Autobiografia e subjetividade : análise do discurso de alunos de curso normal superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Maria Cristina dos Santos
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1316
Resumo: Orientação: Profª Drª Elzira Yoko Uyeno
id UNITAU_4eef5066f9e7820f4242ea5dd48ac8c9
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1316
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Pinto, Maria Cristina dos SantosLopes-Rossi, Maria A. G. (Aparecida Garcia)Renda, Vera Lúcia Batalha de SiqueiraEckert-Hoff, Beatriz MariaGhiraldelo, Claudete MorenoUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaUyeno, Elzira Yoko2019-09-09T18:03:51Z2019-09-09T18:03:51Z2007http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1316Orientação: Profª Drª Elzira Yoko UyenoDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2007.Resumo: A presente pesquisa visava entender os motivos que levaram as alunas do Curso Normal Superior a se inscreverem no ensino superior enunciando o desejo de exercerem atividades docentes nas áreas iniciais do ensino fundamental, se a graduação em outras áreas do ensino superior poderia lhes proporcionar prestígio profissional e econômico. Sob a hipótese norteadora de que sua opção pelo Curso Normal Superior era determinada por um discurso histórico de uma atividade tipicamente feminina, esta dissertaçãoanalisou o discursoproduzido pelos alunos desse curso, por meio da aplicação de questionário e redação de um texto autobiográfico.Mais especificamente, buscou rastrear, na materialidade linguística do discurso da alunas do Curso Normal Superior, a manifestação de sua subjetividade. O percurso análitico pautou-se na perspectiva da Análise do Discurso de linha francesa, partindo do pressuposto da inseparabilidade entre o sujeitoe seu discurso (Pêcheux) e postulados foucaultianos da confissão e da escrita de si como dispositivos que possibilitam o autoconhecimento. A pesquisa considerou que o sujeito enuncia sob a ilusão de que o dizer lhe pertence, quando, na verdade, repete discursos já existentes, sob a ilusão de que tem controle absoluto do que profere e analisou a eficácia dos dispositivos da confissão e da escrita de si como possibilidade de autoconhecimento. Resultados da análise das respostas ao questonário revelaram que elas optam pela frequência nesses cursos determinadas pela memória discursiva do que seja professora de séries iniciais. Levaram, ainda, à conclusão de que a representação que as alunas têm de si mesmas e do fazer docente: uma missão que requer indivíduos vocacionados para o exercício do magistério, uma atividade tipicamente feminina. A análise do segundo corpus, constituído de autobiografias, permitiu concluir que, ao falar de si, ratificaram a determinação histórica de sua escolha por esse curso, tornaram possível o seu autoconhecimento, permitido por meio do funcionamento dos dispositivos da confissão e da escrita em si, pois ao redigir o texto autobiográfico, ainda que as alunas não o pretendessem, foi possível conhecererm-se um pouco mais.Abstract: Abstract: This research aimed to understand the motives that took the female students of Superior Normal Course to enrol themselves in suc course and the aspiration of performing teaching activities to the initial years of the "Ensino Fundamental" taking into consideration that the graduation in other areas of studies could offer them professional and economical prestige. Under the hypothesis that the choice for this course was made by the historical discourse of being a tipically female activity, this dissertation analyzed the discourse produced by the female students of this course, through a questonnaire and an autobiografy essay. But specially, it searched to trace, in the linguistic materiality of the discourse of the students of Superior Normal Course, the manifestation of its subjectivity. The analytical way was regulated by the perspective of the French discourse analysis line, from the pressupposition of inseparability between the subject and its discourse (Pêcheux) and Foulcot postulates of the confession and writing about oneself as disposition that make it possible the self-discovery. The research considered that one enunciates under the illusion that the saying belongs to oneself, when, in reality, one repeats discourses already made before, under the illusion that one has the absolute control on what utters and has analyzed the efficiency of the confession and of the writing about oneself as possibiliy of self-discovery. The analysis of the answers of teh questionnaire showed that they chose this course because of the discursive memories of what it is to be an early stage teacher. The results also took to the conclusion that the representation of the female students about themselves and their teaching: a mission that needs people with inner call of teaching, a tipically female activity. The analysis of the second corpus made from the biographies brought to the conclusion that, taking about themselves, confirm the historical determination of their choice, it made it possible the self-discovery from the confession and writing about themselves and also allowed the female students, even without intention, to learn a bit more about themselves.Made available in DSpace on 2019-09-09T18:03:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARIA CRISTINA DOs santos pinto.pdf: 1176552 bytes, checksum: 62d499c8cd21b871a1851666b1634667 (MD5) Previous issue date: 20071 recurso online (171 f.) : digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em Linguística AplicadaUNITAUBrasilDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço SocialRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessDomínio Públicoreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUFormação de professoresAnálise do discursoSubjetividadeCurso normal superiorGênero autobiografiaAutobiografia e subjetividade : análise do discurso de alunos de curso normal superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporORIGINALMARIA CRISTINA DOs santos pinto.pdfapplication/pdf1176552http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/1316/1/MARIA%20CRISTINA%20DOs%20santos%20pinto.pdf62d499c8cd21b871a1851666b1634667MD5120.500.11874/13162019-09-19 20:47:21.482oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1316Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2019-09-19T23:47:21Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Autobiografia e subjetividade : análise do discurso de alunos de curso normal superior
title Autobiografia e subjetividade : análise do discurso de alunos de curso normal superior
spellingShingle Autobiografia e subjetividade : análise do discurso de alunos de curso normal superior
Pinto, Maria Cristina dos Santos
Formação de professores
Análise do discurso
Subjetividade
Curso normal superior
Gênero autobiografia
title_short Autobiografia e subjetividade : análise do discurso de alunos de curso normal superior
title_full Autobiografia e subjetividade : análise do discurso de alunos de curso normal superior
title_fullStr Autobiografia e subjetividade : análise do discurso de alunos de curso normal superior
title_full_unstemmed Autobiografia e subjetividade : análise do discurso de alunos de curso normal superior
title_sort Autobiografia e subjetividade : análise do discurso de alunos de curso normal superior
author Pinto, Maria Cristina dos Santos
author_facet Pinto, Maria Cristina dos Santos
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Lopes-Rossi, Maria A. G. (Aparecida Garcia)
Renda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira
Eckert-Hoff, Beatriz Maria
Ghiraldelo, Claudete Moreno
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Maria Cristina dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Uyeno, Elzira Yoko
contributor_str_mv Uyeno, Elzira Yoko
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Análise do discurso
Subjetividade
Curso normal superior
Gênero autobiografia
topic Formação de professores
Análise do discurso
Subjetividade
Curso normal superior
Gênero autobiografia
description Orientação: Profª Drª Elzira Yoko Uyeno
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-09T18:03:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-09T18:03:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1316
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (171 f.) : digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.pt_BR.fl_str_mv Domínio Público
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/1316/1/MARIA%20CRISTINA%20DOs%20santos%20pinto.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 62d499c8cd21b871a1851666b1634667
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844388819632128