Competências leitoras em foco : o ensino de literatura no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Heloisa Souza
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/747
Resumo: Orientações: Profa. Dra. Vera Lúcia Batalha de Siqueira Renda
id UNITAU_8a5196cf2a7edd791f7b72978ea93d09
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/747
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Oliveira, Maria Heloisa SouzaCampos, Maria Inês Batista, 1954-Puzzo, Miriam BauabUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaRenda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira, 1951-2023-05-29T12:49:28Z2023-05-29T12:49:28Z2013http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/747Orientações: Profa. Dra. Vera Lúcia Batalha de Siqueira RendaDissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2013.Resumo: Os desafios que circundam a educação nacional são incontáveis, principalmente se considerarmos as muitas áreas do conhecimento com as quais se estrutura o currículo das escolas brasileiras. Por todos os lados, docentes e discentes estão imersos em orientações variadas e muitas vezes contraditórias para a construção de conhecimentos múltiplos. O resultado desta dinâmica é um processo educacional paradoxal em sua essência e com índices de aproveitamento para os estudos nem sempre positivos. As avaliações institucionais propostas anualmente acabam por ratificar esta realidade e por revelar o quanto as propostas metodológicas efetivadas nas salas de aula por todo o país estão distantes de promover os resultados de excelência tão almejados. Nesse sentido, são iminentes discussões acadêmicas das quais possam emergir sugestões de trabalho metodológico que, distantes do ideal da resolução total de problemas, possam, ao contrário inspirar novas propostas para que a educação seja, efetivamente, forma de equalização das desigualdades sociais. Em consonância com esta perspectiva colaborativa, este estudo volta seu olhar para a problemática do ensino de literatura no Ensino Médio tendo, como principal objetivo a composição de uma sugestão de atividade para a fomentação da leitura literária e com vistas à formação do leitor crítico. Com o aporte teórico deste estudo, buscou-se mostrar que o trabalho com a literatura está intimamente ligado ao ensino de estratégias de leitura, pois, diferente das tradicionais aulas de Historiografia Literária, o que se deve propor aos alunos, nesta etapa final da educação básica, é um trabalho voltado à leitura, no qual o texto artístico é o alvo de apreciação - e não apenas o seu contexto, autor ou estética à qual se filia - e o leitor é, ainda, motivado a lançar mão de estratégias para sua compreensão. Além da teorização, esta pesquisa conta, ainda, com dados coletados em campo a partir da aplicação de questionários em uma escola pública do Vale do Paraíba. O entrelaçamento entre os aspectos teóricos e práticos que compõem este estudo culminam com a proposição de uma sequência didática para a leitura de um poema pessoano, no qual ganham destaque as possibilidades de promover o contato com o gênero literário, apontando como alvo de dificuldades de entendimento pelos sujeitos de pesquisa, ao mesmo tempo em que se promove a mobilização para o uso de estratégias de leitura por parte do aluno/leitor.Abstract: The challenges surrounding the national education are countless, especially considering the many areas of knowledge with which the curriculum of Brazilian schools are structured. On all sides teachers and students are immersed in various orientations and often contradictory to the construction of multiple knowledge. The result of this dynamic is a paradoxical educational process in its essence and with indexes of improvement in studies not always positive. The institutional evaluations proposed each year end up ratifying this reality and revealing how the proposed methodological effect in classrooms across the country are distant from promoting the excellence so desired. In this sense, academic discussions are imminent, which may arise suggestions of methodological work that far from the ideal of full resolution of problems, can, unlike, inspire news proposals so that the education is, effectively, an equalization of social inequalities. In harmony with this collaborative approach, this study focuses the problem of teaching Literature in high school and has as main goal the composition of a suggestion of activity to promote the literacy reading and aimed at the formation of the critical reader with the theoretical contributions of this study, we sought to show that working with the literature is closely linked to teaching reading strategies because, unlike traditional Literary Historiography classes, what must be proposed to the students in this final stage of basic education, is a work aimed at the reading in which the artistic text is the target of appreciation and not just its context, author or esthetic to which it is joined and the reader is still motivated to make use of strategies for understanding. Besides theorizing, this research also counts with data collected in field from the application of questionnaires in a public school in Vale do Paraiba. The link between the theoretical and practical aspects that compose this study culminate with the proposition of a didactic sequence for reading a pessoano poem, in which possibilities are highlighted to promote contact with the literacy genre, named as the target of comprehension difficulties by the subjects of study while it promotes the mobilization for the use of reading strategic by the leaner/ reader.Made available in DSpace on 2023-05-29T12:49:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria Heloisa Souza Oliveira.pdf: 1947768 bytes, checksum: b2a909e6448c2bb3cf065840801fdac8 (MD5) Previous issue date: 2013118f. : il.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.LiteraturaLeituraEnsino médioCompetências leitoras em foco : o ensino de literatura no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMaria Heloisa Souza Oliveira.pdfapplication/pdf1947768http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/747/1/Maria%20Heloisa%20Souza%20Oliveira.pdfb2a909e6448c2bb3cf065840801fdac8MD5120.500.11874/7472023-05-29 09:49:28.754oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/747Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2023-05-29T12:49:28Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Competências leitoras em foco : o ensino de literatura no ensino médio
title Competências leitoras em foco : o ensino de literatura no ensino médio
spellingShingle Competências leitoras em foco : o ensino de literatura no ensino médio
Oliveira, Maria Heloisa Souza
Literatura
Leitura
Ensino médio
title_short Competências leitoras em foco : o ensino de literatura no ensino médio
title_full Competências leitoras em foco : o ensino de literatura no ensino médio
title_fullStr Competências leitoras em foco : o ensino de literatura no ensino médio
title_full_unstemmed Competências leitoras em foco : o ensino de literatura no ensino médio
title_sort Competências leitoras em foco : o ensino de literatura no ensino médio
author Oliveira, Maria Heloisa Souza
author_facet Oliveira, Maria Heloisa Souza
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Campos, Maria Inês Batista, 1954-
Puzzo, Miriam Bauab
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria Heloisa Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Renda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira, 1951-
contributor_str_mv Renda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira, 1951-
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Leitura
Ensino médio
topic Literatura
Leitura
Ensino médio
description Orientações: Profa. Dra. Vera Lúcia Batalha de Siqueira Renda
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-29T12:49:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-29T12:49:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/747
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/747
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 118f. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/747/1/Maria%20Heloisa%20Souza%20Oliveira.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b2a909e6448c2bb3cf065840801fdac8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844395455021056