Desafios e possibilidades do núcleo de apoio às pessoas com necessidades educacionais específicas (NAPNE) de um campus do IFSP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Priscila Ribeiro, 1983-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6888
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Luciana de Oliveira rocha Magalhães
id UNITAU_6ade1e3d2bec10917390cca7b8139457
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/6888
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Viana, Priscila Ribeiro, 1983-Souza, Liliane Bordignon deOliveira, Mércia Aparecida da CunhaGomes, Fábio AlvesUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoMagalhães, Luciana de Oliveira Rocha2024-02-28T22:15:11Z2024-02-28T22:15:11Z2023http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6888Orientação: Profa. Dra. Luciana de Oliveira rocha MagalhãesDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2023.Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar, em conjunto com a equipe do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), as lacunas presentes no funcionamento e apoio aos alunos público-alvo da Educação Especial (PAEE), matriculados em um campus do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de São Paulo (IFSP) a fim de garantir além do acesso, a permanência e êxito desses alunos. Insere-se na área de concentração das pesquisas desenvolvidas no Grupo de Pesquisa intitulado "Educação: desenvolvimento profissional, diversidade e metodologias". Está vinculada à linha de pesquisa "Formação Docente e Desenvolvimento Profissional", do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação, da Universidade de Taubaté - MPE UNITAU, junto ao Projeto de pesquisa "Processos e práticas de formação. O estudo é de abordagem qualitativa e desenvolvido por meio de uma pesquisa colaborativa. Foram convidados para participar deste estudo os membros do NAPNE de um campus da região metropolitana do Vale do Paraíba Paulista. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados questionário online e Roda de Conversa. As Rodas de Conversa foram divididas em três encontros realizados remotamente, a fim de produzir dados referentes ao objetivo desta pesquisa. As informações foram interpretadas a partir da análise de conteúdo de Bardin (2016), e contemplam três categorias: Concepções que estruturam a escola e a sociedade; NAPNE: ações, desafios e perspectivas; e por fim, PEI: relação teórico-prática. A análise destas categorias contribuiu com o processo de fortalecimento das ações do NAPNE. As discussões realizadas nas Rodas de Conversa provocaram possibilidades de pensar coletivamente sobre estratégias para minimizar barreiras e limitações capacitistas. Como fruto deste estudo foi construído, a partir da produção de conhecimento engendrada na pesquisa em colaboração com os participantes, um produto técnico educacional na forma de e-book intitulado: Orientações sobre o Fluxo da Educação Especial-Inclusiva no IFSP. A construção do referido e-book se deu sob a concepção da Educação Especial-Inclusiva, com o intento de corroborar o trabalho desenvolvido pelo NAPNE, voltado ao campus participante. O produto técnico carrega a intencionalidade pensada junto aos objetivos desta pesquisa, qual seja, o de refletir crítica e colaborativamente sobre as lacunas existentes no apoio aos alunos PAEE. Dessa forma, poderá servir como incentivo na construção de uma escola que respeite e valorize as diferenças e a diversidade.Abstract: This research aims to analyse, together with the team of the Support Center for People with Specific Educational Needs (In portuguese: NAPNE - Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas), the gaps present in the functioning and support of Special Education students (In portuguese: PAEE - público Alvo da Educação Especial), enrolled in a campus of the Federal Institute of Education, Sciences and Technology of São Paulo (In portuguese: IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) in order to guarantee, in addition to access, the permanence and success of these students. It is part of the area of concentration of research carried out in the Research Group entitled "Education: professional development, diversity and methodologies". It is linked to the line of research "Teacher Training and Professional Development", of the Postgraduate Program Master's Professional in Education, of the University of Taubaté - MPE UNITAU, together with the research project "Processes and practices of formation". The study has a qualitative approach and was developed through collaborative research. NAPNE members from a campus in the metropolitan region of Vale do Paraíba Paulista were invited to participate in this study. An online questionnaire and a Conversation Circle were used as data collection instruments. The Conversation Circles were divided into three meetings held remotely, in order to produce data regarding the objective of this research. The information was interpreted from the