O gênero poema infantil como proposta para uma sala de recuperação de ciclo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNITAU |
Texto Completo: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/2437 |
Resumo: | Orientação: Profª. Drª. Vera Lúcia Batalha de Siqueira Renda |
id |
UNITAU_4eee9855346f2ffeb0160ef9625e085d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/2437 |
network_acronym_str |
UNITAU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNITAU |
repository_id_str |
|
spelling |
Martins, Silvana De VittaUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaRenda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira2019-11-19T17:10:59Z2019-11-19T17:10:59Z2007http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/2437Orientação: Profª. Drª. Vera Lúcia Batalha de Siqueira RendaDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2007.Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar o percurso e os resultados de uma pesquisa-ação: a prática de um projeto com o gênero poema infantil, em uma sala de 4ª série de recuperação de ciclo do Ensino Fundamental de uma escola estadual situada em São José dos Campos - SP, no ano de 2005. Vygotsky, Bakhtin, Bronckart, Dolz e Schneuwly constituem a base teórica da presente pesquisa, nas perspectivas do sócio-interacionismo, dos gêneros discursivos e do interacionismo sócio-discursivo. A pesquisadora tem observado as dificuldades de aprendizagem de leitura eescrita desses alunos em seu percurso escolar, que, ao invés de serem sanadas, têm-se tornado, na maioria das vezes, progressivas, além de acentuarem a exclusão lingüística e social desses estudantes dentro da escola. Nas práticas de leitura, percebe-se que a poesia infantil exerce fascínio e empatia por parte de muitos alunos, pois provoca surpresas; brincadeiras com palavras, sons e ritmos e também lembranças da mais tenra infância, como as cantigas de ninar. O poema infantil foitrabalhado a partir de uma seqüência didática, onde são analisados o contexto de produção e circulação, assim como as características estruturais e lingüísticas desse gênero. A posterior produção de textos lúdicos, organizados em coletâneas, apresentados à comunidade escolar e colocados no acervo da biblioteca da escolapara circulação, constitui a parte final da aplicação deste projeto. Dessa maneira, pelo percurso experienciado, demonstrou-se que foi possível favorecer o ensino de leitura e de produção de textos escritos de maneira mais efetiva, assim como possibilitar aos alunos um avanço para sua constituição como sujeitos, com o desenvolvimento da consciência crítica de ação no mundo por meio da linguagem em sala de aula e em outros contextos institucionais.Abstract: The objective of this work is to present the path and the results of an action-research: the practice of a project with the genre children poetry, in a 4 th grade recovery class of an elementary state school in São José dos Campos- SP, in the year of2005.Vygotsky,Bakhtin, Bronckart, Dolz and Schneuwly constitute the theoretical base of the present research, in the perspectives of socio-interactionism, speech genres and socio-discursive interactionism. The researcher has observed the difficulties in learning to read and write of these students along their school course, which, instead of being solved, have become, most of the time, gradual, causing linguistic and social exclusion of these students inside the school. In reading practices, one can realize that children poetry incites fascination and empathy on the part of many students, because it provokes surprises, tricks with words, sounds, rhythms and also memories of their most tender childhood, such as lullabies. The children poetry was focused by using a didactic sequence, where the context of production and circulation as well as the structural and linguistic characteristics of this sort were analyzed. The posterior production of playful texts, organized in compilations, introduced to the school community and put in the collection of the school library for circulation constitutes the final part of this project application. In this way, through the experienced passage, one demonstrated that it was possible to improve the teaching of reading and producing written texts in a more effective way, as well as making possible to the students an advance for their constitution as subjects, with the development of the critical conscience of action in the world by means of language in classroom and other institutional contextsMade available in DSpace on 2019-11-19T17:10:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SILVANA DE VITTA MARTINS.pdf: 2479936 bytes, checksum: 771c19ca4a6a160e12997653e4632f2b (MD5) Previous issue date: 20071 recurso online (149 f.) : digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em Linguística AplicadaUNITAUBrasilDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço SocialMARTINS, Silvana De Vitta. O gênero poema infantil: uma proposta para uma sala de recuperação d eciclo. Dissertação (Mestrado, Lingüística Aplicada) – Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté.Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDomínio Públicoreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAULinguística aplicadaGênero discursivoPoema infantilProdução textualTexto lúdicoComunicação escritaO gênero poema infantil como proposta para uma sala de recuperação de cicloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporORIGINALSILVANA DE VITTA MARTINS.pdfapplication/pdf2479936http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/2437/1/SILVANA%20DE%20VITTA%20MARTINS.pdf771c19ca4a6a160e12997653e4632f2bMD5120.500.11874/24372021-07-05 18:31:49.342oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/2437Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2021-07-05T21:31:49Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O gênero poema infantil como proposta para uma sala de recuperação de ciclo |
title |
O gênero poema infantil como proposta para uma sala de recuperação de ciclo |
spellingShingle |
O gênero poema infantil como proposta para uma sala de recuperação de ciclo Martins, Silvana De Vitta Linguística aplicada Gênero discursivo Poema infantil Produção textual Texto lúdico Comunicação escrita |
title_short |
O gênero poema infantil como proposta para uma sala de recuperação de ciclo |
title_full |
O gênero poema infantil como proposta para uma sala de recuperação de ciclo |
title_fullStr |
O gênero poema infantil como proposta para uma sala de recuperação de ciclo |
title_full_unstemmed |
O gênero poema infantil como proposta para uma sala de recuperação de ciclo |
title_sort |
O gênero poema infantil como proposta para uma sala de recuperação de ciclo |
author |
Martins, Silvana De Vitta |
author_facet |
Martins, Silvana De Vitta |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Silvana De Vitta |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Renda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira |
contributor_str_mv |
Renda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística aplicada Gênero discursivo Poema infantil Produção textual Texto lúdico Comunicação escrita |
topic |
Linguística aplicada Gênero discursivo Poema infantil Produção textual Texto lúdico Comunicação escrita |
description |
Orientação: Profª. Drª. Vera Lúcia Batalha de Siqueira Renda |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-11-19T17:10:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-11-19T17:10:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/2437 |
url |
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/2437 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.isreferencedby.pt_BR.fl_str_mv |
MARTINS, Silvana De Vitta. O gênero poema infantil: uma proposta para uma sala de recuperação d eciclo. Dissertação (Mestrado, Lingüística Aplicada) – Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté. |
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv |
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online (149 f.) : digital, arquivo PDF. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Taubaté |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNITAU |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Taubaté |
dc.source.pt_BR.fl_str_mv |
Domínio Público |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNITAU instname:Universidade de Taubaté (UNITAU) instacron:UNITAU |
instname_str |
Universidade de Taubaté (UNITAU) |
instacron_str |
UNITAU |
institution |
UNITAU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNITAU |
collection |
Repositório Institucional da UNITAU |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/2437/1/SILVANA%20DE%20VITTA%20MARTINS.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
771c19ca4a6a160e12997653e4632f2b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813263156580974592 |