A dança popular no contexto da educação física: uma prática crítica e emancipatória, nos caminhos do Mestre Griot

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schildberg, Lerrine Marie
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Duarte Abdala, Rachel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R)
Texto Completo: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9700
Resumo: A dança é uma das manifestações mais antigas presentes na humanidade; Ressalta-se também sua presença nos documentos que compõem os currículos e respaldam os educadores nos ambientes educacionais, fator determinante para a efetivação deste estudo que teve como lócus de coleta de dados oficinas escolares efetuadas por um Mestre da cultura tradicional  da região do Vale do Paraíba Paulista que desenvolve nas escolas um trabalho educativo pautado na dança popular e nos pressupostos necessários para que essa ação se consolide nos ambientes formais de ensino. Espera-se com o estudo suscitar a reflexão acerca da importância do diálogo entre cultura e educação, sendo a dança um campo polissêmico de conhecimento.
id CAMP-1_591cd498b7eff1d479d270ccf37177b3
oai_identifier_str oai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/9700
network_acronym_str CAMP-1
network_name_str Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R)
repository_id_str
spelling A dança popular no contexto da educação física: uma prática crítica e emancipatória, nos caminhos do Mestre GriotDança Popular. Educação física. Educação.A dança é uma das manifestações mais antigas presentes na humanidade; Ressalta-se também sua presença nos documentos que compõem os currículos e respaldam os educadores nos ambientes educacionais, fator determinante para a efetivação deste estudo que teve como lócus de coleta de dados oficinas escolares efetuadas por um Mestre da cultura tradicional  da região do Vale do Paraíba Paulista que desenvolve nas escolas um trabalho educativo pautado na dança popular e nos pressupostos necessários para que essa ação se consolide nos ambientes formais de ensino. Espera-se com o estudo suscitar a reflexão acerca da importância do diálogo entre cultura e educação, sendo a dança um campo polissêmico de conhecimento.Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEntrevistas : método história oralapplication/pdfhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/970010.20888/ridphe_r.v5i0.9700Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony; Vol. 5 (2019): Publicação Contínua; e019037RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; Vol. 5 (2019): Publicação Contínua; e019037RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; v. 5 (2019): Publicação Contínua; e0190372447-746Xreponame:Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9700/8004Copyright (c) 2019 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchildberg, Lerrine MarieDuarte Abdala, Rachel 2020-05-01T00:18:37Zoai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/9700Revistahttps://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/RIDPHE-RPUBhttp://ojs.fe.unicamp.br/index.php/RIDPHE-R/oai||mcris@unicamp.br2447-746X2447-746Xopendoar:2020-05-01T00:18:37Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A dança popular no contexto da educação física: uma prática crítica e emancipatória, nos caminhos do Mestre Griot
title A dança popular no contexto da educação física: uma prática crítica e emancipatória, nos caminhos do Mestre Griot
spellingShingle A dança popular no contexto da educação física: uma prática crítica e emancipatória, nos caminhos do Mestre Griot
Schildberg, Lerrine Marie
Dança Popular. Educação física. Educação.
title_short A dança popular no contexto da educação física: uma prática crítica e emancipatória, nos caminhos do Mestre Griot
title_full A dança popular no contexto da educação física: uma prática crítica e emancipatória, nos caminhos do Mestre Griot
title_fullStr A dança popular no contexto da educação física: uma prática crítica e emancipatória, nos caminhos do Mestre Griot
title_full_unstemmed A dança popular no contexto da educação física: uma prática crítica e emancipatória, nos caminhos do Mestre Griot
title_sort A dança popular no contexto da educação física: uma prática crítica e emancipatória, nos caminhos do Mestre Griot
author Schildberg, Lerrine Marie
author_facet Schildberg, Lerrine Marie
Duarte Abdala, Rachel
author_role author
author2 Duarte Abdala, Rachel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schildberg, Lerrine Marie
Duarte Abdala, Rachel
dc.subject.por.fl_str_mv Dança Popular. Educação física. Educação.
topic Dança Popular. Educação física. Educação.
description A dança é uma das manifestações mais antigas presentes na humanidade; Ressalta-se também sua presença nos documentos que compõem os currículos e respaldam os educadores nos ambientes educacionais, fator determinante para a efetivação deste estudo que teve como lócus de coleta de dados oficinas escolares efetuadas por um Mestre da cultura tradicional  da região do Vale do Paraíba Paulista que desenvolve nas escolas um trabalho educativo pautado na dança popular e nos pressupostos necessários para que essa ação se consolide nos ambientes formais de ensino. Espera-se com o estudo suscitar a reflexão acerca da importância do diálogo entre cultura e educação, sendo a dança um campo polissêmico de conhecimento.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Entrevistas : método história oral
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9700
10.20888/ridphe_r.v5i0.9700
url https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9700
identifier_str_mv 10.20888/ridphe_r.v5i0.9700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9700/8004
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony; Vol. 5 (2019): Publicação Contínua; e019037
RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; Vol. 5 (2019): Publicação Contínua; e019037
RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; v. 5 (2019): Publicação Contínua; e019037
2447-746X
reponame:Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R)
collection Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R)
repository.name.fl_str_mv Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||mcris@unicamp.br
_version_ 1809280190788927488