content analysis of Bardin (2016), and includes three categories: Conceptions that structure the school and society; NAPNE: actions, challenges and perspectives; and finally, PEI: theoretical-practical relationship. The analysis of these categories contributed to the process of strengthening the actions of the NAPNE. The discussions carried out in the Conversation Circles led to possibilities for collective thinking about strategies to minimize barriers and limitations of Ableism.nAs a result of this study, based on the production of knowledge engendered in the research in collaboration with the participants, an educational technical product was constructed in the form of an e-book entitled: Guidelines on the Flow of Special-Inclusive Education at IFSP. The construction of the aforementioned e-book took place under the paradigms of Special-Inclusive Education, with the objective of corroborating the work developed by the NAPNE aimed at the participating campus. The technical product elaborated as a protocol on the flow of Special-inclusive Education in the studied IFSP carries the intentionality thought together with the objectives of this research, which is to reflect critically and collaboratively on the existing gaps in the support to PAEE students. In this way, it can serve as an incentive to build a school that respects and values differences and diversity.Made available in DSpace on 2024-02-28T22:15:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DM Priscila Ribeiro Viana.pdf: 1658726 bytes, checksum: 8412a88dcf511b6487cea64db857a759 (MD5) Previous issue date: 20231 recurso online (222 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Educação especialEducação inclusivaPesquisa colaborativaEnsino profissionalInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São PauloDesafios e possibilidades do núcleo de apoio às pessoas com necessidades educacionais específicas (NAPNE) de um campus do IFSPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALDM Priscila Ribeiro Viana.pdfapplication/pdf1658726http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/6888/1/DM%20Priscila%20Ribeiro%20Viana.pdf8412a88dcf511b6487cea64db857a759MD5120.500.11874/68882024-02-28 19:15:11.156oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/6888Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2024-02-28T22:15:11Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desafios e possibilidades do núcleo de apoio às pessoas com necessidades educacionais específicas (NAPNE) de um campus do IFSP
title Desafios e possibilidades do núcleo de apoio às pessoas com necessidades educacionais específicas (NAPNE) de um campus do IFSP
spellingShingle Desafios e possibilidades do núcleo de apoio às pessoas com necessidades educacionais específicas (NAPNE) de um campus do IFSP
Viana, Priscila Ribeiro, 1983-
Educação especial
Educação inclusiva
Pesquisa colaborativa
Ensino profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
title_short Desafios e possibilidades do núcleo de apoio às pessoas com necessidades educacionais específicas (NAPNE) de um campus do IFSP
title_full Desafios e possibilidades do núcleo de apoio às pessoas com necessidades educacionais específicas (NAPNE) de um campus do IFSP
title_fullStr Desafios e possibilidades do núcleo de apoio às pessoas com necessidades educacionais específicas (NAPNE) de um campus do IFSP
title_full_unstemmed Desafios e possibilidades do núcleo de apoio às pessoas com necessidades educacionais específicas (NAPNE) de um campus do IFSP
title_sort Desafios e possibilidades do núcleo de apoio às pessoas com necessidades educacionais específicas (NAPNE) de um campus do IFSP
author Viana, Priscila Ribeiro, 1983-
author_facet Viana, Priscila Ribeiro, 1983-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Souza, Liliane Bordignon de
Oliveira, Mércia Aparecida da Cunha
Gomes, Fábio Alves
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana, Priscila Ribeiro, 1983-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Magalhães, Luciana de Oliveira Rocha
contributor_str_mv Magalhães, Luciana de Oliveira Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Educação inclusiva
Pesquisa colaborativa
Ensino profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
topic Educação especial
Educação inclusiva
Pesquisa colaborativa
Ensino profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
description Orientação: Profa. Dra. Luciana de Oliveira rocha Magalhães
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-28T22:15:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-28T22:15:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6888
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6888
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (222 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/6888/1/DM%20Priscila%20Ribeiro%20Viana.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8412a88dcf511b6487cea64db857a759
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263162340802560