Produções e reproduções: diálogos entre o currículo, fracasso escolar e reforço
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6678 |
Resumo: | O objetivo da monografia é discutir a produção do fracasso escolar a partir de sua relação com o currículo escolar. Ademais, parte-se do argumento que o currículo e o fracasso escolar configuram-se como produções sociais. O reforço escolar procurado pelos alunos com dificuldades de aprendizagem é concebido como uma saída paliativa, porém necessária para essas dificuldades produzidas, principalmente, pelos currículos elaborados e vigentes nas instituições de ensino. Duas questões são centrais na pesquisa realizada: Como o currículo escolar impacta a produção e a reprodução dos fracassos nos discentes? Qual o papel do reforço escolar no que tange à problemática construída do fracasso escolar na educação básica? Como referencial teórico de análise utilizou-se os estudos sobre currículo de Goodson, Silva, Santomé, bem como, a obra de Berger e Luckman sobre a produção social da realidade. Dez discentes participantes do reforço escolar da rede pública e privada da cidade de Maricá são entrevistados para demonstrar empiricamente os argumentos discutidos na revisão bibliográfica realizada. De modo preliminar constata-se que os currículos escolares vigentes nas escolas incentivam a formação de uma identidade negativa, onde o problema que seria da escola passa injustamente a ser encarado como um fracasso do aluno. Neste sentido, o papel do reforço escolar é possibilitar um espaço dialógico, empático e de superação das dificuldades de aprendizagem geradas pelo currículo escolar |
id |
UFF-2_029999dc165e0da1ef043385bb85e50e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/6678 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Produções e reproduções: diálogos entre o currículo, fracasso escolar e reforçoCurrículo escolarFracasso escolarReforço escolarEducação básicaFracasso escolarCurrículoEducação básicaO objetivo da monografia é discutir a produção do fracasso escolar a partir de sua relação com o currículo escolar. Ademais, parte-se do argumento que o currículo e o fracasso escolar configuram-se como produções sociais. O reforço escolar procurado pelos alunos com dificuldades de aprendizagem é concebido como uma saída paliativa, porém necessária para essas dificuldades produzidas, principalmente, pelos currículos elaborados e vigentes nas instituições de ensino. Duas questões são centrais na pesquisa realizada: Como o currículo escolar impacta a produção e a reprodução dos fracassos nos discentes? Qual o papel do reforço escolar no que tange à problemática construída do fracasso escolar na educação básica? Como referencial teórico de análise utilizou-se os estudos sobre currículo de Goodson, Silva, Santomé, bem como, a obra de Berger e Luckman sobre a produção social da realidade. Dez discentes participantes do reforço escolar da rede pública e privada da cidade de Maricá são entrevistados para demonstrar empiricamente os argumentos discutidos na revisão bibliográfica realizada. De modo preliminar constata-se que os currículos escolares vigentes nas escolas incentivam a formação de uma identidade negativa, onde o problema que seria da escola passa injustamente a ser encarado como um fracasso do aluno. Neste sentido, o papel do reforço escolar é possibilitar um espaço dialógico, empático e de superação das dificuldades de aprendizagem geradas pelo currículo escolarSilveira, Elisabete Cristina Cruvello daPessoa, Wilma Lúcia RodriguesZuccarelli, CarolinaPinheiro, Gustavo José2018-06-12T15:40:01Z2018-06-12T15:40:01Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6678Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-19T21:58:49Zoai:app.uff.br:1/6678Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-19T21:58:49Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Produções e reproduções: diálogos entre o currículo, fracasso escolar e reforço |
title |
Produções e reproduções: diálogos entre o currículo, fracasso escolar e reforço |
spellingShingle |
Produções e reproduções: diálogos entre o currículo, fracasso escolar e reforço Pinheiro, Gustavo José Currículo escolar Fracasso escolar Reforço escolar Educação básica Fracasso escolar Currículo Educação básica |
title_short |
Produções e reproduções: diálogos entre o currículo, fracasso escolar e reforço |
title_full |
Produções e reproduções: diálogos entre o currículo, fracasso escolar e reforço |
title_fullStr |
Produções e reproduções: diálogos entre o currículo, fracasso escolar e reforço |
title_full_unstemmed |
Produções e reproduções: diálogos entre o currículo, fracasso escolar e reforço |
title_sort |
Produções e reproduções: diálogos entre o currículo, fracasso escolar e reforço |
author |
Pinheiro, Gustavo José |
author_facet |
Pinheiro, Gustavo José |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silveira, Elisabete Cristina Cruvello da Pessoa, Wilma Lúcia Rodrigues Zuccarelli, Carolina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Gustavo José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo escolar Fracasso escolar Reforço escolar Educação básica Fracasso escolar Currículo Educação básica |
topic |
Currículo escolar Fracasso escolar Reforço escolar Educação básica Fracasso escolar Currículo Educação básica |
description |
O objetivo da monografia é discutir a produção do fracasso escolar a partir de sua relação com o currículo escolar. Ademais, parte-se do argumento que o currículo e o fracasso escolar configuram-se como produções sociais. O reforço escolar procurado pelos alunos com dificuldades de aprendizagem é concebido como uma saída paliativa, porém necessária para essas dificuldades produzidas, principalmente, pelos currículos elaborados e vigentes nas instituições de ensino. Duas questões são centrais na pesquisa realizada: Como o currículo escolar impacta a produção e a reprodução dos fracassos nos discentes? Qual o papel do reforço escolar no que tange à problemática construída do fracasso escolar na educação básica? Como referencial teórico de análise utilizou-se os estudos sobre currículo de Goodson, Silva, Santomé, bem como, a obra de Berger e Luckman sobre a produção social da realidade. Dez discentes participantes do reforço escolar da rede pública e privada da cidade de Maricá são entrevistados para demonstrar empiricamente os argumentos discutidos na revisão bibliográfica realizada. De modo preliminar constata-se que os currículos escolares vigentes nas escolas incentivam a formação de uma identidade negativa, onde o problema que seria da escola passa injustamente a ser encarado como um fracasso do aluno. Neste sentido, o papel do reforço escolar é possibilitar um espaço dialógico, empático e de superação das dificuldades de aprendizagem geradas pelo currículo escolar |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2018-06-12T15:40:01Z 2018-06-12T15:40:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/6678 Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/6678 |
identifier_str_mv |
Aluno de Graduação |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1802135355811430400 |