TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS: ESTUDO DE CASO DE UM GRUPO DE PROFESSORAS QUE ATUA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Filomena Maria Arruda
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3658
Resumo: Este artigo apresenta a compreensão da construção das trajetórias profissionais, tomando como referência o estudo de caso de um grupo de professoras do ensino fundamental. Os depoimentos que aparecem no decorrer do texto se constituem como parte das unidades narrativas de quatro professoras do sistema municipal de educação de Cuiabá-M T. As análises revelam concepções e práticas pedagógicas que evidenciam busca constante de re-elaboração de um repertório de conhecimentos constitutivos da profissionalidade docente. Igualmente, sinaliza para a relação que há entre as aprendizagens construídas no decorrer da trajetória profissional e como as professoras as incorporam em sua ação de ensinar, influenciadas pelo contexto organizacional e curricular. Nesse sentido, vislumbra-se aprofundamento nas discussões sobre mudança, inovação e construção de autonomia desses profissionais.
id UNEMAT-5_3412e916154d333c56d3a98f0ec01297
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3658
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS: ESTUDO DE CASO DE UM GRUPO DE PROFESSORAS QUE ATUA NO ENSINO FUNDAMENTALprofissionalidade docenteprática educativaformação de professores.Este artigo apresenta a compreensão da construção das trajetórias profissionais, tomando como referência o estudo de caso de um grupo de professoras do ensino fundamental. Os depoimentos que aparecem no decorrer do texto se constituem como parte das unidades narrativas de quatro professoras do sistema municipal de educação de Cuiabá-M T. As análises revelam concepções e práticas pedagógicas que evidenciam busca constante de re-elaboração de um repertório de conhecimentos constitutivos da profissionalidade docente. Igualmente, sinaliza para a relação que há entre as aprendizagens construídas no decorrer da trajetória profissional e como as professoras as incorporam em sua ação de ensinar, influenciadas pelo contexto organizacional e curricular. Nesse sentido, vislumbra-se aprofundamento nas discussões sobre mudança, inovação e construção de autonomia desses profissionais.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3658Revista da Faculdade de Educação; v. 13 n. 1 (2010): (JAN/JUN); 101-1152178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3658/2938Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, Filomena Maria Arruda2021-07-05T10:43:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3658Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:43:14Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS: ESTUDO DE CASO DE UM GRUPO DE PROFESSORAS QUE ATUA NO ENSINO FUNDAMENTAL
title TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS: ESTUDO DE CASO DE UM GRUPO DE PROFESSORAS QUE ATUA NO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS: ESTUDO DE CASO DE UM GRUPO DE PROFESSORAS QUE ATUA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Monteiro, Filomena Maria Arruda
profissionalidade docente
prática educativa
formação de professores.
title_short TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS: ESTUDO DE CASO DE UM GRUPO DE PROFESSORAS QUE ATUA NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS: ESTUDO DE CASO DE UM GRUPO DE PROFESSORAS QUE ATUA NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS: ESTUDO DE CASO DE UM GRUPO DE PROFESSORAS QUE ATUA NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS: ESTUDO DE CASO DE UM GRUPO DE PROFESSORAS QUE ATUA NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS: ESTUDO DE CASO DE UM GRUPO DE PROFESSORAS QUE ATUA NO ENSINO FUNDAMENTAL
author Monteiro, Filomena Maria Arruda
author_facet Monteiro, Filomena Maria Arruda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Filomena Maria Arruda
dc.subject.por.fl_str_mv profissionalidade docente
prática educativa
formação de professores.
topic profissionalidade docente
prática educativa
formação de professores.
description Este artigo apresenta a compreensão da construção das trajetórias profissionais, tomando como referência o estudo de caso de um grupo de professoras do ensino fundamental. Os depoimentos que aparecem no decorrer do texto se constituem como parte das unidades narrativas de quatro professoras do sistema municipal de educação de Cuiabá-M T. As análises revelam concepções e práticas pedagógicas que evidenciam busca constante de re-elaboração de um repertório de conhecimentos constitutivos da profissionalidade docente. Igualmente, sinaliza para a relação que há entre as aprendizagens construídas no decorrer da trajetória profissional e como as professoras as incorporam em sua ação de ensinar, influenciadas pelo contexto organizacional e curricular. Nesse sentido, vislumbra-se aprofundamento nas discussões sobre mudança, inovação e construção de autonomia desses profissionais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3658
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3658
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3658/2938
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 13 n. 1 (2010): (JAN/JUN); 101-115
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217459798147072