A síntese elaborada de curso como metodologia reflexiva de formação: a experiência do curso Normal Superior com Mídias Interativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1395 |
Resumo: | O presente artigo tematiza a formação de professores e sua relação com a trajetória pessoal e profissional revelada na prática docente. As autoras propõem uma formação que supere os dualismos da racionalidade técnica ao tomar a prática reflexiva como articuladora e reconstrutora do trabalho docente através da inter-relação entre trajetória pessoal, saberes da experiência, saberes específicos dos objetos de ensino e saberes pedagógicos, mediatizados pelo contexto educativo e cruzados com as situações formativas teóricas e práticas. O texto apresenta uma proposta realizada no Curso Normal Superior com Mídias Interativas da Universidade Estadual de Ponta Grossa que visa desencadear um processo de expressão-reflexãoreconstrução da trajetória pessoal e profissional. Tal processo consiste na sistematização gradativa do conhecimento acumulado e do saber apropriado durante o curso a partir da reflexão e da produção pessoal. Esta proposta é denominada de Síntese Elaborada de Curso. |
id |
UEPG-31_dbcd85885aa9a0664414cc6e6c159991 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/1395 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A síntese elaborada de curso como metodologia reflexiva de formação: a experiência do curso Normal Superior com Mídias Interativasformação reflexiva de professoresracionalidade práticacurso normal superiorsíntese elaborada de cursoO presente artigo tematiza a formação de professores e sua relação com a trajetória pessoal e profissional revelada na prática docente. As autoras propõem uma formação que supere os dualismos da racionalidade técnica ao tomar a prática reflexiva como articuladora e reconstrutora do trabalho docente através da inter-relação entre trajetória pessoal, saberes da experiência, saberes específicos dos objetos de ensino e saberes pedagógicos, mediatizados pelo contexto educativo e cruzados com as situações formativas teóricas e práticas. O texto apresenta uma proposta realizada no Curso Normal Superior com Mídias Interativas da Universidade Estadual de Ponta Grossa que visa desencadear um processo de expressão-reflexãoreconstrução da trajetória pessoal e profissional. Tal processo consiste na sistematização gradativa do conhecimento acumulado e do saber apropriado durante o curso a partir da reflexão e da produção pessoal. Esta proposta é denominada de Síntese Elaborada de Curso. Editora UEPG2009-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1395Olhar de Professor; Bd. 6 Nr. 1 (2003)Olhar de Professor; Vol. 6 No. 1 (2003)Olhar de Professor; Vol. 6 Núm. 1 (2003)Olhar de Professor; Vol. 6 No. 1 (2003)Olhar de Professor; v. 6 n. 1 (2003)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1395/1040Nadal, Beatriz GomesCavagnari, Luzia BorsatoSantos, Sydioneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-22T20:56:35Zoai:uepg.br:article/1395Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2020-05-22T20:56:35Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A síntese elaborada de curso como metodologia reflexiva de formação: a experiência do curso Normal Superior com Mídias Interativas |
title |
A síntese elaborada de curso como metodologia reflexiva de formação: a experiência do curso Normal Superior com Mídias Interativas |
spellingShingle |
A síntese elaborada de curso como metodologia reflexiva de formação: a experiência do curso Normal Superior com Mídias Interativas Nadal, Beatriz Gomes formação reflexiva de professores racionalidade prática curso normal superior síntese elaborada de curso |
title_short |
A síntese elaborada de curso como metodologia reflexiva de formação: a experiência do curso Normal Superior com Mídias Interativas |
title_full |
A síntese elaborada de curso como metodologia reflexiva de formação: a experiência do curso Normal Superior com Mídias Interativas |
title_fullStr |
A síntese elaborada de curso como metodologia reflexiva de formação: a experiência do curso Normal Superior com Mídias Interativas |
title_full_unstemmed |
A síntese elaborada de curso como metodologia reflexiva de formação: a experiência do curso Normal Superior com Mídias Interativas |
title_sort |
A síntese elaborada de curso como metodologia reflexiva de formação: a experiência do curso Normal Superior com Mídias Interativas |
author |
Nadal, Beatriz Gomes |
author_facet |
Nadal, Beatriz Gomes Cavagnari, Luzia Borsato Santos, Sydione |
author_role |
author |
author2 |
Cavagnari, Luzia Borsato Santos, Sydione |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nadal, Beatriz Gomes Cavagnari, Luzia Borsato Santos, Sydione |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação reflexiva de professores racionalidade prática curso normal superior síntese elaborada de curso |
topic |
formação reflexiva de professores racionalidade prática curso normal superior síntese elaborada de curso |
description |
O presente artigo tematiza a formação de professores e sua relação com a trajetória pessoal e profissional revelada na prática docente. As autoras propõem uma formação que supere os dualismos da racionalidade técnica ao tomar a prática reflexiva como articuladora e reconstrutora do trabalho docente através da inter-relação entre trajetória pessoal, saberes da experiência, saberes específicos dos objetos de ensino e saberes pedagógicos, mediatizados pelo contexto educativo e cruzados com as situações formativas teóricas e práticas. O texto apresenta uma proposta realizada no Curso Normal Superior com Mídias Interativas da Universidade Estadual de Ponta Grossa que visa desencadear um processo de expressão-reflexãoreconstrução da trajetória pessoal e profissional. Tal processo consiste na sistematização gradativa do conhecimento acumulado e do saber apropriado durante o curso a partir da reflexão e da produção pessoal. Esta proposta é denominada de Síntese Elaborada de Curso. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-02-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1395 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1395 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1395/1040 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 6 Nr. 1 (2003) Olhar de Professor; Vol. 6 No. 1 (2003) Olhar de Professor; Vol. 6 Núm. 1 (2003) Olhar de Professor; Vol. 6 No. 1 (2003) Olhar de Professor; v. 6 n. 1 (2003) 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053494956392448 |