Competência pedagógica do docente do ensino superior de administração de uma instituição de ensino superior da cidade de Lorena/SP : um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNITAU |
Texto Completo: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/356 |
Resumo: | Orientador Prof. Dr. Jorge Luiz Knupp Rodrigues |
id |
UNITAU_5769a766f8dec3bb1725c31b767354a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/356 |
network_acronym_str |
UNITAU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNITAU |
repository_id_str |
|
spelling |
Costa, Priscilla Rodrigues de OliveiraOliveira, Adriana Leônidas deHeringer, Benedita Hirene de FrançaUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em AdministraçãoRodrigues, Jorge Luiz Knupp, 1955-2019-08-15T17:45:04Z2019-08-15T17:45:04Z2013http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/356Orientador Prof. Dr. Jorge Luiz Knupp RodriguesDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Administração, Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional,Taubaté, 2013.Resumo: O problema da pesquisa foi identificar quais os fatores componentes da competência pedagógica necessários aos docentes do ensino superior de administração de uma IES, segundo a percepção dos docentes. O objetivo geral foi identificar e caracterizar os fatores componentes da competência pedagógica necessários aos docentes do ensino superior de administração de uma IES. A importância do estudo de caso para a IES, esta relacionada, com o aproveitamento de aspectos descritos nos 9 eixos, que poderão contribuir para ações estratégicas da mesma. O método utilizado foi uma pesquisa quantitativa, exploratória e um estudo de caso. A população constituiu-se de todos os docentes e a amostra foi de 18 docentes do ensino superior de administração da IES estudada nessa dissertação. O resultado de maior destaque encontrado em cada eixo foi: no eixo 1: 'carreira e desenvolvimento profissional', a falta de apoio da coordenação; no eixo 2: 'formação docente e atualização', a necessidade de atualização; no eixo 3: 'valores pessoais', a aprendizagem de responsabilidade do professor, aluno e IES; no eixo 4: 'condução da aula', em ser um docente profissional comprometido; no eixo 5: 'preparação da aula', utilizar recursos para ministrar aulas como trabalhos e atividades em grupo; no eixo 6: 'elaboração da avaliação', a forma de avaliação utilizada foi a prova individual; no eixo 7: 'aparência pessoal', o docente ir vestido de forma adequada; no eixo 8: 'comprometimento com o processo (aprendizagem)', foi o docente ter atenção as dificuldades dos alunos e preferirem ministrar disciplinas na área de humanas; no eixo 9: 'relacionamento interpessoal', ter um bom relacionamento com alunos, professores e direção. Concluiu-se que os docentes relatam que a competência pedagógica é uma das competências mais importantes e que é necessário desenvolve-la, uma vez que boa parte dos docentes relata que falta desenvolve-la.Abstract: The problem of the research was to identify which components factors of the necessary pedagogical competence to teachers of higher education of administration in an Institution of Higher Education according the teachers perception. The overall objective was to identify and characterize the components factors of the necessary pedagogical competence to teachers of higher education of administration in an Institution of Higher Education. The importance of this case study in an Institution of Higher Education is related with the use of aspects described in 9 axes, which can contribute with strategic actions. The method was a quantitative research, exploratory and a case study. The population consisted of all teachers and the sample was 18 teachers of higher education of higher education of administration in an Institution of Higher Education studied in this thesis. The most prominent result found in each axis was: on axis 1: 'career and professional development', the lack of coordination support; on axis 2: 'teacher training and update', the need to upgrade; on axis 3: 'personal values', learning the responsibility of teacher, student and Institution of Higher Education; on axis 4: 'driving lesson', to be a professional teacher and committed; on axis 5: 'class preparation', use resources for teaching classes as exercises and group activities; on axis 6: 'preparation of the evaluation, the evaluation form used was the individual test; on axis 7: 'personal fit', the teacher dressed appropriately; on axis 8: 'commitment to the process (learning)', the teacher pay attention with the students' difficulties and prefer to teach disciplines in the Humanities; on axis 9: 'interpersonal relationship', have a good relationship with students, teachers and direction. It was concluded that teachers report that the pedagogical competence is one of the most important skills and it is necessary to develop it, since much of the teachers report that lack develops it.Made available in DSpace on 2019-08-15T17:45:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Priscilla Rodrigues de O Costa_seg.pdf: 564414 bytes, checksum: 7fef1f59fac645f16cac6ba0d6772be9 (MD5) Previous issue date: 201383 f. : il.