Escola : espaço de construção da docência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNITAU |
Texto Completo: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5667 |
Resumo: | Orientação: Profa. Dra. Ana Maria Gimenes Correa Calil |
id |
UNITAU_5b60b25b1f10437e8a1ae0ab20b19fc0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5667 |
network_acronym_str |
UNITAU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNITAU |
repository_id_str |
|
spelling |
Correia, Heloisa Helena FerreiraAmbrosetti, Neusa Banhara, 1945-André, Marli Eliza Dalmazo Afonso deUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoCalil, Ana Maria Gimenes Corrêa, 1969-2022-05-06T20:51:07Z2022-05-06T20:51:07Z2017http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5667Orientação: Profa. Dra. Ana Maria Gimenes Correa CalilDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2017.Resumo: Propusemo-nos, neste trabalho, a repensar a questão do ensino e da aprendizagem dentro da escola, promovendo um olhar aguçado sobre o professor como sujeito que ensina, mas que também aprende a ser professor, a partir das suas necessidades e das necessidades dos alunos. Este trabalho teve por objetivo investigar se um determinado grupo de professores de uma mesma escola a reconhece como um espaço privilegiado de aprendizagem da docência. Pretendeu também, identificar as ações de formação docente existentes em uma determinada escola, bem como, investigar a forma pela qual essas ações afetam os professores, destacando os saberes necessários para que o professor aprenda a ensinar. Os participantes da pesquisa foram oito professores de uma escola municipal de Educação Infantil, que atuavam em período parcial de aula. Adotou-se a abordagem qualitativa e, como instrumento de coleta de dados, foram usados o questionário e a entrevista coletiva. Os dados obtidos foram organizados e submetidos à análise de conteúdo. Contou com os referenciais teóricos de Nóvoa (1992), Garcia (1992), Canário (1998), Vaillant e Marcelo (2012). De modo geral, os professores entrevistados concordam que a escola é um espaço de aprendizagem docente, por ser um ambiente onde a aprendizagem se dá em contexto através da resolução de problemas cotidianos, a partir das trocas e interações que ocorrem com os alunos, professores e todos os envolvidos no processo educativo. Destacam que os saberes docentes advêm de várias fontes e que a experiência é fonte de segurança para atuarem na profissão. Além disso, os sujeitos de pesquisa reconhecem a importância da formação continuada, dos momentos de estudo e de trocas de experiência nos espaços e tempos da escola destacando o HTC (Horário de Trabalho Coletivo) e a HA (Hora Atividade). As entrevistadas, também reconhecem a importância do orientador pedagógico na formação continuada dentro da escola e propõem novas formas de formação que se baseiem em suas reais necessidades, nas experiências cotidianas como alicerce da prática e na divulgação de bons modelos de atuação.Abstract: Não possui.Made available in DSpace on 2022-05-06T20:51:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Heloisa Helena Ferreira Correia.pdf: 1324592 bytes, checksum: 380aa17a8715b172df6440302a99f56a (MD5) Previous issue date: 20171 recurso online ( 151 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.AprendizagemProfessores - FormaçãoEscolaEscola : espaço de construção da docênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALHeloisa Helena Ferreira Correia.pdfapplication/pdf1324592http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5667/1/Heloisa%20Helena%20Ferreira%20Correia.pdf380aa17a8715b172df6440302a99f56aMD5120.500.11874/56672022-05-19 15:26:19.84oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5667Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:19Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Escola : espaço de construção da docência |
title |
Escola : espaço de construção da docência |
spellingShingle |
Escola : espaço de construção da docência Correia, Heloisa Helena Ferreira Aprendizagem Professores - Formação Escola |
title_short |
Escola : espaço de construção da docência |
title_full |
Escola : espaço de construção da docência |
title_fullStr |
Escola : espaço de construção da docência |
title_full_unstemmed |
Escola : espaço de construção da docência |
title_sort |
Escola : espaço de construção da docência |
author |
Correia, Heloisa Helena Ferreira |
author_facet |
Correia, Heloisa Helena Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Ambrosetti, Neusa Banhara, 1945- André, Marli Eliza Dalmazo Afonso de Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Heloisa Helena Ferreira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Calil, Ana Maria Gimenes Corrêa, 1969- |
contributor_str_mv |
Calil, Ana Maria Gimenes Corrêa, 1969- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Professores - Formação Escola |
topic |
Aprendizagem Professores - Formação Escola |
description |
Orientação: Profa. Dra. Ana Maria Gimenes Correa Calil |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-05-06T20:51:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-05-06T20:51:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5667 |
url |
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5667 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv |
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online ( 151 f.) : il. digital, arquivo PDF. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Taubaté |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNITAU |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Taubaté |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNITAU instname:Universidade de Taubaté (UNITAU) instacron:UNITAU |
instname_str |
Universidade de Taubaté (UNITAU) |
instacron_str |
UNITAU |
institution |
UNITAU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNITAU |
collection |
Repositório Institucional da UNITAU |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5667/1/Heloisa%20Helena%20Ferreira%20Correia.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
380aa17a8715b172df6440302a99f56a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844394639228928 |