Análise da aplicação de uma sequência didática do gênero poema: integrando língua portuguesa e matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/491 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é analisar a aplicação de uma Sequência Didática do gênero poema, envolvendo português e matemática, numa turma do 2º ano do ensino fundamental. Trata-se de recorte de pesquisa de mestrado, no qual é apresentada a SD do poema “Balada para uma rima perdida”, com situação; produção inicial; módulos propostos e produção final, o que configura a metodologia. A partir dessa aplicação, refletiu-se sobre tarefas realizadas pelos estudantes, as quais perpassaram o ensino da língua materna e da matemática, com vistas à alfabetização e ao letramento. Constatou-se que as práticas de leitura e escrita das quais os estudantes participaram permitiram-lhes fazer relações e comparações, identificar características e integrar conhecimentos matemáticos ao domínio da leitura, da escrita e da oralidade. Conclui-se, desse modo, haver necessidade de implementação de modos diferentes do tradicional na condução das aulas de ensino da língua e de matemática, nos anos iniciais de escolaridade. |
id |
UFPA-6_199b7e38e6c3d09585a536a097afbe91 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/491 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise da aplicação de uma sequência didática do gênero poema: integrando língua portuguesa e matemáticaensino de matemáticaalfabetizaçãoletramentogênero textualpoemaO objetivo deste artigo é analisar a aplicação de uma Sequência Didática do gênero poema, envolvendo português e matemática, numa turma do 2º ano do ensino fundamental. Trata-se de recorte de pesquisa de mestrado, no qual é apresentada a SD do poema “Balada para uma rima perdida”, com situação; produção inicial; módulos propostos e produção final, o que configura a metodologia. A partir dessa aplicação, refletiu-se sobre tarefas realizadas pelos estudantes, as quais perpassaram o ensino da língua materna e da matemática, com vistas à alfabetização e ao letramento. Constatou-se que as práticas de leitura e escrita das quais os estudantes participaram permitiram-lhes fazer relações e comparações, identificar características e integrar conhecimentos matemáticos ao domínio da leitura, da escrita e da oralidade. Conclui-se, desse modo, haver necessidade de implementação de modos diferentes do tradicional na condução das aulas de ensino da língua e de matemática, nos anos iniciais de escolaridade.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/49110.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023020.id491REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e20230202675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/491/470Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessUbagai, Rute Baia da SilvaManfredo, Elizabeth Cardoso GerhardtOliveira, Emilia Pimenta2023-12-06T18:18:38Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/491Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-12-06T18:18:38Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da aplicação de uma sequência didática do gênero poema: integrando língua portuguesa e matemática |
title |
Análise da aplicação de uma sequência didática do gênero poema: integrando língua portuguesa e matemática |
spellingShingle |
Análise da aplicação de uma sequência didática do gênero poema: integrando língua portuguesa e matemática Ubagai, Rute Baia da Silva ensino de matemática alfabetização letramento gênero textual poema |
title_short |
Análise da aplicação de uma sequência didática do gênero poema: integrando língua portuguesa e matemática |
title_full |
Análise da aplicação de uma sequência didática do gênero poema: integrando língua portuguesa e matemática |
title_fullStr |
Análise da aplicação de uma sequência didática do gênero poema: integrando língua portuguesa e matemática |
title_full_unstemmed |
Análise da aplicação de uma sequência didática do gênero poema: integrando língua portuguesa e matemática |
title_sort |
Análise da aplicação de uma sequência didática do gênero poema: integrando língua portuguesa e matemática |
author |
Ubagai, Rute Baia da Silva |
author_facet |
Ubagai, Rute Baia da Silva Manfredo, Elizabeth Cardoso Gerhardt Oliveira, Emilia Pimenta |
author_role |
author |
author2 |
Manfredo, Elizabeth Cardoso Gerhardt Oliveira, Emilia Pimenta |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ubagai, Rute Baia da Silva Manfredo, Elizabeth Cardoso Gerhardt Oliveira, Emilia Pimenta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino de matemática alfabetização letramento gênero textual poema |
topic |
ensino de matemática alfabetização letramento gênero textual poema |
description |
O objetivo deste artigo é analisar a aplicação de uma Sequência Didática do gênero poema, envolvendo português e matemática, numa turma do 2º ano do ensino fundamental. Trata-se de recorte de pesquisa de mestrado, no qual é apresentada a SD do poema “Balada para uma rima perdida”, com situação; produção inicial; módulos propostos e produção final, o que configura a metodologia. A partir dessa aplicação, refletiu-se sobre tarefas realizadas pelos estudantes, as quais perpassaram o ensino da língua materna e da matemática, com vistas à alfabetização e ao letramento. Constatou-se que as práticas de leitura e escrita das quais os estudantes participaram permitiram-lhes fazer relações e comparações, identificar características e integrar conhecimentos matemáticos ao domínio da leitura, da escrita e da oralidade. Conclui-se, desse modo, haver necessidade de implementação de modos diferentes do tradicional na condução das aulas de ensino da língua e de matemática, nos anos iniciais de escolaridade. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/491 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023020.id491 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/491 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023020.id491 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/491/470 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e2023020 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069002179084288 |