O ensino do brinquedo/brinquedo terapêutico nos cursos de graduação em enfermagem no Estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cintra, Sílvia Maira Pereira
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Silva, Conceição Vieira da, Ribeiro, Circéia Amália
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1517
Resumo: Este estudo é uma pesquisa quantitativa, descritiva, com os objetivos de caracterizar o ensino do brinquedo/brinquedo terapêutico e analisar as facilidades e dificuldades de seu desenvolvimento nos cursos de graduação em enfermagem do Estado de São Paulo. Os dados foram coletados em 40 instituições, tendo como sujeitos participantes 76 docentes. Os resultados demonstraram que a temática é abordada no conteúdo programático da disciplina Enfermagem Pediátrica na maioria das instituições, na 3.ª série, mais efetivamente nos últimos dez anos, tanto no ensino teórico como prático. A carga horária teórica variou de uma a 20 horas, foram utilizadas aulas expositivas e participativas e na estratégia de avaliação teórica prevaleceu a prova escrita e na prática, a observação do aluno. Algumas facilidades e dificuldades citadas se referem à valorização e a infraestrutura favoráveis a este recurso.
id UNITAU_6873fac49d6910f13f7096b00a057ae2
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1517
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Cintra, Sílvia Maira PereiraSilva, Conceição Vieira daRibeiro, Circéia Amália2019-09-11T20:58:38Z2019-09-11T20:58:38Z200659449750110.1590/S0034-716720060004000051984-0446http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1517SCIELO:S0034-71672006000400005Este estudo é uma pesquisa quantitativa, descritiva, com os objetivos de caracterizar o ensino do brinquedo/brinquedo terapêutico e analisar as facilidades e dificuldades de seu desenvolvimento nos cursos de graduação em enfermagem do Estado de São Paulo. Os dados foram coletados em 40 instituições, tendo como sujeitos participantes 76 docentes. Os resultados demonstraram que a temática é abordada no conteúdo programático da disciplina Enfermagem Pediátrica na maioria das instituições, na 3.ª série, mais efetivamente nos últimos dez anos, tanto no ensino teórico como prático. A carga horária teórica variou de uma a 20 horas, foram utilizadas aulas expositivas e participativas e na estratégia de avaliação teórica prevaleceu a prova escrita e na prática, a observação do aluno. Algumas facilidades e dificuldades citadas se referem à valorização e a infraestrutura favoráveis a este recurso.This study is a descriptive and quantitative research that aims to characterize the toy / therapeutic toy teaching and analyze the facilities and difficulties of its development in the graduation courses in nursing in Sao Paulo State. The data was collected in 40 institutions, where there were 76 participant professors. The results showed that the theme is approached in the programmatic content of Pediatric Nursing in most of these institutions, in the third, more effectively in the last ten years, both in the theoretical and practical teaching. The theoretical load time had a variation of one to 20 hours, using expositive and participative class and the written test prevailed in the theoretical evaluation strategies and in the practical, the students observation. Some difficulties and facilities mentioned refer to valorization and to infra structure favorable to these resources.Este estudio es una pesquisa cuantitativa, descriptiva, con los objetivos de caracterizar la enseñanza del juguete/juguete terapéutico y analizar las facilidades y dificultades de su desarrollo en los cursos de graduación en enfermería del Estado de São Paulo. Los datos fueron obtenidos en 40 instituciones, del cual participaron 76 catedráticos. Los resultados demostraron que la temática fue abordada en el programa de la disciplina de Enfermería Pediátrica, en la mayoria de estas instituciones, en el tercer año del curso, más efectivamente en los últimos diez anõs, tanto en la enseñanza teórica, como en la práctica. La carga horaria teórica varió de una a veinte horas, utilizando clases expositivas y participativas. Como estrategia de evalución teórica prevaleció el examen escrito y en la práctica, la observación del alumno. Algunas facilidades y dificultades citadas, se refieren a la valoración e infraestructura favorable de estos recursos.Made available in DSpace on 2019-09-11T20:58:38Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2006[Cintra, Sílvia Maira Pereira; Ribeiro, Circéia Amália] Universidade Federal de São Paulo, BrazilSilva, Conceição Vieira da; Ribeiro, Circéia Amália] Universidade Federal de São Paulo, BrazilCintra, Sílvia Maira Pereira] Universidade de TaubatéSilva, Conceição Vieira da; Ribeiro, Circéia Amália] Sociedade Brasileira de Enfermeiros PediatrasAssociação Brasileira de EnfermagemBrasilRevista Brasileira de Enfermagemhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessScieloreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUEducation, nursingPlay