Anáfora direta em contos fantásticos : desenvolvimento das capacidades linguístico-discursivas de alunos do 8° ano no ensino de língua Inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Vanessa Dantas
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5527
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Adriana Cintra de Carvalho Pinto
id UNITAU_705cce0a85544bcba0024c7567c00ff7
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5527
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Carvalho, Vanessa DantasGurpilhares, Marlene Silva SardinhaPaula, Orlando deUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaCarvalho, Adriana Cintra de, 1973-2022-03-28T21:10:57Z2022-03-28T21:10:57Z2018http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5527Orientação: Profa. Dra. Adriana Cintra de Carvalho PintoDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2016.Resumo: Focaliza-se, neste trabalho, o papel da anáfora direta no gênero textual conto fantástico com o auxílio do Google Tradutor como ferramenta para o desenvolvimento das capacidades linguístico-discursivas de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, na disciplina de Língua Inglesa. O problema que motivou a pesquisa foi a utilização do Google Tradutor, pelos alunos, durante a leitura e, principalmente, na produção textual na referida disciplina, pois apresentava diversas inadequações linguísticas. A professora-pesquisadora adotou várias medidas antes de concluir que ensiná-los a utilizar o recurso de forma consciente seria o mais apropriado. Surgiu, então, a iniciativa de investigar as inadequações linguísticas que o tradutor mais apresenta ao traduzir um conto fantástico. O objetivo geral desta pesquisa é contribuir para o trabalho do professor de Língua Inglesa no desenvolvimento das capacidades linguístico-discursivas de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos foram: identificar as inadequações linguísticas que mais ocorrem no processo de escrita do gênero conto fantástico com a utilização do Google Tradutor e, a partir da inadequação com maior destaque, elaborar atividades linguístico-discursivas com os elementos responsáveis por essa inadequação, ou seja, a que envolve o processo de referenciação anafórica: a anáfora direta. Esta pesquisa baseou-se nas diretrizes do ensino de Língua Inglesa para o Ensino Fundamental, nas perspectivas de ensino e aprendizagem de língua baseado no estudo dos gêneros textuais, nas concepções de Bronckart (1999) sobre texto e sua arquitetura e os mecanismos de coesão, nos conceitos de Referenciação de Koch e Elias (2015; 2017) e nas sugestões de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2010) sobre Sequência Didática. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com sugestão de atividades com anáforas diretas. Verificou-se que é possível identificar as inadequações do Google Tradutor e criar possibilidades de trabalho dentro de uma proposta contextualizada. Conclui-se que o recurso do Google pode ser utilizado pelos alunos de forma mais consciente, após a intervenção do professor, por meio de atividades como as disponibilizadas no terceiro capítulo deste trabalho.Abstract: The focus of this thesis is the role of the direct anaphora in the fantastic tale genre, having the Google Translate as a tool for the development of linguistic discourse skills of the 8th grade students from public Elementary School in the English Language classes. The problem that motivated this study was the use of the Google Translate by the students while reading and mainly writing in the referred classes, and as a consequence, their productions usually presented several linguistic inadequacies. The researcher of this thesis used several strategies before getting to the conclusion that teaching the students how to use the resource consciously would be the most appropriated way. Thereby, an initiative was emerged to investigate the most frequent linguistic inadequacies presented by the translator when it translated a fantastic tale. The general objective of this study is to contribute to the work of an English Language teacher in the development of the linguistic discourse skills of the 8th grade students from Elementary School. The specific objectives were: to identify the linguistic inadequacies that occurred the most during the written production process of the fantastic tale genre using the Google Translate, and, after highlighting the most frequent inadequacy, elaborate linguistic discourse activities with the elements that are responsible for this inadequacy, in other words, the ones that involve the anaphoric reference process: the direct anaphora. This study was based on the guidelines of English language teaching for the Elementary Schools, the perspectives of teaching and learning a language based on genres; the text concepts and its architecture and mechanisms of cohesion by Bronckart (1999); the Referential process concept by Koch and Elias (2015; 2017); in the suggestions of Doz, Noverraz and Schneuwly (2010) on the development of a Didactic Sequence. This study is a bibliographical research, with some suggested direct anaphora activities. It was verified that it is possible to identify the inadequacies of the Google Translate and create possibilities to work within a contextualized proposal. Concluding, the Google's resource can be used by the students in a more consciously way after the teachers intervation through activities as the ones to be found in the third chapter of this thesis.Made available in DSpace on 2022-03-28T21:10:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao MLA Vanessa Dantas Carvalho.pdf: 2604375 bytes, checksum: 864674555310691405307e0eb645d414 (MD5) Previous issue date: 20181 recurso online (104 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Língua inglesaEnsino da línguaContos fantásticosSequência didáticaGoogleAnáfora direta em contos fantásticos : desenvolvimento das capacidades linguístico-discursivas de alunos do 8° ano no ensino de língua Inglesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALDissertacao MLA Vanessa Dantas Carvalho.pdfapplication/pdf2604375http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5527/1/Dissertacao%20MLA%20Vanessa%20Dantas%20Carvalho.pdf864674555310691405307e0eb645d414MD5120.500.11874/55272022-05-19 15:26:16.42oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5527Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:16Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Anáfora direta em contos fantásticos : desenvolvimento das capacidades linguístico-discursivas de alunos do 8° ano no ensino de língua Inglesa
title Anáfora direta em contos fantásticos : desenvolvimento das capacidades linguístico-discursivas de alunos do 8° ano no ensino de língua Inglesa
spellingShingle Anáfora direta em contos fantásticos : desenvolvimento das capacidades linguístico-discursivas de alunos do 8° ano no ensino de língua Inglesa
Carvalho, Vanessa Dantas
Língua inglesa
Ensino da língua
Contos fantásticos
Sequência didática
Google
title_short Anáfora direta em contos fantásticos : desenvolvimento das capacidades linguístico-discursivas de alunos do 8° ano no ensino de língua Inglesa
title_full Anáfora direta em contos fantásticos : desenvolvimento das capacidades linguístico-discursivas de alunos do 8° ano no ensino de língua Inglesa
title_fullStr Anáfora direta em contos fantásticos : desenvolvimento das capacidades linguístico-discursivas de alunos do 8° ano no ensino de língua Inglesa
title_full_unstemmed Anáfora direta em contos fantásticos : desenvolvimento das capacidades linguístico-discursivas de alunos do 8° ano no ensino de língua Inglesa
title_sort Anáfora direta em contos fantásticos : desenvolvimento das capacidades linguístico-discursivas de alunos do 8° ano no ensino de língua Inglesa
author Carvalho, Vanessa Dantas
author_facet Carvalho, Vanessa Dantas
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Gurpilhares, Marlene Silva Sardinha
Paula, Orlando de
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Vanessa Dantas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Adriana Cintra de, 1973-
contributor_str_mv Carvalho, Adriana Cintra de, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa
Ensino da língua
Contos fantásticos
Sequência didática
Google
topic Língua inglesa
Ensino da língua
Contos fantásticos
Sequência didática
Google
description Orientação: Profa. Dra. Adriana Cintra de Carvalho Pinto
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-28T21:10:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-28T21:10:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5527
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (104 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5527/1/Dissertacao%20MLA%20Vanessa%20Dantas%20Carvalho.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 864674555310691405307e0eb645d414
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844393820291072