Transtornos mentais e comportamentais em docentes readaptados
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNITAU |
Texto Completo: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6527 |
Resumo: | Orientação: Prof. Dr. Renato de Sousa Almeida. |
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Ortega, Auro Fábio Bornia, 1962-Neves, Lucas MeloAbdala, Rachel Duarte, 1976-Universidade de Taubaté.Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento HumanoAlmeida, Renato de Sousa, 1972-2023-08-14T19:51:29Z2023-08-14T19:51:29Z2022http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6527Orientação: Prof. Dr. Renato de Sousa Almeida.Dissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano, Taubaté, 2022.Resumo: O tema abordado nesta pesquisa trata dos Transtornos Mentais e Comportamentais Relacionados ao Trabalho, no que se refere ao absenteísmo e a readaptação ao trabalho de professores da rede Municipal de Ensino de uma cidade do vale do Paraíba. O objetivo geral é compreender o absenteísmo-doença em docentes que ocorre pelo processo de afastamento (tratamento/acompanhamento psiquiátrico) e as razões pelas quais os docentes da rede municipal de ensino retornam ao trabalho como readaptados. Trata-se de uma descritiva, exploratória qualitativa. A pesquisa se delimitou ao universo dos professores readaptados, no recorte temporal de agosto/2019 a agosto/2020 (24 participantes), com histórico de afastamento / licença médica do trabalho no ano anterior. No momento da coleta de dados - estavam ativos readaptados, ou seja, desenvolviam seu trabalho fora da sala de aula. Quanto aos instrumentos de pesquisa a análise documental foi realizada junto à Secretaria Municipal de Educação e Divisão de Perícias Médicas; roteiro para entrevista individual realizada com 6 professores readaptados; roteiro para grupo focal com 6 professores readaptados. O questionário, enviado para 28 professores, foi delineado com cinco blocos de questões. Bloco I apresentou informações sobre as características sociodemográficas, comportamento relacionado à saúde e relato de morbidade crônica. Bloco II abordou a inserção no trabalho e carga horária. Bloco III experiência com a violência na escola. Bloco IV a percepção dos professores quanto ao material pedagógico disponível e às condições das salas de aula (iluminação, ventilação e o nível de ruído). Bloco V General Health Questionnaire-12 (GHQ-12 - Questionário de Saúde Geral-12 (QSG-12), o qual tem como objetivo identificar a existência de transtornos mentais entre professores. Os dados qualitativos das entrevistas e dos grupos focais foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados demonstram que o ambiente físico e a gestão escolar devem andar em sintonia para acolher os servidores professores municipais afastados (absenteísmo) por Transtornos Mentais e Comportamentais (TMC) - (CID-10-F), assim como o retorno (readaptação) ao trabalho. Conclui-se com a afirmação de que o processo que se inicia com o mal-estar passa pelo adoecimento e acaba com o docente readaptado impacta diretamente a identidade profissional destes indivíduos, levando-os ao desejo de abandono da profissão. Como profissionais readaptados são estigmatizados, discriminados e desvalorizados no grupo social, o que deteriora sua qualidade de vida e suas relações interpessoais.Abstract: The topic addressed in this research deals with Work-Related Mental and Behavioral Disorders, about absenteeism and the readaptation to work of teachers in the Municipal Education network of a city in the Paraíba valley. The general objective is to understand the absenteeism-illness in teachers that occurs due to the process of removal (psychiatric treatment/monitoring) and the reasons why teachers from the municipal school system return to work as readapted. It is a descriptive, exploratory qualitative. The research was limited to the universe of readapted teachers, in the time frame from August/2019 to August/2020 (24 participants), with a history of sick leave from work in the previous year. At the time of data collection - they were active readapted, that is, they developed their work outside the classroom. As for the research instruments, the document analysis was carried out with the Municipal Department of Education and Division of Medical Expertise; script for individual interview conducted with 6 readapted teachers; script for focus group with 6 readapted teachers. The questionnaire, sent to 28 teachers, was designed with five blocks of questions. Block I presented information on sociodemographic characteristics, health-related behavior, and reports of chronic morbidity. Block II addressed the insertion at work and workload. Block III experience with violence at school. Block IV the teachers' perception of the pedagogical material available and the conditions of the classrooms (lighting, ventilation, and noise level). Block V General Health Questionnaire-12 (GHQ-12 - General Health Questionnaire-12 (GHQ-12), which aims to identify the existence of mental disorders among teachers. Qualitative data from interviews and focus groups were analyzed using the content analysis technique. The results demonstrate that the physical environment and school management must go hand in hand to welcome municipal teachers on leave (absenteeism) due to Mental and Behavioral Disorders (CMD) - (ICD-10-F), as well as the return (readaptation) to school job. It concludes with the statement that the process that begins with the malaise goes through illness and ends with the readapted teacher directly impacts the professional identity of these individuals, leading them to the desire to abandon the profession. As readapted professionals, they are stigmatized, discriminated against, and devalued in the social group, which deteriorates their quality of life and their interpersonal relationships.Made available in DSpace on 2023-08-14T19:51:29Z (GMT). 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