Programa hora da leitura : um olhar para a proposta de práticas de leitura da Secretaria estadual de educação do estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barroso, Dione Pires
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3314
Resumo: Orientação: Profª Drª Maria Aparecida Garcia Lopes-Rossi
id UNITAU_e798a20ee82972bf100614fda88dee01
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/3314
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Barroso, Dione PiresAquino, Zilda G. O. (Zilda Gaspar Oliveira de)Silva, Elizabeth Ramos daAlvarez, Sonia MariaRenda, Vera Lúcia Batalha de SiqueiraUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaLopes-Rossi, Maria A. G. (Aparecida Garcia)2019-09-13T14:49:34Z2019-09-13T14:49:34Z2007http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3314Orientação: Profª Drª Maria Aparecida Garcia Lopes-RossiDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2007.Resumo: A Secretaria Estadual da Educação do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Normas Pedagógicas criou, para atender às necessidades educacionais vigentes ,o Programa Hora da Leitura, que é um enriquecimento curricular e compõe a carga horária dos alunos do ensino fundamental. O programa enfatiza o aprendizado da leitura, o que o torna de suma importância no meio acadêmico e justifica o interesse pela sua investigação minuciosa. O objetivo geral desta pesquisa é discutir as questões referentes ao Programa Hora da Leitura, especificamente o trabalho discute os pressupostos teóricos, analisa as práticas de leitura propostas e discute a viabilidade das orientações para a aplicação, considerando questões relacionadas ao tempo para discussão e para a aplicabilidade das atividades na escola. O corpus é composto pelos documentos que regulamentam o Programa, os materiais do programa disponíveis no site htpp//. www.cenp.edunet@see.sp.gov.br, no link Hora da Leitura e pelo conteúdo das teleconferênicias e videoconferências ocorridas durante o ano de 2005 e início de 2006. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa. Os dados analisados possibilitam constatar que a proposta está assentada em teorias de leitura interacionistas e discursivas, além de compreenderem aspectos relacionados aos gêneros das diversas esferas, observa-se o enfoque nos gêneros literários, no que diz respeito às orientações por meio de videoconferência e outras. Por fim, considerando a extensão e importância do programa, ainda que haja concebido como atividade de enriquecimento curricular, acredita-se que as orientações são falhas, pois apresentam algumas incoerências e isso resulta da dificuldade de transposição didática prejudicada, principalmente, em função do número de aula em torno do qual o Programa se organizaAbstract: The State Secretariat of Education of São Paulo State, by means of the Coordenadoria de Normas Pedagógicas, was created in order to attend the effective necessities, The Hora da Leitura Program that is a curricular enrichment and composes the timetable load of students of the fundamental education. The Program emphasizes the learning of the reading, which becomes it of the extreme importance in the academic means and justifies the interest for its detailed investigation. The general objective of this research is to argue to the referring points to the Hora da Leitura Program. Specifically, this work discusses the theoretical basis, analyzes the practices of reading proposed and argues the viability of the orientations to the application, considering points related to the time of discussion and to the applicability of the activities in the school. The corpus is composed by documents that regulate the Program. The available materials of the Program are in the site http//.www.cenp.edunet@see.sp.gov.br, in link Hora da Leitura and to the contents of the teleconferences and videoconferences occurred during the year 2005 and beginning of 2006. It is about a bibliographical and qualitative research. The analyzed dates make possible to verify tha the proposal is founded in interacionists and discursive theories of reading, besides to understand aspects related to the genres of the speech and to the literacy. Although the program intends the work with the diverse genres of the diverse spheres, the focus in the literary genres is observed, in which is about directions by means of videoconferences and others. Finally, considering the extension and the importance of the program, despite it has been conceived as activity of curricular enrichment, it is clear that the orientations are not perfect, therefore they present some incoherencies and it results in the difficulty of the impaired didactical transposition, mainly, in function of the number of classes around the organization of the ProgramMade available in DSpace on 2019-09-13T14:49:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dione Pires Barroso.pdf: 979453 bytes, checksum: 6bc0e45d5f6d311874ab33896e6d6de3 (MD5) Previous issue date: 20071 recurso online (171 f.) : digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em Linguística AplicadaUNITAUBrasilDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço SocialBARROSO, Dione Pires. Programa Hora da Leitura: um olhar para a proposta de práticas de leitura da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. 2007. Dissertação (Mestrado, Lingüística Aplicada) – Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté.Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessDomínio Públicoreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUPráticas de leituraHora da leituraPrograma hora da leitura : um olhar para a proposta de práticas de leitura da Secretaria estadual de educação do estado de São PauloHora da Leitura Program: a looking for the proposal of reading practice from State Secretariat of Education of São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporORIGINALDione Pires Barroso.pdfapplication/pdf979453http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/3314/1/Dione%20Pires%20Barroso.pdf6bc0e45d5f6d311874ab33896e6d6de3MD5120.500.11874/33142019-09-19 20:47:21.883oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/3314Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2019-09-19T23:47:21Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Programa hora da leitura : um olhar para a proposta de práticas de leitura da Secretaria estadual de educação do estado de São Paulo
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Hora da Leitura Program: a looking for the proposal of reading practice from State Secretariat of Education of São Paulo
title Programa hora da leitura : um olhar para a proposta de práticas de leitura da Secretaria estadual de educação do estado de São Paulo
spellingShingle Programa hora da leitura : um olhar para a proposta de práticas de leitura da Secretaria estadual de educação do estado de São Paulo
Barroso, Dione Pires
Práticas de leitura
Hora da leitura
title_short Programa hora da leitura : um olhar para a proposta de práticas de leitura da Secretaria estadual de educação do estado de São Paulo
title_full Programa hora da leitura : um olhar para a proposta de práticas de leitura da Secretaria estadual de educação do estado de São Paulo
title_fullStr Programa hora da leitura : um olhar para a proposta de práticas de leitura da Secretaria estadual de educação do estado de São Paulo
title_full_unstemmed Programa hora da leitura : um olhar para a proposta de práticas de leitura da Secretaria estadual de educação do estado de São Paulo
title_sort Programa hora da leitura : um olhar para a proposta de práticas de leitura da Secretaria estadual de educação do estado de São Paulo
author Barroso, Dione Pires
author_facet Barroso, Dione Pires
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Aquino, Zilda G. O. (Zilda Gaspar Oliveira de)
Silva, Elizabeth Ramos da
Alvarez, Sonia Maria
Renda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Barroso, Dione Pires
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lopes-Rossi, Maria A. G. (Aparecida Garcia)
contributor_str_mv Lopes-Rossi, Maria A. G. (Aparecida Garcia)
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas de leitura
Hora da leitura
topic Práticas de leitura
Hora da leitura
description Orientação: Profª Drª Maria Aparecida Garcia Lopes-Rossi
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-13T14:49:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-13T14:49:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3314
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.isreferencedby.pt_BR.fl_str_mv BARROSO, Dione Pires. Programa Hora da Leitura: um olhar para a proposta de práticas de leitura da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. 2007. Dissertação (Mestrado, Lingüística Aplicada) – Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté.
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (171 f.) : digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.pt_BR.fl_str_mv Domínio Público
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/3314/1/Dione%20Pires%20Barroso.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6bc0e45d5f6d311874ab33896e6d6de3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263156403765248