TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS: ESTUDO DE CASO DE UM GRUPO DE PROFESSORAS QUE ATUA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3658 |
Resumo: | Este artigo apresenta a compreensão da construção das trajetórias profissionais, tomando como referência o estudo de caso de um grupo de professoras do ensino fundamental. Os depoimentos que aparecem no decorrer do texto se constituem como parte das unidades narrativas de quatro professoras do sistema municipal de educação de Cuiabá-M T. As análises revelam concepções e práticas pedagógicas que evidenciam busca constante de re-elaboração de um repertório de conhecimentos constitutivos da profissionalidade docente. Igualmente, sinaliza para a relação que há entre as aprendizagens construídas no decorrer da trajetória profissional e como as professoras as incorporam em sua ação de ensinar, influenciadas pelo contexto organizacional e curricular. Nesse sentido, vislumbra-se aprofundamento nas discussões sobre mudança, inovação e construção de autonomia desses profissionais. |
id |
UNEMAT-5_3412e916154d333c56d3a98f0ec01297 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3658 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS: ESTUDO DE CASO DE UM GRUPO DE PROFESSORAS QUE ATUA NO ENSINO FUNDAMENTALprofissionalidade docenteprática educativaformação de professores.Este artigo apresenta a compreensão da construção das trajetórias profissionais, tomando como referência o estudo de caso de um grupo de professoras do ensino fundamental. Os depoimentos que aparecem no decorrer do texto se constituem como parte das unidades narrativas de quatro professoras do sistema municipal de educação de Cuiabá-M T. As análises revelam concepções e práticas pedagógicas que evidenciam busca constante de re-elaboração de um repertório de conhecimentos constitutivos da profissionalidade docente. Igualmente, sinaliza para a relação que há entre as aprendizagens construídas no decorrer da trajetória profissional e como as professoras as incorporam em sua ação de ensinar, influenciadas pelo contexto organizacional e curricular. Nesse sentido, vislumbra-se aprofundamento nas discussões sobre mudança, inovação e construção de autonomia desses profissionais.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3658Revista da Faculdade de Educação; v. 13 n. 1 (2010): (JAN/JUN); 101-1152178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3658/2938Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, Filomena Maria Arruda2021-07-05T10:43:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3658Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:43:14Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS: ESTUDO DE CASO DE UM GRUPO DE PROFESSORAS QUE ATUA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS: ESTUDO DE CASO DE UM GRUPO DE PROFESSORAS QUE ATUA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS: ESTUDO DE CASO DE UM GRUPO DE PROFESSORAS QUE ATUA NO ENSINO FUNDAMENTAL Monteiro, Filomena Maria Arruda profissionalidade docente prática educativa formação de professores. |
title_short |
TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS: ESTUDO DE CASO DE UM GRUPO DE PROFESSORAS QUE ATUA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS: ESTUDO DE CASO DE UM GRUPO DE PROFESSORAS QUE ATUA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS: ESTUDO DE CASO DE UM GRUPO DE PROFESSORAS QUE ATUA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS: ESTUDO DE CASO DE UM GRUPO DE PROFESSORAS QUE ATUA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS: ESTUDO DE CASO DE UM GRUPO DE PROFESSORAS QUE ATUA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
Monteiro, Filomena Maria Arruda |
author_facet |
Monteiro, Filomena Maria Arruda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Filomena Maria Arruda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
profissionalidade docente prática educativa formação de professores. |
topic |
profissionalidade docente prática educativa formação de professores. |
description |
Este artigo apresenta a compreensão da construção das trajetórias profissionais, tomando como referência o estudo de caso de um grupo de professoras do ensino fundamental. Os depoimentos que aparecem no decorrer do texto se constituem como parte das unidades narrativas de quatro professoras do sistema municipal de educação de Cuiabá-M T. As análises revelam concepções e práticas pedagógicas que evidenciam busca constante de re-elaboração de um repertório de conhecimentos constitutivos da profissionalidade docente. Igualmente, sinaliza para a relação que há entre as aprendizagens construídas no decorrer da trajetória profissional e como as professoras as incorporam em sua ação de ensinar, influenciadas pelo contexto organizacional e curricular. Nesse sentido, vislumbra-se aprofundamento nas discussões sobre mudança, inovação e construção de autonomia desses profissionais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3658 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3658 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3658/2938 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 13 n. 1 (2010): (JAN/JUN); 101-115 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217459798147072 |