Produções e reproduções: diálogos entre o currículo, fracasso escolar e reforço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Gustavo José
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6678
Resumo: O objetivo da monografia é discutir a produção do fracasso escolar a partir de sua relação com o currículo escolar. Ademais, parte-se do argumento que o currículo e o fracasso escolar configuram-se como produções sociais. O reforço escolar procurado pelos alunos com dificuldades de aprendizagem é concebido como uma saída paliativa, porém necessária para essas dificuldades produzidas, principalmente, pelos currículos elaborados e vigentes nas instituições de ensino. Duas questões são centrais na pesquisa realizada: Como o currículo escolar impacta a produção e a reprodução dos fracassos nos discentes? Qual o papel do reforço escolar no que tange à problemática construída do fracasso escolar na educação básica? Como referencial teórico de análise utilizou-se os estudos sobre currículo de Goodson, Silva, Santomé, bem como, a obra de Berger e Luckman sobre a produção social da realidade. Dez discentes participantes do reforço escolar da rede pública e privada da cidade de Maricá são entrevistados para demonstrar empiricamente os argumentos discutidos na revisão bibliográfica realizada. De modo preliminar constata-se que os currículos escolares vigentes nas escolas incentivam a formação de uma identidade negativa, onde o problema que seria da escola passa injustamente a ser encarado como um fracasso do aluno. Neste sentido, o papel do reforço escolar é possibilitar um espaço dialógico, empático e de superação das dificuldades de aprendizagem geradas pelo currículo escolar
id UFF-2_029999dc165e0da1ef043385bb85e50e
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/6678
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Produções e reproduções: diálogos entre o currículo, fracasso escolar e reforçoCurrículo escolarFracasso escolarReforço escolarEducação básicaFracasso escolarCurrículoEducação básicaO objetivo da monografia é discutir a produção do fracasso escolar a partir de sua relação com o currículo escolar. Ademais, parte-se do argumento que o currículo e o fracasso escolar configuram-se como produções sociais. O reforço escolar procurado pelos alunos com dificuldades de aprendizagem é concebido como uma saída paliativa, porém necessária para essas dificuldades produzidas, principalmente, pelos currículos elaborados e vigentes nas instituições de ensino. Duas questões são centrais na pesquisa realizada: Como o currículo escolar impacta a produção e a reprodução dos fracassos nos discentes? Qual o papel do reforço escolar no que tange à problemática construída do fracasso escolar na educação básica? Como referencial teórico de análise utilizou-se os estudos sobre currículo de Goodson, Silva, Santomé, bem como, a obra de Berger e Luckman sobre a produção social da realidade. Dez discentes participantes do reforço escolar da rede pública e privada da cidade de Maricá são entrevistados para demonstrar empiricamente os argumentos discutidos na revisão bibliográfica realizada. De modo preliminar constata-se que os currículos escolares vigentes nas escolas incentivam a formação de uma identidade negativa, onde o problema que seria da escola passa injustamente a ser encarado como um fracasso do aluno. Neste sentido, o papel do reforço escolar é possibilitar um espaço dialógico, empático e de superação das dificuldades de aprendizagem geradas pelo currículo escolarSilveira, Elisabete Cristina Cruvello daPessoa, Wilma Lúcia RodriguesZuccarelli, CarolinaPinheiro, Gustavo José2018-06-12T15:40:01Z2018-06-12T15:40:01Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6678Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-19T21:58:49Zoai:app.uff.br:1/6678Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-19T21:58:49Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Produções e reproduções: diálogos entre o currículo, fracasso escolar e reforço
title Produções e reproduções: diálogos entre o currículo, fracasso escolar e reforço
spellingShingle Produções e reproduções: diálogos entre o currículo, fracasso escolar e reforço
Pinheiro, Gustavo José
Currículo escolar
Fracasso escolar
Reforço escolar
Educação básica
Fracasso escolar
Currículo
Educação básica
title_short Produções e reproduções: diálogos entre o currículo, fracasso escolar e reforço
title_full Produções e reproduções: diálogos entre o currículo, fracasso escolar e reforço
title_fullStr Produções e reproduções: diálogos entre o currículo, fracasso escolar e reforço
title_full_unstemmed Produções e reproduções: diálogos entre o currículo, fracasso escolar e reforço
title_sort Produções e reproduções: diálogos entre o currículo, fracasso escolar e reforço
author Pinheiro, Gustavo José
author_facet Pinheiro, Gustavo José
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silveira, Elisabete Cristina Cruvello da
Pessoa, Wilma Lúcia Rodrigues
Zuccarelli, Carolina
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Gustavo José
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo escolar
Fracasso escolar
Reforço escolar
Educação básica
Fracasso escolar
Currículo
Educação básica
topic Currículo escolar
Fracasso escolar
Reforço escolar
Educação básica
Fracasso escolar
Currículo
Educação básica
description O objetivo da monografia é discutir a produção do fracasso escolar a partir de sua relação com o currículo escolar. Ademais, parte-se do argumento que o currículo e o fracasso escolar configuram-se como produções sociais. O reforço escolar procurado pelos alunos com dificuldades de aprendizagem é concebido como uma saída paliativa, porém necessária para essas dificuldades produzidas, principalmente, pelos currículos elaborados e vigentes nas instituições de ensino. Duas questões são centrais na pesquisa realizada: Como o currículo escolar impacta a produção e a reprodução dos fracassos nos discentes? Qual o papel do reforço escolar no que tange à problemática construída do fracasso escolar na educação básica? Como referencial teórico de análise utilizou-se os estudos sobre currículo de Goodson, Silva, Santomé, bem como, a obra de Berger e Luckman sobre a produção social da realidade. Dez discentes participantes do reforço escolar da rede pública e privada da cidade de Maricá são entrevistados para demonstrar empiricamente os argumentos discutidos na revisão bibliográfica realizada. De modo preliminar constata-se que os currículos escolares vigentes nas escolas incentivam a formação de uma identidade negativa, onde o problema que seria da escola passa injustamente a ser encarado como um fracasso do aluno. Neste sentido, o papel do reforço escolar é possibilitar um espaço dialógico, empático e de superação das dificuldades de aprendizagem geradas pelo currículo escolar
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-06-12T15:40:01Z
2018-06-12T15:40:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/6678
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/6678
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135355811430400