Competência pedagógica do docente do ensino superior de administração de uma instituição de ensino superior da cidade de Lorena/SP : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Priscilla Rodrigues de Oliveira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/356
Resumo: Orientador Prof. Dr. Jorge Luiz Knupp Rodrigues
id UNITAU_5769a766f8dec3bb1725c31b767354a5
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/356
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Costa, Priscilla Rodrigues de OliveiraOliveira, Adriana Leônidas deHeringer, Benedita Hirene de FrançaUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em AdministraçãoRodrigues, Jorge Luiz Knupp, 1955-2019-08-15T17:45:04Z2019-08-15T17:45:04Z2013http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/356Orientador Prof. Dr. Jorge Luiz Knupp RodriguesDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Administração, Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional,Taubaté, 2013.Resumo: O problema da pesquisa foi identificar quais os fatores componentes da competência pedagógica necessários aos docentes do ensino superior de administração de uma IES, segundo a percepção dos docentes. O objetivo geral foi identificar e caracterizar os fatores componentes da competência pedagógica necessários aos docentes do ensino superior de administração de uma IES. A importância do estudo de caso para a IES, esta relacionada, com o aproveitamento de aspectos descritos nos 9 eixos, que poderão contribuir para ações estratégicas da mesma. O método utilizado foi uma pesquisa quantitativa, exploratória e um estudo de caso. A população constituiu-se de todos os docentes e a amostra foi de 18 docentes do ensino superior de administração da IES estudada nessa dissertação. O resultado de maior destaque encontrado em cada eixo foi: no eixo 1: 'carreira e desenvolvimento profissional', a falta de apoio da coordenação; no eixo 2: 'formação docente e atualização', a necessidade de atualização; no eixo 3: 'valores pessoais', a aprendizagem de responsabilidade do professor, aluno e IES; no eixo 4: 'condução da aula', em ser um docente profissional comprometido; no eixo 5: 'preparação da aula', utilizar recursos para ministrar aulas como trabalhos e atividades em grupo; no eixo 6: 'elaboração da avaliação', a forma de avaliação utilizada foi a prova individual; no eixo 7: 'aparência pessoal', o docente ir vestido de forma adequada; no eixo 8: 'comprometimento com o processo (aprendizagem)', foi o docente ter atenção as dificuldades dos alunos e preferirem ministrar disciplinas na área de humanas; no eixo 9: 'relacionamento interpessoal', ter um bom relacionamento com alunos, professores e direção. Concluiu-se que os docentes relatam que a competência pedagógica é uma das competências mais importantes e que é necessário desenvolve-la, uma vez que boa parte dos docentes relata que falta desenvolve-la.Abstract: The problem of the research was to identify which components factors of the necessary pedagogical competence to teachers of higher education of administration in an Institution of Higher Education according the teachers perception. The overall objective was to identify and characterize the components factors of the necessary pedagogical competence to teachers of higher education of administration in an Institution of Higher Education. The importance of this case study in an Institution of Higher Education is related with the use of aspects described in 9 axes, which can contribute with strategic actions. The method was a quantitative research, exploratory and a case study. The population consisted of all teachers and the sample was 18 teachers of higher education of higher education of administration in an Institution of Higher Education studied in this thesis. The most prominent result found in each axis was: on axis 1: 'career and professional development', the lack of coordination support; on axis 2: 'teacher training and update', the need to upgrade; on axis 3: 'personal values', learning the responsibility of teacher, student and Institution of Higher Education; on axis 4: 'driving lesson', to be a professional teacher and committed; on axis 5: 'class preparation', use resources for teaching classes as exercises and group activities; on axis 6: 'preparation of the evaluation, the evaluation form used was the individual test; on axis 7: 'personal fit', the teacher dressed appropriately; on axis 8: 'commitment to the process (learning)', the teacher pay attention with the students' difficulties and prefer to teach disciplines in the Humanities; on axis 9: 'interpersonal relationship', have a good relationship with students, teachers and direction. It was concluded that teachers report that the pedagogical competence is one of the most important skills and it is necessary to develop it, since much of the teachers report that lack develops it.Made available in DSpace on 2019-08-15T17:45:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Priscilla Rodrigues de O Costa_seg.pdf: 564414 bytes, checksum: 7fef1f59fac645f16cac6ba0d6772be9 (MD5) Previous issue date: 201383 f. : il.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em AdministraçãoUNITAUBrasilDepartamento de Gestão e NegóciosRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALEnsino superiorGestão da educaçãoCompetência pedagógicaDocente do ensino superiorCompetência pedagógica do docente do ensino superior de administração de uma instituição de ensino superior da cidade de Lorena/SP : um estudo de casoPedagogical competence to teachers staff of higher education of administration in an institution of higher education in city of Lorena/SP - a case studinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALPriscilla Rodrigues de O Costa_seg.pdfapplication/pdf564414http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/356/1/Priscilla%20Rodrigues%20de%20O%20Costa_seg.pdf7fef1f59fac645f16cac6ba0d6772be9MD5120.500.11874/3562021-08-23 13:01:45.42oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/356Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2021-08-23T16:01:45Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Competência pedagógica do docente do ensino superior de administração de uma instituição de ensino superior da cidade de Lorena/SP : um estudo de caso
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Pedagogical competence to teachers staff of higher education of administration in an institution of higher education in city of Lorena/SP - a case stud
title Competência pedagógica do docente do ensino superior de administração de uma instituição de ensino superior da cidade de Lorena/SP : um estudo de caso
spellingShingle Competência pedagógica do docente do ensino superior de administração de uma instituição de ensino superior da cidade de Lorena/SP : um estudo de caso
Costa, Priscilla Rodrigues de Oliveira
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
Ensino superior
Gestão da educação
Competência pedagógica
Docente do ensino superior
title_short Competência pedagógica do docente do ensino superior de administração de uma instituição de ensino superior da cidade de Lorena/SP : um estudo de caso
title_full Competência pedagógica do docente do ensino superior de administração de uma instituição de ensino superior da cidade de Lorena/SP : um estudo de caso
title_fullStr Competência pedagógica do docente do ensino superior de administração de uma instituição de ensino superior da cidade de Lorena/SP : um estudo de caso
title_full_unstemmed Competência pedagógica do docente do ensino superior de administração de uma instituição de ensino superior da cidade de Lorena/SP : um estudo de caso
title_sort Competência pedagógica do docente do ensino superior de administração de uma instituição de ensino superior da cidade de Lorena/SP : um estudo de caso
author Costa, Priscilla Rodrigues de Oliveira
author_facet Costa, Priscilla Rodrigues de Oliveira
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Oliveira, Adriana Leônidas de
Heringer, Benedita Hirene de França
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Administração
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Priscilla Rodrigues de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigues, Jorge Luiz Knupp, 1955-
contributor_str_mv Rodrigues, Jorge Luiz Knupp, 1955-
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
Ensino superior
Gestão da educação
Competência pedagógica
Docente do ensino superior
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Gestão da educação
Competência pedagógica
Docente do ensino superior
description Orientador Prof. Dr. Jorge Luiz Knupp Rodrigues
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-15T17:45:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-15T17:45:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/356
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 83 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Gestão e Negócios
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/356/1/Priscilla%20Rodrigues%20de%20O%20Costa_seg.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7fef1f59fac645f16cac6ba0d6772be9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263150820098048