Escola : espaço de construção da docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Heloisa Helena Ferreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5667
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Ana Maria Gimenes Correa Calil
id UNITAU_5b60b25b1f10437e8a1ae0ab20b19fc0
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5667
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Correia, Heloisa Helena FerreiraAmbrosetti, Neusa Banhara, 1945-André, Marli Eliza Dalmazo Afonso deUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoCalil, Ana Maria Gimenes Corrêa, 1969-2022-05-06T20:51:07Z2022-05-06T20:51:07Z2017http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5667Orientação: Profa. Dra. Ana Maria Gimenes Correa CalilDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2017.Resumo: Propusemo-nos, neste trabalho, a repensar a questão do ensino e da aprendizagem dentro da escola, promovendo um olhar aguçado sobre o professor como sujeito que ensina, mas que também aprende a ser professor, a partir das suas necessidades e das necessidades dos alunos. Este trabalho teve por objetivo investigar se um determinado grupo de professores de uma mesma escola a reconhece como um espaço privilegiado de aprendizagem da docência. Pretendeu também, identificar as ações de formação docente existentes em uma determinada escola, bem como, investigar a forma pela qual essas ações afetam os professores, destacando os saberes necessários para que o professor aprenda a ensinar. Os participantes da pesquisa foram oito professores de uma escola municipal de Educação Infantil, que atuavam em período parcial de aula. Adotou-se a abordagem qualitativa e, como instrumento de coleta de dados, foram usados o questionário e a entrevista coletiva. Os dados obtidos foram organizados e submetidos à análise de conteúdo. Contou com os referenciais teóricos de Nóvoa (1992), Garcia (1992), Canário (1998), Vaillant e Marcelo (2012). De modo geral, os professores entrevistados concordam que a escola é um espaço de aprendizagem docente, por ser um ambiente onde a aprendizagem se dá em contexto através da resolução de problemas cotidianos, a partir das trocas e interações que ocorrem com os alunos, professores e todos os envolvidos no processo educativo. Destacam que os saberes docentes advêm de várias fontes e que a experiência é fonte de segurança para atuarem na profissão. Além disso, os sujeitos de pesquisa reconhecem a importância da formação continuada, dos momentos de estudo e de trocas de experiência nos espaços e tempos da escola destacando o HTC (Horário de Trabalho Coletivo) e a HA (Hora Atividade). As entrevistadas, também reconhecem a importância do orientador pedagógico na formação continuada dentro da escola e propõem novas formas de formação que se baseiem em suas reais necessidades, nas experiências cotidianas como alicerce da prática e na divulgação de bons modelos de atuação.Abstract: Não possui.Made available in DSpace on 2022-05-06T20:51:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Heloisa Helena Ferreira Correia.pdf: 1324592 bytes, checksum: 380aa17a8715b172df6440302a99f56a (MD5) Previous issue date: 20171 recurso online ( 151 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.AprendizagemProfessores - FormaçãoEscolaEscola : espaço de construção da docênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALHeloisa Helena Ferreira Correia.pdfapplication/pdf1324592http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5667/1/Heloisa%20Helena%20Ferreira%20Correia.pdf380aa17a8715b172df6440302a99f56aMD5120.500.11874/56672022-05-19 15:26:19.84oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5667Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:19Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Escola : espaço de construção da docência
title Escola : espaço de construção da docência
spellingShingle Escola : espaço de construção da docência
Correia, Heloisa Helena Ferreira
Aprendizagem
Professores - Formação
Escola
title_short Escola : espaço de construção da docência
title_full Escola : espaço de construção da docência
title_fullStr Escola : espaço de construção da docência
title_full_unstemmed Escola : espaço de construção da docência
title_sort Escola : espaço de construção da docência
author Correia, Heloisa Helena Ferreira
author_facet Correia, Heloisa Helena Ferreira
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Ambrosetti, Neusa Banhara, 1945-
André, Marli Eliza Dalmazo Afonso de
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Heloisa Helena Ferreira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Calil, Ana Maria Gimenes Corrêa, 1969-
contributor_str_mv Calil, Ana Maria Gimenes Corrêa, 1969-
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Professores - Formação
Escola
topic Aprendizagem
Professores - Formação
Escola
description Orientação: Profa. Dra. Ana Maria Gimenes Correa Calil
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-06T20:51:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-06T20:51:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5667
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online ( 151 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5667/1/Heloisa%20Helena%20Ferreira%20Correia.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 380aa17a8715b172df6440302a99f56a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844394639228928