A cultura popular fazendo escola : a inserção e valorização da dança popular no contexto educativo por intermédio de um Mestre da cultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schildberg, Lerrine Marie Tábata Carvalho, 1982-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5550
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Rachel Duarte Abdala
id UNITAU_812f03828170c607aff357fb35467d15
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5550
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Schildberg, Lerrine Marie Tábata Carvalho, 1982-Holanda, FabíolaCunha, Virgínia Mara Próspero da, 1966-Universidade de Taubaté.Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento HumanoAbdala, Rachel Duarte, 1976-2022-03-31T21:54:25Z2022-03-31T21:54:25Z2018http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5550Orientação: Profa. Dra. Rachel Duarte AbdalaDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano, Taubaté, 2018.Resumo: Neste estudo, propôs-se à realização de uma pesquisa sobre a dança popular e sua inserção no ambiente educacional. A introdução de manifestações da cultura popular na escola reveste-se de contrariedades devido às diferenças entre a cultura formal e popular. Ressalta-se, além disso, que o desafio engloba superar as representações da dança cristalizadas na e pela sociedade, que desconsidera a dança popular. Na pesquisa proposta, o objetivo foi investigar o trabalho de oficinas efetuado nas escolas, por Mestre Paizinho, representante da cultura popular tradicional na região do vale do Paraíba paulista. Esse mestre da cultura popular desenvolve nas escolas um trabalho educativo pautado na dança popular. A presente dissertação justifica-se pela constatação do desafio e da proporcional relevância do ensino das danças populares como agente colaborador no processo de desenvolvimento humano e importância da valorização da cultura popular nos estabelecimentos formais de ensino. Metodologicamente, caracteriza-se como qualitativa, e pretendeu-se, portanto, estudar a temática selecionada a partir do método de estudo de caso e de aportes relacionados à história oral, bem como, de análise de documentos legais vigentes que abarcam a organização do sistema educacional brasileiro. Deste modo, a coleta de dados foi realizada em uma escola municipal de uma cidade do Vale do Paraíba Paulista. As técnicas empregadas englobaram a observação sistemática de uma oficina ministrada pelo Mestre da cultura, e a realização de entrevistas, no total de três: com o Mestre, a gestão da escola e o professor responsável pela mediação e realização da oficina na escola. Espera-se, com esta pesquisa, contribuir para o ensino do conteúdo dança popular no contexto da Educação física nas escolas, apresentando a análise dos dados, buscando a centralidade da discussão no desafio de temáticas relacionadas ao ensino e propagação da dança popular, visando enriquecer a formação integral da comunidade escolar.Abstract: In this study, a research about popular dance and its insertion in educational environment was proposed. The introduction of popular culture manifestations in schools is covered with setbacks due to the differences between formal and popular culture. It emphasizes, in addition, that the challenge encompasses getting over crystallized dance presentations into and by society, that ignores popular dance. In the tabled research, the objective was to investigate the workshops hosted at schools by Mestre Paizinho, a representative of traditional popular culture in the Paraíba Valley in the state of São Paulo. This master of popular culture develops an educative project guided by popular dance at schools. This dissertation is justified by the evidence of the challenge and proportional relevance of teaching popular dances as a collaborator in the process of human developing and the importance of popular culture enhancement in formal teaching establishments. Methodologically, it is characterized as qualitative, and it was intended, therefore, to study the selected theme by the case study method and by oral history input, as well as by analyzing current legal documents, which embrace the Brazilian educational system structure. Thus, the data collection was done in a municipal school of a city of the Paraíba Valley in the of São Paulo. The used techniques included the systematic and structured observation of a workshop guided by the cultural Master, and the conduction of a set of three interviews: one with the Master, one with the school manager and one with the teacher who was responsible for the workshop mediation and realization at that school. This research is expected to contribute to the teaching of popular dance content in physical education at schools, presenting the data analysis, pursuing the main point of the discussion on the challenging issues related to teaching and propagating popular dance, aiming to enrich the integral formation of school community.Made available in DSpace on 2022-03-31T21:54:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lerrine Marie Tabata Carvalho Schildberg.pdf: 5283046 bytes, checksum: afd28ab04d63c27f6501bd57c6824d1a (MD5) Previous issue date: 20181 recurso online (202 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Desenvolvimento humanoDança popularEducação físicaParaíba do Sul, Rio, ValeEducaçãoA cultura popular fazendo escola : a inserção e valorização da dança popular no contexto educativo por intermédio de um Mestre da culturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALLerrine Marie Tabata Carvalho Schildberg.pdfapplication/pdf5283046http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5550/1/Lerrine%20Marie%20Tabata%20Carvalho%20Schildberg.pdfafd28ab04d63c27f6501bd57c6824d1aMD5120.500.11874/55502022-05-19 15:26:18.374oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5550Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:18Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A cultura popular fazendo escola : a inserção e valorização da dança popular no contexto educativo por intermédio de um Mestre da cultura
title A cultura popular fazendo escola : a inserção e valorização da dança popular no contexto educativo por intermédio de um Mestre da cultura
spellingShingle A cultura popular fazendo escola : a inserção e valorização da dança popular no contexto educativo por intermédio de um Mestre da cultura
Schildberg, Lerrine Marie Tábata Carvalho, 1982-
Desenvolvimento humano
Dança popular
Educação física
Paraíba do Sul, Rio, Vale
Educação
title_short A cultura popular fazendo escola : a inserção e valorização da dança popular no contexto educativo por intermédio de um Mestre da cultura
title_full A cultura popular fazendo escola : a inserção e valorização da dança popular no contexto educativo por intermédio de um Mestre da cultura
title_fullStr A cultura popular fazendo escola : a inserção e valorização da dança popular no contexto educativo por intermédio de um Mestre da cultura
title_full_unstemmed A cultura popular fazendo escola : a inserção e valorização da dança popular no contexto educativo por intermédio de um Mestre da cultura
title_sort A cultura popular fazendo escola : a inserção e valorização da dança popular no contexto educativo por intermédio de um Mestre da cultura
author Schildberg, Lerrine Marie Tábata Carvalho, 1982-
author_facet Schildberg, Lerrine Marie Tábata Carvalho, 1982-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Holanda, Fabíola
Cunha, Virgínia Mara Próspero da, 1966-
Universidade de Taubaté.Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano
dc.contributor.author.fl_str_mv Schildberg, Lerrine Marie Tábata Carvalho, 1982-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Abdala, Rachel Duarte, 1976-
contributor_str_mv Abdala, Rachel Duarte, 1976-
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento humano
Dança popular
Educação física
Paraíba do Sul, Rio, Vale
Educação
topic Desenvolvimento humano
Dança popular
Educação física
Paraíba do Sul, Rio, Vale
Educação
description Orientação: Profa. Dra. Rachel Duarte Abdala
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-31T21:54:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-31T21:54:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5550
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (202 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5550/1/Lerrine%20Marie%20Tabata%20Carvalho%20Schildberg.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv afd28ab04d63c27f6501bd57c6824d1a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844393856991232