Análise da aplicação de uma sequência didática do gênero poema: integrando língua portuguesa e matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ubagai, Rute Baia da Silva
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Manfredo, Elizabeth Cardoso Gerhardt, Oliveira, Emilia Pimenta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/491
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar a aplicação de uma Sequência Didática do gênero poema, envolvendo português e matemática, numa turma do 2º ano do ensino fundamental. Trata-se de recorte de pesquisa de mestrado, no qual é apresentada a SD do poema “Balada para uma rima perdida”, com situação; produção inicial; módulos propostos e produção final, o que configura a metodologia. A partir dessa aplicação, refletiu-se sobre tarefas realizadas pelos estudantes, as quais perpassaram o ensino da língua materna e da matemática, com vistas à alfabetização e ao letramento. Constatou-se que as práticas de leitura e escrita das quais os estudantes participaram permitiram-lhes fazer relações e comparações, identificar características e integrar conhecimentos matemáticos ao domínio da leitura, da escrita e da oralidade. Conclui-se, desse modo, haver necessidade de implementação de modos diferentes do tradicional na condução das aulas de ensino da língua e de matemática, nos anos iniciais de escolaridade.
id UFPA-6_199b7e38e6c3d09585a536a097afbe91
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/491
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Análise da aplicação de uma sequência didática do gênero poema: integrando língua portuguesa e matemáticaensino de matemáticaalfabetizaçãoletramentogênero textualpoemaO objetivo deste artigo é analisar a aplicação de uma Sequência Didática do gênero poema, envolvendo português e matemática, numa turma do 2º ano do ensino fundamental. Trata-se de recorte de pesquisa de mestrado, no qual é apresentada a SD do poema “Balada para uma rima perdida”, com situação; produção inicial; módulos propostos e produção final, o que configura a metodologia. A partir dessa aplicação, refletiu-se sobre tarefas realizadas pelos estudantes, as quais perpassaram o ensino da língua materna e da matemática, com vistas à alfabetização e ao letramento. Constatou-se que as práticas de leitura e escrita das quais os estudantes participaram permitiram-lhes fazer relações e comparações, identificar características e integrar conhecimentos matemáticos ao domínio da leitura, da escrita e da oralidade. Conclui-se, desse modo, haver necessidade de implementação de modos diferentes do tradicional na condução das aulas de ensino da língua e de matemática, nos anos iniciais de escolaridade.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/49110.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023020.id491REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e20230202675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/491/470Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessUbagai, Rute Baia da SilvaManfredo, Elizabeth Cardoso GerhardtOliveira, Emilia Pimenta2023-12-06T18:18:38Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/491Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-12-06T18:18:38Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da aplicação de uma sequência didática do gênero poema: integrando língua portuguesa e matemática
title Análise da aplicação de uma sequência didática do gênero poema: integrando língua portuguesa e matemática
spellingShingle Análise da aplicação de uma sequência didática do gênero poema: integrando língua portuguesa e matemática
Ubagai, Rute Baia da Silva
ensino de matemática
alfabetização
letramento
gênero textual
poema
title_short Análise da aplicação de uma sequência didática do gênero poema: integrando língua portuguesa e matemática
title_full Análise da aplicação de uma sequência didática do gênero poema: integrando língua portuguesa e matemática
title_fullStr Análise da aplicação de uma sequência didática do gênero poema: integrando língua portuguesa e matemática
title_full_unstemmed Análise da aplicação de uma sequência didática do gênero poema: integrando língua portuguesa e matemática
title_sort Análise da aplicação de uma sequência didática do gênero poema: integrando língua portuguesa e matemática
author Ubagai, Rute Baia da Silva
author_facet Ubagai, Rute Baia da Silva
Manfredo, Elizabeth Cardoso Gerhardt
Oliveira, Emilia Pimenta
author_role author
author2 Manfredo, Elizabeth Cardoso Gerhardt
Oliveira, Emilia Pimenta
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ubagai, Rute Baia da Silva
Manfredo, Elizabeth Cardoso Gerhardt
Oliveira, Emilia Pimenta
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de matemática
alfabetização
letramento
gênero textual
poema
topic ensino de matemática
alfabetização
letramento
gênero textual
poema
description O objetivo deste artigo é analisar a aplicação de uma Sequência Didática do gênero poema, envolvendo português e matemática, numa turma do 2º ano do ensino fundamental. Trata-se de recorte de pesquisa de mestrado, no qual é apresentada a SD do poema “Balada para uma rima perdida”, com situação; produção inicial; módulos propostos e produção final, o que configura a metodologia. A partir dessa aplicação, refletiu-se sobre tarefas realizadas pelos estudantes, as quais perpassaram o ensino da língua materna e da matemática, com vistas à alfabetização e ao letramento. Constatou-se que as práticas de leitura e escrita das quais os estudantes participaram permitiram-lhes fazer relações e comparações, identificar características e integrar conhecimentos matemáticos ao domínio da leitura, da escrita e da oralidade. Conclui-se, desse modo, haver necessidade de implementação de modos diferentes do tradicional na condução das aulas de ensino da língua e de matemática, nos anos iniciais de escolaridade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/491
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023020.id491
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/491
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023020.id491
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/491/470
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e2023020
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002179084288