Programa institucional de bolsa de iniciação à docência nas instituições de ensino superior de Imperatriz - MA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Ubiracy Ferreira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4069
Resumo: Orientação: Prof. Dr. José Luís Gomes da Silva
id UNITAU_85d811f158e85d4a175bfd35eab80707
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/4069
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Campos, Ubiracy FerreiraAraújo, Elvira Aparecida Simões de, 1962-Heringer, Benedita Hirene de FrançaUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em AdministraçãoSilva, José Luís Gomes da2021-08-10T16:35:40Z2021-08-10T16:35:40Z2016http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4069Orientação: Prof. Dr. José Luís Gomes da SilvaDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Departamento de Gestão e Negócios, Taubaté, 2016.Resumo: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES desde 2007, propõe-se a estreitar as distâncias entre a teoria e a práxis na formação docente. Acredita-se que a adesão das IES ao PIBID oportunizará ao aluno de licenciatura vivências de caráter prático no tocante à sua formação, uma vez que este poderá transitar pelas vias da teoria e da prática com todo o suporte necessário para a sua formação. Diante disso, o presente trabalho se propõe a caracterizar o papel do PIBID na formação docente nos cursos de licenciatura das IES públicas na cidade de Imperatriz – MA. De acordo com a finalidade o estudo é considerado como exploratório com abordagem quantitativa. Foi realizada uma pesquisa de campo em duas IES públicas de Imperatriz ativas no programa de acordo com o edital nº 61/2013.A área de realização foi a cidade de Imperatriz – MA e fizeram parte do estudo 9 coordenadores de área e 64 alunos bolsistas. Os dados foram coletados por meio de questionários e os resultados obtidos foram submetidos ao tratamento estatístico por meio dos softwares Microsoft Excel 2013 e Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Foram identificados 5 subprojetos em andamento. Os professores Coordenadores de Área, assim como os alunos bolsistas percebem e reconhecem no PIBID um excelente programa para aproximar a teoria com a práxis, além de estimular o desenvolvimento de novas metodologias e de práticas inovadoras ensino. Os atores participantes deste estudo sinalizaram plena satisfação em participar do Programa, principalmente em relação à ampliação das possibilidades de intervenção e reflexão das práxis pedagógicas, além de o PIBID representar um laboratório para tal finalidade. Desse modo, o PIBID é um programa que contribui de modo relevante à formação docente nos cursos de licenciatura das IES pesquisadas.Abstract: The Institutional Scholarship Program Introduction to Teaching - (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID) developed by Higher Education Personnel Improvement Coordination (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES) since 2007, proposed to narrow the gap between theory and practice in the teacher’s graduation. It is believed that the adhesion of the IES to PIBID will giveto the student undergraduate practical experiences regarding their training, since this can move the paths of theory and practice with all the necessary support for their graduation. Thus, this study aims to characterize the role of PIBID in teacher graduation in programs of public college education institutions in the city of Imperatriz - MA. According to the study’s purpose it is considered as exploratory with a quantitative approach. A field survey was conducted in two active public college education institutions Imperatriz in the program according to the notice Nº. 61/2013. The holding area was the city of Imperatriz - MA and were part of the study 9 area coordinators and 64 scholarship students. The data were collected through questionnaires and the results were submitted to statistical analysis through Microsoft Excel 2013 and Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). They identified 5 sub-projects in progress. The Area Coordinators teachers, as well as scholarship students perceive and recognize PIBID as an excellent program to approximate theory and practice, besides encourage the development of new methodologies and innovative teaching practices. The actors involved in this study signaled satisfaction in participating in the program, especially in relation to the expansion of intervention possibilities and reflection of the praxis, and the PIBID be an laboratory for this purpose.Thereby, the PIBID is a program that contributes so relevant to teacher education in degree courses of the Institution of Higher Education surveyed.Made available in DSpace on 2021-08-10T16:35:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Ubiracy versao final (2).pdf: 1898849 bytes, checksum: b05fe1f14e7f490a26ce92fcd7350a9e (MD5) Previous issue date: 20161 recurso online (98 f.) : il.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em AdministraçãoUNITAUDepartamento de Gestão e NegóciosRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALPIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à DocênciaGestão de qualificaçãoGestão educacionalGestão pedagógicaPrograma institucional de bolsa de iniciação à docência nas instituições de ensino superior de Imperatriz - MAIn institute scholarship initiation program to teaching in institutions of higher education Imperatriz - MAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALDissertacao Ubiracy versao final (2).pdfapplication/pdf1898849http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/4069/1/Dissertacao%20Ubiracy%20versao%20final%20%282%29.pdfb05fe1f14e7f490a26ce92fcd7350a9eMD5120.500.11874/40692021-08-23 13:01:42.02oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/4069Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2021-08-23T16:01:42Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Programa institucional de bolsa de iniciação à docência nas instituições de ensino superior de Imperatriz - MA
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv In institute scholarship initiation program to teaching in institutions of higher education Imperatriz - MA
title Programa institucional de bolsa de iniciação à docência nas instituições de ensino superior de Imperatriz - MA
spellingShingle Programa institucional de bolsa de iniciação à docência nas instituições de ensino superior de Imperatriz - MA
Campos, Ubiracy Ferreira
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Gestão de qualificação
Gestão educacional
Gestão pedagógica
title_short Programa institucional de bolsa de iniciação à docência nas instituições de ensino superior de Imperatriz - MA
title_full Programa institucional de bolsa de iniciação à docência nas instituições de ensino superior de Imperatriz - MA
title_fullStr Programa institucional de bolsa de iniciação à docência nas instituições de ensino superior de Imperatriz - MA
title_full_unstemmed Programa institucional de bolsa de iniciação à docência nas instituições de ensino superior de Imperatriz - MA
title_sort Programa institucional de bolsa de iniciação à docência nas instituições de ensino superior de Imperatriz - MA
author Campos, Ubiracy Ferreira
author_facet Campos, Ubiracy Ferreira
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Araújo, Elvira Aparecida Simões de, 1962-
Heringer, Benedita Hirene de França
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Administração
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Ubiracy Ferreira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, José Luís Gomes da
contributor_str_mv Silva, José Luís Gomes da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Gestão de qualificação
Gestão educacional
Gestão pedagógica
dc.subject.por.fl_str_mv PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Gestão de qualificação
Gestão educacional
Gestão pedagógica
description Orientação: Prof. Dr. José Luís Gomes da Silva
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-10T16:35:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-10T16:35:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4069
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4069
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (98 f.) : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Gestão e Negócios
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/4069/1/Dissertacao%20Ubiracy%20versao%20final%20%282%29.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b05fe1f14e7f490a26ce92fcd7350a9e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263157280374784