As representações sociais do reforço escolar : um estudo das práticas docentes nas escolas rurais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNITAU |
Texto Completo: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5653 |
Resumo: | Orientação: Profa. Dra. Edna Maria Querido de Oliveira Chamon. |
id |
UNITAU_569586e861c161179c8f233f86db8a1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5653 |
network_acronym_str |
UNITAU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNITAU |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Joana JesusSantos, Roseli Albino dos, 1968-Lima, Rita de Cássia Pereira, 1959-Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoChamon, Edna Maria Querido de Oliveira, 1961-2022-05-06T00:22:25Z2022-05-06T00:22:25Z2017http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5653Orientação: Profa. Dra. Edna Maria Querido de Oliveira Chamon.Dissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2017.Resumo: O presente estudo teve por objetivo identificar e descrever as representações sociais do professor sobre o reforço escolar. A partir da perspectiva psicossocial, utilizou-se um referencial teórico interdisciplinar referente às representações sociais e ao reforço. A pesquisa foi desenvolvida em nove escolas rurais de Ensino Fundamental, localizadas em um município do Vale do Paraíba Paulista, sendo todas da rede pública municipal. A população pesquisada foi composta de professores desempenhando suas funções em salas regulares, salas de reforço e como coordenadores pedagógicos. Trata-se de estudo realizado por meio de pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, que teve como amostra 15 professores. À vista disso, foi desenvolvido um constructo de procedimentos metodológicos que envolveram: análise de documentos da escola (Plano de Ação elaborado pelos docentes e documentos referentes aos resultados de permanência/dispensa dos alunos nas aulas do reforço entre os anos 2015 e 2016), registro fotográfico dos ambientes em que as aulas do reforço foram desenvolvidas e entrevistas semiestruturadas com os sujeitos da pesquisa. Buscou-se identificar as crenças, as atitudes e os valores dos sujeitos da amostra, sobre o objeto de pesquisa: reforço escolar. Os dados quantitativos foram tabulados, possibilitando a sua apresentação na forma de figuras e de tabelas. Os dados qualitativos, por sua vez, foram coletados a partir das respostas formuladas pelos professores nas entrevistas, cujas respostas foram mapeadas e analisadas com auxílio do software Analyse Lexicale par Contexte d'un Ensemble de Segments de Texte (ALCESTE®), que permitiu a posterior análise por meio da técnica de análise de conteúdo. Para tanto, abrangeu-se os seguintes componentes de análise: Parâmetros de seleção dos alunos mediante as dificuldades apresentadas para encaminhamento ao reforço, interpretação dos professores sobre os elementos e condições que resultam em dificuldades de aprendizagem e no fracasso escolar, leitura sobre o valor e a relevância do reforço para o aluno, na perspectiva destes sujeitos. As representações sociais sobre o objeto do presente estudo caracterizam a atividade como uma prática pedagógica necessária aos alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem escolar, entretanto, atribuem ao aluno e ao seu contexto sócio-econômico-cultural a responsabilidade pelo insucesso. Os fatores externos são apresentados como a principal causa destas dificuldades, nas quais o professor culpabiliza especialmente as condições de vida do aluno, a ausência da família no acompanhamento na vida escolar do estudante, interferências de natureza moral/social, falta de recursos materiais e restrição de acesso às informações.Abstract: Não possui.Made available in DSpace on 2022-05-06T00:22:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Joana Jesus Silva.pdf: 2218884 bytes, checksum: 4517ba9a2453db164e8757c0a42467dd (MD5) Previous issue date: 20171 recurso online ( 226 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Representações sociaisReforço escolarEducação do campoPolítica públicaInclusãoAs representações sociais do reforço escolar : um estudo das práticas docentes nas escolas ruraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALJoana Jesus Silva.pdfapplication/pdf2218884http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5653/1/Joana%20Jesus%20Silva.pdf4517ba9a2453db164e8757c0a42467ddMD5120.500.11874/56532022-05-19 15:26:18.669oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5653Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:18Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As representações sociais do reforço escolar : um estudo das práticas docentes nas escolas rurais |
title |
As representações sociais do reforço escolar : um estudo das práticas docentes nas escolas rurais |
spellingShingle |
As representações sociais do reforço escolar : um estudo das práticas docentes nas escolas rurais Silva, Joana Jesus Representações sociais Reforço escolar Educação do campo Política pública Inclusão |
title_short |
As representações sociais do reforço escolar : um estudo das práticas docentes nas escolas rurais |
title_full |
As representações sociais do reforço escolar : um estudo das práticas docentes nas escolas rurais |
title_fullStr |
As representações sociais do reforço escolar : um estudo das práticas docentes nas escolas rurais |
title_full_unstemmed |
As representações sociais do reforço escolar : um estudo das práticas docentes nas escolas rurais |
title_sort |
As representações sociais do reforço escolar : um estudo das práticas docentes nas escolas rurais |
author |
Silva, Joana Jesus |
author_facet |
Silva, Joana Jesus |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Santos, Roseli Albino dos, 1968- Lima, Rita de Cássia Pereira, 1959- Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Joana Jesus |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira, 1961- |
contributor_str_mv |
Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira, 1961- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representações sociais Reforço escolar Educação do campo Política pública Inclusão |
topic |
Representações sociais Reforço escolar Educação do campo Política pública Inclusão |
description |
Orientação: Profa. Dra. Edna Maria Querido de Oliveira Chamon. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-05-06T00:22:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-05-06T00:22:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5653 |
url |
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5653 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv |
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online ( 226 f.) : il. digital, arquivo PDF. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Taubaté |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNITAU |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Taubaté |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNITAU instname:Universidade de Taubaté (UNITAU) instacron:UNITAU |
instname_str |
Universidade de Taubaté (UNITAU) |
instacron_str |
UNITAU |
institution |
UNITAU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNITAU |
collection |
Repositório Institucional da UNITAU |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5653/1/Joana%20Jesus%20Silva.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4517ba9a2453db164e8757c0a42467dd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797157775909847040 |