As representações sociais do reforço escolar : um estudo das práticas docentes nas escolas rurais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Joana Jesus
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5653
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Edna Maria Querido de Oliveira Chamon.
id UNITAU_569586e861c161179c8f233f86db8a1e
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5653
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Silva, Joana JesusSantos, Roseli Albino dos, 1968-Lima, Rita de Cássia Pereira, 1959-Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoChamon, Edna Maria Querido de Oliveira, 1961-2022-05-06T00:22:25Z2022-05-06T00:22:25Z2017http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5653Orientação: Profa. Dra. Edna Maria Querido de Oliveira Chamon.Dissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2017.Resumo: O presente estudo teve por objetivo identificar e descrever as representações sociais do professor sobre o reforço escolar. A partir da perspectiva psicossocial, utilizou-se um referencial teórico interdisciplinar referente às representações sociais e ao reforço. A pesquisa foi desenvolvida em nove escolas rurais de Ensino Fundamental, localizadas em um município do Vale do Paraíba Paulista, sendo todas da rede pública municipal. A população pesquisada foi composta de professores desempenhando suas funções em salas regulares, salas de reforço e como coordenadores pedagógicos. Trata-se de estudo realizado por meio de pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, que teve como amostra 15 professores. À vista disso, foi desenvolvido um constructo de procedimentos metodológicos que envolveram: análise de documentos da escola (Plano de Ação elaborado pelos docentes e documentos referentes aos resultados de permanência/dispensa dos alunos nas aulas do reforço entre os anos 2015 e 2016), registro fotográfico dos ambientes em que as aulas do reforço foram desenvolvidas e entrevistas semiestruturadas com os sujeitos da pesquisa. Buscou-se identificar as crenças, as atitudes e os valores dos sujeitos da amostra, sobre o objeto de pesquisa: reforço escolar. Os dados quantitativos foram tabulados, possibilitando a sua apresentação na forma de figuras e de tabelas. Os dados qualitativos, por sua vez, foram coletados a partir das respostas formuladas pelos professores nas entrevistas, cujas respostas foram mapeadas e analisadas com auxílio do software Analyse Lexicale par Contexte d'un Ensemble de Segments de Texte (ALCESTE®), que permitiu a posterior análise por meio da técnica de análise de conteúdo. Para tanto, abrangeu-se os seguintes componentes de análise: Parâmetros de seleção dos alunos mediante as dificuldades apresentadas para encaminhamento ao reforço, interpretação dos professores sobre os elementos e condições que resultam em dificuldades de aprendizagem e no fracasso escolar, leitura sobre o valor e a relevância do reforço para o aluno, na perspectiva destes sujeitos. As representações sociais sobre o objeto do presente estudo caracterizam a atividade como uma prática pedagógica necessária aos alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem escolar, entretanto, atribuem ao aluno e ao seu contexto sócio-econômico-cultural a responsabilidade pelo insucesso. Os fatores externos são apresentados como a principal causa destas dificuldades, nas quais o professor culpabiliza especialmente as condições de vida do aluno, a ausência da família no acompanhamento na vida escolar do estudante, interferências de natureza moral/social, falta de recursos materiais e restrição de acesso às informações.Abstract: Não possui.Made available in DSpace on 2022-05-06T00:22:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Joana Jesus Silva.pdf: 2218884 bytes, checksum: 4517ba9a2453db164e8757c0a42467dd (MD5) Previous issue date: 20171 recurso online ( 226 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Representações sociaisReforço escolarEducação do campoPolítica públicaInclusãoAs representações sociais do reforço escolar : um estudo das práticas docentes nas escolas ruraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALJoana Jesus Silva.pdfapplication/pdf2218884http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5653/1/Joana%20Jesus%20Silva.pdf4517ba9a2453db164e8757c0a42467ddMD5120.500.11874/56532022-05-19 15:26:18.669oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5653Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:18Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As representações sociais do reforço escolar : um estudo das práticas docentes nas escolas rurais
title As representações sociais do reforço escolar : um estudo das práticas docentes nas escolas rurais
spellingShingle As representações sociais do reforço escolar : um estudo das práticas docentes nas escolas rurais
Silva, Joana Jesus
Representações sociais
Reforço escolar
Educação do campo
Política pública
Inclusão
title_short As representações sociais do reforço escolar : um estudo das práticas docentes nas escolas rurais
title_full As representações sociais do reforço escolar : um estudo das práticas docentes nas escolas rurais
title_fullStr As representações sociais do reforço escolar : um estudo das práticas docentes nas escolas rurais
title_full_unstemmed As representações sociais do reforço escolar : um estudo das práticas docentes nas escolas rurais
title_sort As representações sociais do reforço escolar : um estudo das práticas docentes nas escolas rurais
author Silva, Joana Jesus
author_facet Silva, Joana Jesus
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Santos, Roseli Albino dos, 1968-
Lima, Rita de Cássia Pereira, 1959-
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Joana Jesus
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira, 1961-
contributor_str_mv Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira, 1961-
dc.subject.por.fl_str_mv Representações sociais
Reforço escolar
Educação do campo
Política pública
Inclusão
topic Representações sociais
Reforço escolar
Educação do campo
Política pública
Inclusão
description Orientação: Profa. Dra. Edna Maria Querido de Oliveira Chamon.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-06T00:22:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-06T00:22:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5653
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online ( 226 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5653/1/Joana%20Jesus%20Silva.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4517ba9a2453db164e8757c0a42467dd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797157775909847040