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em AdministraçãoUNITAUBrasilDepartamento de Gestão e NegóciosRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALEnsino superiorGestão da educaçãoCompetência pedagógicaDocente do ensino superiorCompetência pedagógica do docente do ensino superior de administração de uma instituição de ensino superior da cidade de Lorena/SP : um estudo de casoPedagogical competence to teachers staff of higher education of administration in an institution of higher education in city of Lorena/SP - a case studinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALPriscilla Rodrigues de O Costa_seg.pdfapplication/pdf564414http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/356/1/Priscilla%20Rodrigues%20de%20O%20Costa_seg.pdf7fef1f59fac645f16cac6ba0d6772be9MD5120.500.11874/3562021-08-23 13:01:45.42oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/356Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2021-08-23T16:01:45Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Competência pedagógica do docente do ensino superior de administração de uma instituição de ensino superior da cidade de Lorena/SP : um estudo de caso |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Pedagogical competence to teachers staff of higher education of administration in an institution of higher education in city of Lorena/SP - a case stud |
title |
Competência pedagógica do docente do ensino superior de administração de uma instituição de ensino superior da cidade de Lorena/SP : um estudo de caso |
spellingShingle |
Competência pedagógica do docente do ensino superior de administração de uma instituição de ensino superior da cidade de Lorena/SP : um estudo de caso Costa, Priscilla Rodrigues de Oliveira CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL Ensino superior Gestão da educação Competência pedagógica Docente do ensino superior |
title_short |
Competência pedagógica do docente do ensino superior de administração de uma instituição de ensino superior da cidade de Lorena/SP : um estudo de caso |
title_full |
Competência pedagógica do docente do ensino superior de administração de uma instituição de ensino superior da cidade de Lorena/SP : um estudo de caso |
title_fullStr |
Competência pedagógica do docente do ensino superior de administração de uma instituição de ensino superior da cidade de Lorena/SP : um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Competência pedagógica do docente do ensino superior de administração de uma instituição de ensino superior da cidade de Lorena/SP : um estudo de caso |
title_sort |
Competência pedagógica do docente do ensino superior de administração de uma instituição de ensino superior da cidade de Lorena/SP : um estudo de caso |
author |
Costa, Priscilla Rodrigues de Oliveira |
author_facet |
Costa, Priscilla Rodrigues de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Oliveira, Adriana Leônidas de Heringer, Benedita Hirene de França Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Administração |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Priscilla Rodrigues de Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rodrigues, Jorge Luiz Knupp, 1955- |
contributor_str_mv |
Rodrigues, Jorge Luiz Knupp, 1955- |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL Ensino superior Gestão da educação Competência pedagógica Docente do ensino superior |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Gestão da educação Competência pedagógica Docente do ensino superior |
description |
Orientador Prof. Dr. Jorge Luiz Knupp Rodrigues |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-15T17:45:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-15T17:45:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/356 |
url |
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/356 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv |
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
83 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Taubaté |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Administração |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNITAU |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento de Gestão e Negócios |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Taubaté |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNITAU instname:Universidade de Taubaté (UNITAU) instacron:UNITAU |
instname_str |
Universidade de Taubaté (UNITAU) |
instacron_str |
UNITAU |
institution |
UNITAU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNITAU |
collection |
Repositório Institucional da UNITAU |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/356/1/Priscilla%20Rodrigues%20de%20O%20Costa_seg.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7fef1f59fac645f16cac6ba0d6772be9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813263150820098048 |