and playthingsPediatric nursingEducación en enfermeríaJuegos y implementos de juegosEnfermería pediátricaEducação em enfermagemJogos e brinquedosEnfermagem pediátricaNursingNursingO ensino do brinquedo/brinquedo terapêutico nos cursos de graduação em enfermagem no Estado de São PauloThe teaching of play/therapeutic play in nursing schools in São Paulo StateLa enseñanza del juguete/juguete terapéutico en las escuelas de enfermería en el Estado de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporORIGINALS0034-71672006000400005.pdfS0034-71672006000400005.pdfapplication/pdf121005http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/1517/1/S0034-71672006000400005.pdf475228af830160d051560be489843fd9MD5120.500.11874/15172020-09-10 10:47:20.385oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1517Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2020-09-10T13:47:20Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.en.fl_str_mv O ensino do brinquedo/brinquedo terapêutico nos cursos de graduação em enfermagem no Estado de São Paulo
dc.title.alternative.none.fl_str_mv The teaching of play/therapeutic play in nursing schools in São Paulo State
La enseñanza del juguete/juguete terapéutico en las escuelas de enfermería en el Estado de São Paulo
title O ensino do brinquedo/brinquedo terapêutico nos cursos de graduação em enfermagem no Estado de São Paulo
spellingShingle O ensino do brinquedo/brinquedo terapêutico nos cursos de graduação em enfermagem no Estado de São Paulo
Cintra, Sílvia Maira Pereira
Education, nursing
Play and playthings
Pediatric nursing
Educación en enfermería
Juegos y implementos de juegos
Enfermería pediátrica
Educação em enfermagem
Jogos e brinquedos
Enfermagem pediátrica
Nursing
Nursing
title_short O ensino do brinquedo/brinquedo terapêutico nos cursos de graduação em enfermagem no Estado de São Paulo
title_full O ensino do brinquedo/brinquedo terapêutico nos cursos de graduação em enfermagem no Estado de São Paulo
title_fullStr O ensino do brinquedo/brinquedo terapêutico nos cursos de graduação em enfermagem no Estado de São Paulo
title_full_unstemmed O ensino do brinquedo/brinquedo terapêutico nos cursos de graduação em enfermagem no Estado de São Paulo
title_sort O ensino do brinquedo/brinquedo terapêutico nos cursos de graduação em enfermagem no Estado de São Paulo
author Cintra, Sílvia Maira Pereira
author_facet Cintra, Sílvia Maira Pereira
Silva, Conceição Vieira da
Ribeiro, Circéia Amália
author_role author
author2 Silva, Conceição Vieira da
Ribeiro, Circéia Amália
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cintra, Sílvia Maira Pereira
Silva, Conceição Vieira da
Ribeiro, Circéia Amália
dc.subject.other.en.fl_str_mv Education, nursing
Play and playthings
Pediatric nursing
topic Education, nursing
Play and playthings
Pediatric nursing
Educación en enfermería
Juegos y implementos de juegos
Enfermería pediátrica
Educação em enfermagem
Jogos e brinquedos
Enfermagem pediátrica
Nursing
Nursing
dc.subject.other.es.fl_str_mv Educación en enfermería
Juegos y implementos de juegos
Enfermería pediátrica
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação em enfermagem
Jogos e brinquedos
Enfermagem pediátrica
dc.subject.researcharea.en.fl_str_mv Nursing
dc.subject.scieloarea.en.fl_str_mv Nursing
description Este estudo é uma pesquisa quantitativa, descritiva, com os objetivos de caracterizar o ensino do brinquedo/brinquedo terapêutico e analisar as facilidades e dificuldades de seu desenvolvimento nos cursos de graduação em enfermagem do Estado de São Paulo. Os dados foram coletados em 40 instituições, tendo como sujeitos participantes 76 docentes. Os resultados demonstraram que a temática é abordada no conteúdo programático da disciplina Enfermagem Pediátrica na maioria das instituições, na 3.ª série, mais efetivamente nos últimos dez anos, tanto no ensino teórico como prático. A carga horária teórica variou de uma a 20 horas, foram utilizadas aulas expositivas e participativas e na estratégia de avaliação teórica prevaleceu a prova escrita e na prática, a observação do aluno. Algumas facilidades e dificuldades citadas se referem à valorização e a infraestrutura favoráveis a este recurso.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-11T20:58:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-11T20:58:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1517
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv 10.1590/S0034-71672006000400005
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1984-0446
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv SCIELO:S0034-71672006000400005
identifier_str_mv 10.1590/S0034-71672006000400005
1984-0446
SCIELO:S0034-71672006000400005
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.pt_BR.fl_str_mv Scielo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/1517/1/S0034-71672006000400005.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 475228af830160d051560be489843fd9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263153763450880