Escola, currículo e interdisciplinaridade : um estudo sobre os pressupostos que constituem a prática interdisciplinar de uma escola de educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salgado, Priscila Aparecida Dias, 1988-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5668
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Mariana Aranha de Souza.
id UNITAU_4d9702adb54f675d643645483225d911
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5668
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Salgado, Priscila Aparecida Dias, 1988-Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira, 1961-Fazenda, Ivani Catarina ArantesUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoSouza, Mariana Aranha de, 1980-2022-05-06T20:55:51Z2022-05-06T20:55:51Z2017http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5668Orientação: Profa. Dra. Mariana Aranha de Souza.Dissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2017.Resumo: É significativo o avanço dos estudos sobre Interdisciplinaridade no Brasil e no mundo, sobretudo no que tange às possibilidades de compreensão conceitual e de efetivação de projetos e práticas denominadas interdisciplinares. Esta pesquisa teve como objetivo investigar os pressupostos necessários para a efetivação de práticas interdisciplinares na perspectiva de professores de uma escola de educação básica reconhecida por apresentar, como proposta de ensino, uma abordagem interdisciplinar. De natureza qualitativa, este estudo utilizou como instrumento para a coleta de dados a análise dos documentos que orientam a proposta pedagógica da escola, sua estrutura organizacional e curricular; entrevista aberta com a diretora da escola e com sete professores e a observação das atividades realizadas pelos docentes com os alunos. O conteúdo das entrevistas foi tratado pelo software IRaMuTeq, o qual apresentou quatro Classes de Palavras, cujas temáticas se apresentaram em: (1) Caminhos para aprender: quem são os sujeitos; (2) A história da escola: um lugar que é meu; (3) Valores; e (4) A criança e a centralidade do aprender. Os resultados demonstraram que a atitude docente e o envolvimento com a missão e visão da escola são aspectos fundamentais que sustentam a prática pedagógica realizada. Além disso, a reorganização curricular a partir da realização de projetos planejados coletivamente; a realização do planejamento, acompanhamento e avaliação dos núcleos de autonomia e da operacionalização da tutoria pelos docentes revelam que o aluno ocupa o lugar central nos processos de aprendizagem e que isso é condição essencial para a realização de práticas interdisciplinares.Abstract: In Brazil and in the world, the progress of the studies on Interdisciplinarity is significant, especially concerning the possibilities of conceptual understanding and of the effectiveness of projects and practices denominated interdisciplinary. The objective of this research was to investigate the necessary assumptions for the implementation of interdisciplinary practices in the perspective of teachers of a basic education school recognized for presenting, as a teaching proposal, an interdisciplinary approach. Of a qualitative nature, this study used as an instrument for data collection the analysis of the documents that guide the pedagogical proposal of the school, its organizational and curricular structure; An open interview with the school's director, with seven teachers and the observation of the activities carried out by the teachers with the students. The content of the interviews was treated by the software IRaMuTeq, which presented four Classes of Words, whose themes were presented in: (1) Paths to learn: who are the subjects; (2) The history of the school: a place that is mine; (3) Values; And (4) The child and the centrality of learning. The results showed that the teaching attitude and the involvement with the mission and vision of the school are fundamental aspects that support the pedagogical practice. In addition, the curricular reorganization from the realization of projects planned collectively; The realization of the planning, monitoring and evaluation of the autonomy nuclei and the operationalization of tutoring by teachers reveal that the student occupies the main position in the learning processes and that this is an essential condition for the accomplishment of interdisciplinary practices.Made available in DSpace on 2022-05-06T20:55:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Priscila Aparecida Dias Salgado.pdf: 2203373 bytes, checksum: 6f9afb3f13cef061071625427c37ab7e (MD5) Previous issue date: 20171 recurso online (203 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.InterdisciplinaridadeCurrículosEscolaEducação básicaEscola, currículo e interdisciplinaridade : um estudo sobre os pressupostos que constituem a prática interdisciplinar de uma escola de educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALPriscila Aparecida Dias Salgado.pdfapplication/pdf2203373http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5668/1/Priscila%20Aparecida%20Dias%20Salgado.pdf6f9afb3f13cef061071625427c37ab7eMD5120.500.11874/56682022-05-19 15:26:19.804oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5668Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:19Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Escola, currículo e interdisciplinaridade : um estudo sobre os pressupostos que constituem a prática interdisciplinar de uma escola de educação básica
title Escola, currículo e interdisciplinaridade : um estudo sobre os pressupostos que constituem a prática interdisciplinar de uma escola de educação básica
spellingShingle Escola, currículo e interdisciplinaridade : um estudo sobre os pressupostos que constituem a prática interdisciplinar de uma escola de educação básica
Salgado, Priscila Aparecida Dias, 1988-
Interdisciplinaridade
Currículos
Escola
Educação básica
title_short Escola, currículo e interdisciplinaridade : um estudo sobre os pressupostos que constituem a prática interdisciplinar de uma escola de educação básica
title_full Escola, currículo e interdisciplinaridade : um estudo sobre os pressupostos que constituem a prática interdisciplinar de uma escola de educação básica
title_fullStr Escola, currículo e interdisciplinaridade : um estudo sobre os pressupostos que constituem a prática interdisciplinar de uma escola de educação básica
title_full_unstemmed Escola, currículo e interdisciplinaridade : um estudo sobre os pressupostos que constituem a prática interdisciplinar de uma escola de educação básica
title_sort Escola, currículo e interdisciplinaridade : um estudo sobre os pressupostos que constituem a prática interdisciplinar de uma escola de educação básica
author Salgado, Priscila Aparecida Dias, 1988-
author_facet Salgado, Priscila Aparecida Dias, 1988-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira, 1961-
Fazenda, Ivani Catarina Arantes
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Salgado, Priscila Aparecida Dias, 1988-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Mariana Aranha de, 1980-
contributor_str_mv Souza, Mariana Aranha de, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade
Currículos
Escola
Educação básica
topic Interdisciplinaridade
Currículos
Escola
Educação básica
description Orientação: Profa. Dra. Mariana Aranha de Souza.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-06T20:55:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-06T20:55:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5668
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (203 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5668/1/Priscila%20Aparecida%20Dias%20Salgado.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6f9afb3f13cef061071625427c37ab7e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844394641326080