Hyper english : estudo de um ambiente virtual de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Renata Marques Roberto, 1980-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6977
Resumo: Orientação: Prof. Dr. Carlos Alberto de Oliveira.
id UNITAU_8a51132a112904e6ceefd73c40ae2edc
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/6977
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Moreira, Renata Marques Roberto, 1980-Quast, Karin, 1959-Prados, Rosália Maria NettoUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaOliveira, Carlos Alberto de, 1945-2024-03-15T21:20:58Z2024-03-15T21:20:58Z2023http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6977Orientação: Prof. Dr. Carlos Alberto de Oliveira.Dissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2023.Resumo: A presente dissertação intitulada Hyper English: Estudo de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) tem por objetivo verificar se esta plataforma é eficiente para o ensino online da Língua Inglesa, bem como usável e interativa, conforme afirma a propaganda de apresentação deste AVA ("Inglês online eficiente"; "Aulões interativos"). De acordo com a Norma ISO 13407, de 1999 e 9241 - 210, de 2011, para que um AVA seja eficiente é essencial que apresente duas características: Usabilidade e Interatividade. Por esse motivo, foi feita uma análise a fim de identificar se tais características estão presentes no AVA em estudo. Os dados foram analisados à luz das concepções de Interatividade, difundidas por Silva (2004), Batista (2008), Abreu (2010), Primo (2003), Beauchamp e Kennewell (2010) e de Usabilidade, conceituadas por Loranger (2007), Nielsen (2000) e Dias (2003). Os procedimentos metodológicos seguiram a seguinte dinâmica: a pesquisadora vivenciou a experiência de aluna, utilizando, de forma crítica, todas as ferramentas oferecidas pela plataforma. Tal interação foi realizada no período de quatro meses, proporcionados por responsáveis pelo AVA, que viabilizaram o acesso de forma gratuita para que a pesquisa fosse realizada. Foi feita uma coleta de dados, e, posteriormente, uma análise observando os critérios relativos à Interatividade e Usabilidade. A partir dos resultados obtidos, detectou-se que o Ambiente Virtual de Aprendizagem da Língua Inglesa Hyper English é, de fato, interativo e de fácil acesso e execução (usável), comprovando-se, portanto, que realmente trata-se de um AVA eficiente ao ensino da Língua Inglesa na modalidade online.Abstract: The current dissertation entitled as Hyper English: Study of a Virtual Learning Environment has as a goal, to check if this platform is efficient to the Online English Language Teaching, and check if it is Usefull and Interactive, as its marketing of presentation affirms ("Online and efficient English"; "Interactive Classes"). Therefore, it will be done an analyses aiming to identify if the following features, defined to ISO 13407, from 1999 and ISO 9241 - 210, from 2011, as essential for a VLE be efficient, are in the VLE in study: Interactivity and Usability. The data was analyzed under the conceptions of Interactivity of Silva (2004), Batista (2008), Abreu (2010), Primo (2003), Beauchamp e Kennewell (2010); the conceptions and Usability, done by Loranger (2007), Nielsen (2000) and Dias (2003). The methodological procedures followed the ensuing dynamic: the researcher lived the experience of a student, using, in a critical manner, all the tools offered by the VLE. It was realized during the period of four months, offered by the responsible for the platform, that made free the access, enabling the achievement of this research. It was done a data collect and, posteriorly, an analyses checking the criteria related to Interactivity and Usability. From the results, it was detected that the VLE in study, really presents the characteristics pointed in this text; that is, the platform is, in fact, easy to use and interactive, proving , therefore, that it really treats of a plataform efficient to the teaching of the English Language in the online manner.Made available in DSpace on 2024-03-15T21:20:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DM Renata Marques Roberto Moreira.pdf: 5573780 bytes, checksum: 3a336e83341201e37fd48be6b4a4edc3 (MD5) Previous issue date: 20231 recurso online (135 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Ambiente virtualInteratividade virtualUsabilidadeAprendizagemHyper english : estudo de um ambiente virtual de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALDM Renata Marques Roberto Moreira.pdfapplication/pdf5573780http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/6977/1/DM%20Renata%20Marques%20Roberto%20Moreira.pdf3a336e83341201e37fd48be6b4a4edc3MD5120.500.11874/69772024-03-15 18:20:58.649oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/6977Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2024-03-15T21:20:58Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Hyper english : estudo de um ambiente virtual de aprendizagem
title Hyper english : estudo de um ambiente virtual de aprendizagem
spellingShingle Hyper english : estudo de um ambiente virtual de aprendizagem
Moreira, Renata Marques Roberto, 1980-
Ambiente virtual
Interatividade virtual
Usabilidade
Aprendizagem
title_short Hyper english : estudo de um ambiente virtual de aprendizagem
title_full Hyper english : estudo de um ambiente virtual de aprendizagem
title_fullStr Hyper english : estudo de um ambiente virtual de aprendizagem
title_full_unstemmed Hyper english : estudo de um ambiente virtual de aprendizagem
title_sort Hyper english : estudo de um ambiente virtual de aprendizagem
author Moreira, Renata Marques Roberto, 1980-
author_facet Moreira, Renata Marques Roberto, 1980-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Quast, Karin, 1959-
Prados, Rosália Maria Netto
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Renata Marques Roberto, 1980-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Carlos Alberto de, 1945-
contributor_str_mv Oliveira, Carlos Alberto de, 1945-
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente virtual
Interatividade virtual
Usabilidade
Aprendizagem
topic Ambiente virtual
Interatividade virtual
Usabilidade
Aprendizagem
description Orientação: Prof. Dr. Carlos Alberto de Oliveira.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-15T21:20:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-03-15T21:20:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6977
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (135 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/6977/1/DM%20Renata%20Marques%20Roberto%20Moreira.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3a336e83341201e37fd48be6b4a4edc3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797157779186647040