Professores readaptados em um município do litoral norte de SP : mudanças e conflitos em sua identidade profissional
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Ferreira, Gisele Nepomuceno, 1983-Gallego, Rita de Cássia, 1977-Souza, Mariana Aranha de, 1980-Universidade de Taubaté.Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento HumanoAbdala, Rachel Duarte, 1976-2022-04-01T17:16:18Z2022-04-01T17:16:18Z2017http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5567Orientação: Profa. Dra. Rachel Duarte AbdalaDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano, Taubaté, 2017.Resumo: Nas últimas décadas, com as diversas mudanças políticas, econômicas e sociais ocorridas no país, as expectativas sobre o profissional professor têm crescido muito e a exigência a estes profissionais do saber é que se adequem de modo a desempenhar diferentes papéis no espaço escolar. Diante disso, observa-se uma grande inquietação, tensão e mal-estar no exercício da docência, gerando crises de identidade nos professores e sérios adoecimentos de ordem física e mental. Considerando que a formação identitária dos professores incide na reflexão de que ser professor engloba diversos outros aspectos além da titulação, podemos afirmar que os desencantos que a profissão vem sofrendo, impactam diretamente na saúde dos professores, ocasionando o adoecimento, que produz restrições temporárias e/ou permanente ao exercício da função abalando diretamente a identidade profissional do professor, surgindo nesse contexto uma nova identidade: a do professor readaptado. Esta dissertação apresenta os resultados da pesquisa que teve como objetivo investigar se após o processo da readaptação funcional dos professores do ensino fundamental I e II há um desencanto com a profissão e uma consequente desconstrução da identidade profissional. O método empregado para realização desta pesquisa do ponto de vista dos objetivos é a pesquisa básica de caráter exploratório, descritivo de abordagem qualitativa, realizada na rede municipal de ensino de um município do litoral norte paulista. A amostra deste estudo se compôs por adesão, por 12 professores readaptados permanentemente. A coleta de dados foi realizada por meio da técnica de questionário semiestruturado. Foram utilizados como referenciais os documentos oficiais da Secretaria Municipal de ensino. Esta investigação buscou a compreensão dos fenômenos educacionais nos pressupostos teórico-metodológicos da Teoria Histórico- Cultural e, ao escrever acerca das identidades (CIAMPA, 1998), (BAUMAN , 1998), abordou a Teoria das identidades profissionais de (DUBAR, 2005)e sociais (TAJFEL, TURNER, 2001) . Os resultados demonstraram que, apesar da readaptação ser uma estratégia para mitigar os problemas que causam sofrimento no professor, esta estratégia não vem alcançando objetivos, uma vez que os professores ao serem readaptados sentem-se tolhidos de sua identidade profissional e excluídos do meio social a qual se prepararam ideológica e profissionalmente para viver por toda sua trajetória profissional. O estudo aponta que são necessárias intervenções e novas políticas públicas para reintegração e acompanhamento psicológico e emocional permanente aos professores que estão em fase de readaptação.Abstract: In the last decades, with the various political, economic and social changes that have taken place in the country, expectations about the professional teacher have grown a lot and the demand for these professionals of knowledge is that they adapt to play different roles in the school space. Faced with this, there is a great concern, tension and malaise in the exercise of teaching, generating crises of identity in the teachers and serious illnesses of physical and mental order. Considering that the teachers' identity formation focuses on the reflection that being a teacher encompasses many other aspects besides titling, we can affirm that the disenchantment that the profession has been suffering directly affect the health of teachers, causing illness, which produces temporary restrictions and / or permanent to the exercise of the function directly affecting the professional identity of the teacher, arising in this context a new identity: that of the teacher readapted. This dissertation presents the results of the research that aimed to investigate whether after the process of the functional readaptation of elementary school teachers I and II there is a disenchantment with the profession and a consequent deconstruction of the professional identity. The method used to carry out this research from the point of view of the objectives is the basic exploratory, descriptive qualitative approach carried out in the municipal school network of a municipality in the north coast of São Paulo. The sample of this study was comprised by adherence, by 12 permanently readapted teachers. Data collection was performed using the semi-structured questionnaire technique. The official documents of the Municipal Department of Education were used as references. This research sought to understand educational phenomena in the theoretical-methodological assumptions of Historical-Cultural Theory and, in writing about identities (CIAMPA, 1998), (BAUMAN, 1998), addressed the Theory of Professional Identities of (DUBAR, 2005) and (TAJFEL, TURNER, 2001). The results showed that, although the readaptation is a strategy to mitigate the problems that cause suffering in the teacher, this strategy does not reach goals, once the teachers when they are readapted they feel blocked of their professional identity and excluded from the social environment to ideologically and professionally prepared to live throughout their professional career. The study points out that interventions and new public policies are necessary for reintegration and permanent psychological and emotional accompaniment to teachers who are in the process of readaptationMade available in DSpace on 2022-04-01T17:16:18Z (GMT). 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