Professores readaptados em um município do litoral norte de SP : mudanças e conflitos em sua identidade profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Gisele Nepomuceno, 1983-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5567
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Rachel Duarte Abdala
id UNITAU_814bf9a6f10a73a09b50403d7793e308
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5567
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Ferreira, Gisele Nepomuceno, 1983-Gallego, Rita de Cássia, 1977-Souza, Mariana Aranha de, 1980-Universidade de Taubaté.Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento HumanoAbdala, Rachel Duarte, 1976-2022-04-01T17:16:18Z2022-04-01T17:16:18Z2017http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5567Orientação: Profa. Dra. Rachel Duarte AbdalaDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano, Taubaté, 2017.Resumo: Nas últimas décadas, com as diversas mudanças políticas, econômicas e sociais ocorridas no país, as expectativas sobre o profissional professor têm crescido muito e a exigência a estes profissionais do saber é que se adequem de modo a desempenhar diferentes papéis no espaço escolar. Diante disso, observa-se uma grande inquietação, tensão e mal-estar no exercício da docência, gerando crises de identidade nos professores e sérios adoecimentos de ordem física e mental. Considerando que a formação identitária dos professores incide na reflexão de que ser professor engloba diversos outros aspectos além da titulação, podemos afirmar que os desencantos que a profissão vem sofrendo, impactam diretamente na saúde dos professores, ocasionando o adoecimento, que produz restrições temporárias e/ou permanente ao exercício da função abalando diretamente a identidade profissional do professor, surgindo nesse contexto uma nova identidade: a do professor readaptado. Esta dissertação apresenta os resultados da pesquisa que teve como objetivo investigar se após o processo da readaptação funcional dos professores do ensino fundamental I e II há um desencanto com a profissão e uma consequente desconstrução da identidade profissional. O método empregado para realização desta pesquisa do ponto de vista dos objetivos é a pesquisa básica de caráter exploratório, descritivo de abordagem qualitativa, realizada na rede municipal de ensino de um município do litoral norte paulista. A amostra deste estudo se compôs por adesão, por 12 professores readaptados permanentemente. A coleta de dados foi realizada por meio da técnica de questionário semiestruturado. Foram utilizados como referenciais os documentos oficiais da Secretaria Municipal de ensino. Esta investigação buscou a compreensão dos fenômenos educacionais nos pressupostos teórico-metodológicos da Teoria Histórico- Cultural e, ao escrever acerca das identidades (CIAMPA, 1998), (BAUMAN , 1998), abordou a Teoria das identidades profissionais de (DUBAR, 2005)e sociais (TAJFEL, TURNER, 2001) . Os resultados demonstraram que, apesar da readaptação ser uma estratégia para mitigar os problemas que causam sofrimento no professor, esta estratégia não vem alcançando objetivos, uma vez que os professores ao serem readaptados sentem-se tolhidos de sua identidade profissional e excluídos do meio social a qual se prepararam ideológica e profissionalmente para viver por toda sua trajetória profissional. O estudo aponta que são necessárias intervenções e novas políticas públicas para reintegração e acompanhamento psicológico e emocional permanente aos professores que estão em fase de readaptação.Abstract: In the last decades, with the various political, economic and social changes that have taken place in the country, expectations about the professional teacher have grown a lot and the demand for these professionals of knowledge is that they adapt to play different roles in the school space. Faced with this, there is a great concern, tension and malaise in the exercise of teaching, generating crises of identity in the teachers and serious illnesses of physical and mental order. Considering that the teachers' identity formation focuses on the reflection that being a teacher encompasses many other aspects besides titling, we can affirm that the disenchantment that the profession has been suffering directly affect the health of teachers, causing illness, which produces temporary restrictions and / or permanent to the exercise of the function directly affecting the professional identity of the teacher, arising in this context a new identity: that of the teacher readapted. This dissertation presents the results of the research that aimed to investigate whether after the process of the functional readaptation of elementary school teachers I and II there is a disenchantment with the profession and a consequent deconstruction of the professional identity. The method used to carry out this research from the point of view of the objectives is the basic exploratory, descriptive qualitative approach carried out in the municipal school network of a municipality in the north coast of São Paulo. The sample of this study was comprised by adherence, by 12 permanently readapted teachers. Data collection was performed using the semi-structured questionnaire technique. The official documents of the Municipal Department of Education were used as references. This research sought to understand educational phenomena in the theoretical-methodological assumptions of Historical-Cultural Theory and, in writing about identities (CIAMPA, 1998), (BAUMAN, 1998), addressed the Theory of Professional Identities of (DUBAR, 2005) and (TAJFEL, TURNER, 2001). The results showed that, although the readaptation is a strategy to mitigate the problems that cause suffering in the teacher, this strategy does not reach goals, once the teachers when they are readapted they feel blocked of their professional identity and excluded from the social environment to ideologically and professionally prepared to live throughout their professional career. The study points out that interventions and new public policies are necessary for reintegration and permanent psychological and emotional accompaniment to teachers who are in the process of readaptationMade available in DSpace on 2022-04-01T17:16:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gisele Nepomuceno Ferreira.pdf: 1883239 bytes, checksum: ba5d775313e50a5143789e1926752c63 (MD5) Previous issue date: 20171 recurso online (142 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Desenvolvimento humanoProfessoresReadaptação profissionalIdentidade profissionalProfessores readaptados em um município do litoral norte de SP : mudanças e conflitos em sua identidade profissionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALGisele Nepomuceno Ferreira.pdfapplication/pdf1883239http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5567/1/Gisele%20Nepomuceno%20Ferreira.pdfba5d775313e50a5143789e1926752c63MD5120.500.11874/55672022-05-19 15:26:17.548oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5567Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:17Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Professores readaptados em um município do litoral norte de SP : mudanças e conflitos em sua identidade profissional
title Professores readaptados em um município do litoral norte de SP : mudanças e conflitos em sua identidade profissional
spellingShingle Professores readaptados em um município do litoral norte de SP : mudanças e conflitos em sua identidade profissional
Ferreira, Gisele Nepomuceno, 1983-
Desenvolvimento humano
Professores
Readaptação profissional
Identidade profissional
title_short Professores readaptados em um município do litoral norte de SP : mudanças e conflitos em sua identidade profissional
title_full Professores readaptados em um município do litoral norte de SP : mudanças e conflitos em sua identidade profissional
title_fullStr Professores readaptados em um município do litoral norte de SP : mudanças e conflitos em sua identidade profissional
title_full_unstemmed Professores readaptados em um município do litoral norte de SP : mudanças e conflitos em sua identidade profissional
title_sort Professores readaptados em um município do litoral norte de SP : mudanças e conflitos em sua identidade profissional
author Ferreira, Gisele Nepomuceno, 1983-
author_facet Ferreira, Gisele Nepomuceno, 1983-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Gallego, Rita de Cássia, 1977-
Souza, Mariana Aranha de, 1980-
Universidade de Taubaté.Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Gisele Nepomuceno, 1983-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Abdala, Rachel Duarte, 1976-
contributor_str_mv Abdala, Rachel Duarte, 1976-
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento humano
Professores
Readaptação profissional
Identidade profissional
topic Desenvolvimento humano
Professores
Readaptação profissional
Identidade profissional
description Orientação: Profa. Dra. Rachel Duarte Abdala
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-01T17:16:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-01T17:16:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5567
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (142 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5567/1/Gisele%20Nepomuceno%20Ferreira.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ba5d775313e50a5143789e1926752c63
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844393908371456