A ação da professora coordenadora pedagógica na construção do projeto Hora da leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calderaro, Lúcia Helena
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1312
Resumo: Orientação: Prª Drª Tania Regina de Souza Romero
id UNITAU_4be77a2a1cdcf4c970ffe998afeac4ff
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1312
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Calderaro, Lúcia HelenaBastos, ElianaUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaRomero, Tania Regina de Souza2023-06-02T21:28:52Z2023-06-02T21:28:52Z2007http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1312Orientação: Prª Drª Tania Regina de Souza RomeroDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2007.Resumo: Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar as práticas discursivas de uma Professora Coordenadora Pedagógica (PCP) junto às professoras, que lecionam no Projeto "Hora da Leitura", implementado pela Secretaria do Estado da Educação (SEE) no ano de 2005. Trata-se de um estudo no qual a pesquisadora investiga sua própria ação como PCP, visando a reflexão da prática pedagógica das professoras nas Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC). O Estudo inserido no projeto auto-avaliação do educador de línguas e na linha de pesquisa de formação de professores da UNITAU está teoricamente embasado no sócio-interacionismo proposto por VYGOTSKY (1995/1998) e discutido por Davis e Oliveira (1994), Rego (1997), Fontana e Cruz (1997), Castro (1999), Coll (2000), Araújo (2006): nos princípios da reflexão crítica apresentados por Smyth (1992) e discutido por Liberali (1996), Romero (1998), Alarcão (2003), entre outros. A análise lingüística dos dados teve por base a Gramática sistêmica-funcional de Halliday (1994), Butt et AL (1995), Neves (1997), Romero (1998) e Castro (1999) como instrumento para o estudo da materialidade lingüística. A pesquisa tem caráter etnográfico/interpretativista com perspectiva crítica. Os dados são provenientes de como o conhecimento estava sendo construído. Essas cinco HTPC enfocavam questões relevantes do Projeto "Hora da Leitura", destacando a participação da PCP e das professoras no início das reuniões, no seu desenvolvimento e no final para que pudéssemos traçar um percurso de desenvolvimento. A análise dos dados permitiu caracterizar as interações como dominadas pela PCP inicialmente e depois com uma participação mais ativa das professoras no segundo semestre, indicando que nesta interação mais ativa das professoras no segundo semestre, indicando que nesta interação houve algum indício de reflexão, mas não pode afirmar que esse processo tenha sido uma conseqüência de uma função refletida da PCP. A conscientização da linguagem revelou-se um elemento importantíssimo para o processo crítico-reflexivo bem como para o desenvolvimento da Professora Coordenadora Pedagógica.Abstract: The objective of this work is to analise the discursive practices of Pedagogical Coordinate Teacher (PCT) with the teachers, who taught in the Project "Reading Time", offered by the Educational Government Office (EGO) in the year of 2005. It is related to a study in which the researcher investigate her own action as PCT, aiming the reflection of the pedagogical practices of teachersin the Colective Pedagogical Work Time (from now on CPWT). The study inserted in the project self-evaluation of language educator anD in the seaRch approach of teachers formation of UNITAU is theorically supported in the social interactional approach porposed by Vygotsky (1995/1998) and discussed by Davis and Oliveira (1994), Rego (1997), Fontana and Cruz (1997), Castro (1999), Coll (2000), Araújo (2006), in the principles of critical reflection presented by Smith and discussed byLiberali (1996), Romero (1998), Alarcão (2003), and so on. The linguistic analisys of the data had as support the Sistemic Functional Linguistic of Halliday (1994), Butt at al (1995), Neves (1997), Romero (1998) and Castro (1999) as instrument for the study of the liguistic materiality.The research has an ethnographic/interpretativist methods with a critical perspective. The data from recording of five CPWT which revealed specific characteristics of how the knowledge was being built. These five CPWT aimed relevant questions of the project "Reading Time", pointing at the presence of the PCTand of the teachers in the beginning of the meetings, in its development and at the end so that we could make a path of development. The analysis of the data allowed characterize the interactions as named by the PCT at first and then with a further active presence of the teachers, but it can ?t state that this process had been a consequence of a reflexive action of the PCT. The conscious of the language revealed itself a very important element for the critical-reflexive process as well as for the development ofthe coordinator.Made available in DSpace on 2023-06-02T21:28:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LUCIA HELENA CALDERARO.pdf: 979521 bytes, checksum: 0f67a5fd89fde3dcdaebad8d3f7d67a4 (MD5) Previous issue date: 20071 recurso online (201 f.) : digital, arquivo PDF.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Domínio Publicoreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAULinguagemLinguísticaPrática discursivaDiscursoHTPCHora da leituraSócio-interacionismoA ação da professora coordenadora pedagógica na construção do projeto Hora da leiturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporORIGINALLUCIA HELENA CALDERARO.pdfapplication/pdf979521http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/1312/1/LUCIA%20HELENA%20CALDERARO.pdf0f67a5fd89fde3dcdaebad8d3f7d67a4MD5120.500.11874/13122023-06-02 18:28:52.571oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1312Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2023-06-02T21:28:52Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A ação da professora coordenadora pedagógica na construção do projeto Hora da leitura
title A ação da professora coordenadora pedagógica na construção do projeto Hora da leitura
spellingShingle A ação da professora coordenadora pedagógica na construção do projeto Hora da leitura
Calderaro, Lúcia Helena
Linguagem
Linguística
Prática discursiva
Discurso
HTPC
Hora da leitura
Sócio-interacionismo
title_short A ação da professora coordenadora pedagógica na construção do projeto Hora da leitura
title_full A ação da professora coordenadora pedagógica na construção do projeto Hora da leitura
title_fullStr A ação da professora coordenadora pedagógica na construção do projeto Hora da leitura
title_full_unstemmed A ação da professora coordenadora pedagógica na construção do projeto Hora da leitura
title_sort A ação da professora coordenadora pedagógica na construção do projeto Hora da leitura
author Calderaro, Lúcia Helena
author_facet Calderaro, Lúcia Helena
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Bastos, Eliana
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Calderaro, Lúcia Helena
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Romero, Tania Regina de Souza
contributor_str_mv Romero, Tania Regina de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem
Linguística
Prática discursiva
Discurso
HTPC
Hora da leitura
Sócio-interacionismo
topic Linguagem
Linguística
Prática discursiva
Discurso
HTPC
Hora da leitura
Sócio-interacionismo
description Orientação: Prª Drª Tania Regina de Souza Romero
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-02T21:28:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-02T21:28:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1312
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (201 f.) : digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.source.pt_BR.fl_str_mv Domínio Publico
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/1312/1/LUCIA%20HELENA%20CALDERARO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0f67a5fd89fde3dcdaebad8d3f7d67a4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263160349556736