Leitura em língua inglesa na educação de jovens e adultos numa perspectiva crítico-reflexiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Maria Helenice de Paiva
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3333
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Garcia Lopes Rossi.
id UNITAU_6f8eb2772b52d9e9319983f4e6c05f41
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/3333
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Almeida, Maria Helenice de PaivaRomero, Tania Regina de SouzaTápias-Oliveira, Eveline MattosUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaLopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia, 1961-2023-12-19T13:12:09Z2023-12-19T13:12:09Z2010http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3333Orientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Garcia Lopes Rossi.Dissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2009.Resumo: Em minha prática docente na Educação de Jovens e Adultos observo que, embora os alunos tenham muita vontade de aprender um novo idioma, sofrem com as dificuldades encontradas durante o percurso, tais como: material inadequado, sala heterogênea e defasagem de conhecimento. A partir dessas questões, comecei a refletir sobre minha prática e a questionar minhas ações, especificamente quanto à seleção de textos a serem trabalhados em aula. Por causa da situação exposta, o objetivo geral desta pesquisa é investigar minhas práticas pedagógicas como educadora reflexiva em processo de mudança na sala de aula, visando a desenvolver a capacidade dos alunos da EJA com leitura em língua inglesa, por meio do material "Coleção Cadernos de EJA". A pesquisa está direcionada para responder as seguintes perguntas: De acordo com os registros dos diários, é possível perceber se os textos propostos pelo material da EJA propiciam o interesse pela aprendizagem da língua inglesa e a motivação para a reflexão crítica sobre os temas neles abordados? Como os registros do diário permitem o processo de reflexão crítica sobre minhas aulas de leitura na EJA? Está fundamentada na teoria crítica, nos documentos sobre Educação de Jovens e Adultos e na abordagem sócio-cognitiva de leitura. O instrumento de análise que conduziu meu processo reflexivo é o diário, segundo Zabalza (1994). Foi delimitado um grupo de 40 alunos de uma Escola Estadual, seguindo-se a metodologia de estudo de caso de acordo Wallace (1998), Nunan (1992), Gil (1999) e produzido nove diários. Os resultados apontam para o fato de que os textos do material da EJA despertam o interesse dos alunos se forem trabalhados a partir de estratégias de leitura adequadas. Houve interação entre alunos, professora e material para a compreensão dos textos e discussão de suas temáticas. A análise dos diários revela um processo de reflexão crítica e mudança de minhas práticas pedagógicas e permitiu, posteriormente as aulas, a reconstrução de várias dessas práticas para meu trabalho profissional futuro.Abstract: In my practice teaching at Educations of Youths and Adults watch, although students are eager to learn a new language, they suffer from difficulties encountered during the journey, such as: inappropriate material, heterogeneous room and discrepancy of knowledge. From these question, I began to reflect upon my practice and to question my actions, specifically concerning to the selection of texts to be worked in class. Due to the situation described, the objective of this research is to explore my teaching practices as reflective educator in the process of change in the classroom, aimed at developing the students' ability to read the "EJA" in English language, through the collection "Cadernos de EJA". The research is directed to answer the following questions: The material of "EJA" used during the classes contributes to the development of reading skills of all students, increasing interest in English language acquisition and motivation for critical reflection about the themes on the topics discussed? As the diary entries allow the process of critical reflection on my teaching of reading in adult education? Is theorically supported in critical theory, documents on Youth and Adults and a socio-cognitive reading. The instrument of analysis which led the process of reflective teacher-researcher is the journal, by Zabalza (1994). Therefore, it was a limited group of 40 students from a public school, following the methodology of case study according to Wallace (1998), Nunan (1992), Gil (1999) and produced nine daily. The results point to the fact that the texts of the material of Adult arouse the interest of students if they are crafted of reading strategies appropriate. There was interaction between students and teacher material for understanding the texts and discussion of its themes. The analysis of the diaries reveals a process of critical reflection and change my teaching practices and allowed later classes, the reconstruction of several of theses practices work for my professional future.Made available in DSpace on 2023-12-19T13:12:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria Helenice de Paiva Almeida.pdf: 4598779 bytes, checksum: 0541d6b7b79d3be4fe9965c631270fd1 (MD5) Previous issue date: 20101 recurso online (136 f.) : digital, arquivo PDF.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Domínio Públicoreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAULíngua inglesaEJA - Educação de jovens e adultosLeituraLeitura em língua inglesa na educação de jovens e adultos numa perspectiva crítico-reflexivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporORIGINALMaria Helenice de Paiva Almeida.pdfapplication/pdf4598779http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/3333/1/Maria%20Helenice%20de%20Paiva%20Almeida.pdf0541d6b7b79d3be4fe9965c631270fd1MD5120.500.11874/33332023-12-19 11:12:09.194oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/3333Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2023-12-19T13:12:09Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Leitura em língua inglesa na educação de jovens e adultos numa perspectiva crítico-reflexiva
title Leitura em língua inglesa na educação de jovens e adultos numa perspectiva crítico-reflexiva
spellingShingle Leitura em língua inglesa na educação de jovens e adultos numa perspectiva crítico-reflexiva
Almeida, Maria Helenice de Paiva
Língua inglesa
EJA - Educação de jovens e adultos
Leitura
title_short Leitura em língua inglesa na educação de jovens e adultos numa perspectiva crítico-reflexiva
title_full Leitura em língua inglesa na educação de jovens e adultos numa perspectiva crítico-reflexiva
title_fullStr Leitura em língua inglesa na educação de jovens e adultos numa perspectiva crítico-reflexiva
title_full_unstemmed Leitura em língua inglesa na educação de jovens e adultos numa perspectiva crítico-reflexiva
title_sort Leitura em língua inglesa na educação de jovens e adultos numa perspectiva crítico-reflexiva
author Almeida, Maria Helenice de Paiva
author_facet Almeida, Maria Helenice de Paiva
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Romero, Tania Regina de Souza
Tápias-Oliveira, Eveline Mattos
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Maria Helenice de Paiva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia, 1961-
contributor_str_mv Lopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia, 1961-
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa
EJA - Educação de jovens e adultos
Leitura
topic Língua inglesa
EJA - Educação de jovens e adultos
Leitura
description Orientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Garcia Lopes Rossi.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-19T13:12:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-19T13:12:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3333
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (136 f.) : digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.source.pt_BR.fl_str_mv Domínio Público
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/3333/1/Maria%20Helenice%20de%20Paiva%20Almeida.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0541d6b7b79d3be4fe9965c631270fd1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263161834340352