research is to know about the professional trajectory of the beginner school principal in schoolar practice - the challenges and possibilities lived by them. In the proposed study, subjects belong to a group composed of 53 beginner school managers who work in the public Elementary School. For a preferential dialogue, the theoretical partnership of Libâneo (1999), Paro (2005), Lück (2011), Gatti (2010), Tardif (2015), Perrenoud (1999) and Huberman (1992) was chosen. In the methodological scope of the research, for data collection, the following instruments were used: a single-phase questionnaire and a semi-structured interview, both of which were applied with randomly selected subjects, following a pre-established script. We verified aspects related to teacher training and trajectory, stages that precede the administrative action and the initial experience in school management. With the data, we invested in Content Analysis, proposed by Franco (2005). The results pointed to the need for the training centers to assume their role in the qualification of school managers, making them aware of the renewed functions they undergo in practice. In this way, they will be prepared to detect emerging challenges in everyday situations; manage people, and persistently implement strategically designed interventions to minimize the damaging effects of day-to-day conflicts, as well as make school a learning and qualifying organization.Made available in DSpace on 2022-03-31T22:52:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Claudia Righi de Carvalho.pdf: 2422666 bytes, checksum: 6bfc68e6271e75d544ab2d15c4a46d51 (MD5) Previous issue date: 20181 recurso online (138 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Desenvolvimento humanoFormação profissionalGestão escolarPrática de ensinoGestores iniciantes no Ensino Fundamental : trajetórias, desafios e possibilidadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALClaudia Righi de Carvalho.pdfapplication/pdf2422666http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5557/1/Claudia%20Righi%20de%20Carvalho.pdf6bfc68e6271e75d544ab2d15c4a46d51MD5120.500.11874/55572022-05-19 15:26:17.941oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5557Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:17Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestores iniciantes no Ensino Fundamental : trajetórias, desafios e possibilidades
title Gestores iniciantes no Ensino Fundamental : trajetórias, desafios e possibilidades
spellingShingle Gestores iniciantes no Ensino Fundamental : trajetórias, desafios e possibilidades
Carvalho, Claudia Righi de, 1982-
Desenvolvimento humano
Formação profissional
Gestão escolar
Prática de ensino
title_short Gestores iniciantes no Ensino Fundamental : trajetórias, desafios e possibilidades
title_full Gestores iniciantes no Ensino Fundamental : trajetórias, desafios e possibilidades
title_fullStr Gestores iniciantes no Ensino Fundamental : trajetórias, desafios e possibilidades
title_full_unstemmed Gestores iniciantes no Ensino Fundamental : trajetórias, desafios e possibilidades
title_sort Gestores iniciantes no Ensino Fundamental : trajetórias, desafios e possibilidades
author Carvalho, Claudia Righi de, 1982-
author_facet Carvalho, Claudia Righi de, 1982-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Souza, Mariana Aranha de, 1980-
Silva, Joyce Mary Adam de Paula e
Universidade de Taubaté.Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Claudia Righi de, 1982-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castro, Maria Aparecida Campos Diniz de, 1951-
contributor_str_mv Castro, Maria Aparecida Campos Diniz de, 1951-
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento humano
Formação profissional
Gestão escolar
Prática de ensino
topic Desenvolvimento humano
Formação profissional
Gestão escolar
Prática de ensino
description Orientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Campos Diniz de Castro
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-31T22:52:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-31T22:52:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5557
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5557
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (138 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5557/1/Claudia%20Righi%20de%20Carvalho.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6bfc68e6271e75d544ab2d15c4a46d51
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844393879011328