O gênero poema infantil como proposta para uma sala de recuperação de ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Silvana De Vitta
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/2437
Resumo: Orientação: Profª. Drª. Vera Lúcia Batalha de Siqueira Renda
id UNITAU_4eee9855346f2ffeb0160ef9625e085d
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/2437
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Martins, Silvana De VittaUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaRenda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira2019-11-19T17:10:59Z2019-11-19T17:10:59Z2007http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/2437Orientação: Profª. Drª. Vera Lúcia Batalha de Siqueira RendaDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2007.Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar o percurso e os resultados de uma pesquisa-ação: a prática de um projeto com o gênero poema infantil, em uma sala de 4ª série de recuperação de ciclo do Ensino Fundamental de uma escola estadual situada em São José dos Campos - SP, no ano de 2005. Vygotsky, Bakhtin, Bronckart, Dolz e Schneuwly constituem a base teórica da presente pesquisa, nas perspectivas do sócio-interacionismo, dos gêneros discursivos e do interacionismo sócio-discursivo. A pesquisadora tem observado as dificuldades de aprendizagem de leitura eescrita desses alunos em seu percurso escolar, que, ao invés de serem sanadas, têm-se tornado, na maioria das vezes, progressivas, além de acentuarem a exclusão lingüística e social desses estudantes dentro da escola. Nas práticas de leitura, percebe-se que a poesia infantil exerce fascínio e empatia por parte de muitos alunos, pois provoca surpresas; brincadeiras com palavras, sons e ritmos e também lembranças da mais tenra infância, como as cantigas de ninar. O poema infantil foitrabalhado a partir de uma seqüência didática, onde são analisados o contexto de produção e circulação, assim como as características estruturais e lingüísticas desse gênero. A posterior produção de textos lúdicos, organizados em coletâneas, apresentados à comunidade escolar e colocados no acervo da biblioteca da escolapara circulação, constitui a parte final da aplicação deste projeto. Dessa maneira, pelo percurso experienciado, demonstrou-se que foi possível favorecer o ensino de leitura e de produção de textos escritos de maneira mais efetiva, assim como possibilitar aos alunos um avanço para sua constituição como sujeitos, com o desenvolvimento da consciência crítica de ação no mundo por meio da linguagem em sala de aula e em outros contextos institucionais.Abstract: The objective of this work is to present the path and the results of an action-research: the practice of a project with the genre children poetry, in a 4 th grade recovery class of an elementary state school in São José dos Campos- SP, in the year of2005.Vygotsky,Bakhtin, Bronckart, Dolz and Schneuwly constitute the theoretical base of the present research, in the perspectives of socio-interactionism, speech genres and socio-discursive interactionism. The researcher has observed the difficulties in learning to read and write of these students along their school course, which, instead of being solved, have become, most of the time, gradual, causing linguistic and social exclusion of these students inside the school. In reading practices, one can realize that children poetry incites fascination and empathy on the part of many students, because it provokes surprises, tricks with words, sounds, rhythms and also memories of their most tender childhood, such as lullabies. The children poetry was focused by using a didactic sequence, where the context of production and circulation as well as the structural and linguistic characteristics of this sort were analyzed. The posterior production of playful texts, organized in compilations, introduced to the school community and put in the collection of the school library for circulation constitutes the final part of this project application. In this way, through the experienced passage, one demonstrated that it was possible to improve the teaching of reading and producing written texts in a more effective way, as well as making possible to the students an advance for their constitution as subjects, with the development of the critical conscience of action in the world by means of language in classroom and other institutional contextsMade available in DSpace on 2019-11-19T17:10:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SILVANA DE VITTA MARTINS.pdf: 2479936 bytes, checksum: 771c19ca4a6a160e12997653e4632f2b (MD5) Previous issue date: 20071 recurso online (149 f.) : digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em Linguística AplicadaUNITAUBrasilDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço SocialMARTINS, Silvana De Vitta. O gênero poema infantil: uma proposta para uma sala de recuperação d eciclo. Dissertação (Mestrado, Lingüística Aplicada) – Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté.Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDomínio Públicoreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAULinguística aplicadaGênero discursivoPoema infantilProdução textualTexto lúdicoComunicação escritaO gênero poema infantil como proposta para uma sala de recuperação de cicloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporORIGINALSILVANA DE VITTA MARTINS.pdfapplication/pdf2479936http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/2437/1/SILVANA%20DE%20VITTA%20MARTINS.pdf771c19ca4a6a160e12997653e4632f2bMD5120.500.11874/24372021-07-05 18:31:49.342oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/2437Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2021-07-05T21:31:49Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O gênero poema infantil como proposta para uma sala de recuperação de ciclo
title O gênero poema infantil como proposta para uma sala de recuperação de ciclo
spellingShingle O gênero poema infantil como proposta para uma sala de recuperação de ciclo
Martins, Silvana De Vitta
Linguística aplicada
Gênero discursivo
Poema infantil
Produção textual
Texto lúdico
Comunicação escrita
title_short O gênero poema infantil como proposta para uma sala de recuperação de ciclo
title_full O gênero poema infantil como proposta para uma sala de recuperação de ciclo
title_fullStr O gênero poema infantil como proposta para uma sala de recuperação de ciclo
title_full_unstemmed O gênero poema infantil como proposta para uma sala de recuperação de ciclo
title_sort O gênero poema infantil como proposta para uma sala de recuperação de ciclo
author Martins, Silvana De Vitta
author_facet Martins, Silvana De Vitta
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Silvana De Vitta
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Renda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira
contributor_str_mv Renda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística aplicada
Gênero discursivo
Poema infantil
Produção textual
Texto lúdico
Comunicação escrita
topic Linguística aplicada
Gênero discursivo
Poema infantil
Produção textual
Texto lúdico
Comunicação escrita
description Orientação: Profª. Drª. Vera Lúcia Batalha de Siqueira Renda
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-19T17:10:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-11-19T17:10:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/2437
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/2437
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.isreferencedby.pt_BR.fl_str_mv MARTINS, Silvana De Vitta. O gênero poema infantil: uma proposta para uma sala de recuperação d eciclo. Dissertação (Mestrado, Lingüística Aplicada) – Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté.
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (149 f.) : digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.pt_BR.fl_str_mv Domínio Público
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/2437/1/SILVANA%20DE%20VITTA%20MARTINS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 771c19ca4a6a160e12997653e4632f2b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844391639252992