Habilidades de leitura de poemas no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Priscila
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/814
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Garcia Lopes Rossi
id UNITAU_6fb41f2495f3c0d5bfbbc600471953e9
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/814
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Braga, PriscilaUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaLopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia2019-07-30T13:56:40Z2019-07-30T13:56:40Z2014http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/814Orientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Garcia Lopes RossiDissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2014.Resumo: O tema desta pesquisa é habilidades de leitura de poemas. Os problemas que motivaram a pesquisa foram: a constatação de que, para mim e para muitos professores, desenvolver práticas didáticas em que as habilidades de leitura do gênero poema sejam contempladas constitui um desafio; a observação de que os alunos não demonstram interesse pela leitura de poema, apesar do valor desse gênero discursivo para formação do leitor; as dúvidas sobre como preparar os alunos para avaliações externas, como Prova Brasil, ENEM, e SARESP. Meu interesse pelo tema encontrou acolhimento no projeto OBSERVATÓRIO/UNITAU 2011-2014: "Competências e habilidades de leitura: da reflexão teórica ao desenvolvimento e aplicação de propostas didático-pedagógicas", nº23038010000201076, financiado por CAPES/INEP. O objetivo geral desta pesquisa é oferecer uma contribuição ao Projeto Observatório/UNITAU e aos demais educadores que vierem a conhecer este trabalho de transposição didática de atividades que enfocam habilidades de leitura de poemas e de reflexão sobre os resultados na sala de aula em que se desenvolveu. Especificamente, a pesquisa objetiva: 1) identificar as características das questões do SARESP, de 2003 a 2007, que cobram habilidades de leitura de poemas da fim de subsidiar a proposta de trabalho de leitura em sala de aula; 2) desenvolver atividades de leitura de poemas, a partir de sequência didática elaborada por participantes do Projeto Observatório/UNITAU, com 30 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola particular da cidade de São Paulo.A Matriz do SARESP (SÃO PAULO, 2009) é utilizadacomo fundamentação legal para as habilidades de leitura exigidas nas provas externas, uma vez que contempla também as exigências da Prova Brasil. A fundamentação teórica desta pesquisa baseia-se na perspectiva sociocognitiva de leitura; na concepção bakhtiniana da linguagem e de gêneros discursivos e nos aspectos constitutivos do gênero discursivo poema. Metodologicamente, realizou-se umapesquisa quantitativa e qualitativadas questões sobre poema das provas SARESP de 2003 a 2007 e uma pesquisa-ação com os alunos sujeitos da pesquisa.Como resultados da análise das provas do SARESP, observou-se quevem aumentando o número de questões sobre poemas, chegando a 8 em 2007, e que as questões exigem inferências a partir do tema e dos recursos lingüísticos de cada poema, abrangendo várias habilidade de leitura. Como resultados da pesquisa-ação, constatou-seque os alunos participaram com empenho das atividades de leitura de poemas propostas e que a sequência didática de leitura contempla as habilidades cobradas pelas provas externas e facilita a apropriação pelos alunos das principais características dos poemas. Sendo assim, conclui-se que a leiturade poemas, por meio de uma sequência didática nos moldes da utilizada nesta pesquisa, deve fazer parte do currículo do 7º ano do Ensino Fundamental.Abstract: The theme of this research is reading comprehension abilitiesof poems . The problems that motivated the research were : the perspective that for me and for many teachers, developing teaching practices that reading comprehension abilities are reflected in the poem genre is a challenge , observing that students do not show interest in reading poem, although the value of this discourse genre training for the reader ; some doubts about preparing students for external exams as Prova Brasil , Enem , and SARESP . My interest in thissubject found acquaintance in the project OBSERVATORIO / UNITAU 2011-2014 : ' Competences and habilities on reading : from theoretical reflection to the development and implementation of educational and pedagogical proposals' , reference numeber 23038010000201076 , sponsored by CAPES / INEP . The overall objective of this research is to provide a contribution to the Project Observatório / UNITAU and other educators who migh learn about this essay of didactic transposition activities focused onreading comprehension abilities of poems and reflection on the results in the classroom in which it was developped . Specifically , the research aims to : 1 ) to identify the characteristics of the questions on SARESP , 2003-2007 , which requires reading comprehension abilities of the poems to support the proposed work of reading in the classroom , 2) to develop reading activities poems from instructional sequence developed by attendeesof project Observatorio / UNITAU , within 30 students of 7th grade of high schhol, enrolled in a private school in São Paulo City . The Matrice of SARESP ( SÃO PAULO , 2009) is used as a legal basis for reading comprehension abilities required in external exams, since it also includes the requirements Prova Brasil . The theoretical foundation of this research is based on socio-cognitive perspective of reading; in Bakhtinian conception of language and speech genres and constitutive aspects of gender discourse poem. Methodologically , a quantitative and qualitative research was carried outtowards questions about the poem and examsof SARESP 2003-2007 and a quiz with students targeted on the research. As results of the analysis of SARESP's exams , it was noticed that there is growing number of questions about poems , reaching to 8 in 2007 , and that the questions require inferences from the subject and the linguistic resources of each poem, covering various reading comprehension abilities. As a result of the research, it was observed that students who participated with commitment on the activitiesoffered reading poems and the instructional sequence incorporates reading comprehension abilitiesrequired by external emaxs and facilitates ownership by students of the main features of the poems. Therefore , it is concluded that reading poems through a teaching sequence in themodel used in this study , should be part of the curriculum of the 7th grade high school.Made available in DSpace on 2019-07-30T13:56:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Priscila Braga.pdf: 1044478 bytes, checksum: e549bddede1e022b2eb31c595a20ba32 (MD5) Previous issue date: 2014Mestrado90 p. : digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em Linguística AplicadaUNITAUBrasilDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço SocialRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAHabilidades de leituraPoemaSARESPHabilidades de leitura de poemas no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALPriscila Braga.pdfapplication/pdf1044478http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/814/1/Priscila%20Braga.pdfe549bddede1e022b2eb31c595a20ba32MD5120.500.11874/8142019-09-10 17:31:03.141oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/814Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2019-09-10T20:31:03Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Habilidades de leitura de poemas no ensino fundamental
title Habilidades de leitura de poemas no ensino fundamental
spellingShingle Habilidades de leitura de poemas no ensino fundamental
Braga, Priscila
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Habilidades de leitura
Poema
SARESP
title_short Habilidades de leitura de poemas no ensino fundamental
title_full Habilidades de leitura de poemas no ensino fundamental
title_fullStr Habilidades de leitura de poemas no ensino fundamental
title_full_unstemmed Habilidades de leitura de poemas no ensino fundamental
title_sort Habilidades de leitura de poemas no ensino fundamental
author Braga, Priscila
author_facet Braga, Priscila
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Priscila
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia
contributor_str_mv Lopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Habilidades de leitura
Poema
SARESP
dc.subject.por.fl_str_mv Habilidades de leitura
Poema
SARESP
description Orientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Garcia Lopes Rossi
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-30T13:56:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-30T13:56:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/814
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/814
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 90 p. : digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/814/1/Priscila%20Braga.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e549bddede1e022b2eb31c595a20ba32
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844385336262656