Mediação de leituras literárias no ensino médio: a intertextualidade como recurso na formação de leitores críticos de obras clássicas da literatura brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3780 |
Resumo: | No contexto do Ensino Médio, a interação dos estudantes com as obras literárias clássicas torna-se um desafio quanto ao interesse e ao engajamento dos discentes para práticas significativas de leituras literárias, já que grande parte das aulas de literatura fundamenta-se em abordagens tradicionais e enfoques anacrônicos. No Ensino Médio, a ênfase no estudo da História de Literatura é priorizada, e, muitas vezes, a leitura crítica da obra literária fica em segundo plano diante da preocupação em elencar autores e obras em períodos literários e blocos monolíticos. A presente investigação tem como objetivo geral desenvolver reflexões teórico-metodológicas sobre a mediação de leituras literárias no Ensino Médio, considerando a abordagem intertextual na formação de leitores críticos de obras clássicas da literatura brasileira, com o intento de produzir reflexões que visem a uma melhor mediação e contato dos estudantes leitores com as obras literárias. Quanto ao aporte teórico, a pesquisa está norteada por abordagens que discutem eixos temáticos, como: ensino de literatura (ROUXEL, 2013), (SILVA, 2003), (ZILBERMAN, 2001); letramentos literários (COSSON, 2010), leitura dos clássicos (CALVINO,1993) e abordagem intertextual na formação de leitores (ARAÚJO; LOBO-SOUSA, 2009); (KRISTEVA ,1974). Em termos metodológicos, foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura, ancorada em uma abordagem qualitativa, procurando desenvolver reflexões teórico-metodológicas sobre a mediação de leituras literárias no Ensino Médio. Considerando os resultados da Revisão Sistemática realizada, os trabalhos analisados, que tinham como eixo temático a mediação literária, foram unânimes em relação a expor práticas centradas em sala de aula, sem instigar os alunos, só em expor conteúdos que eram memorizados, priorizando-se avaliações e notas. Nesse sentido, a educação literária era minimizada a uma simples aprendizagem de características, datas, autores de escolas literárias, nunca proporcionando uma ligação estreita com a leitura das obras. Propomos a valorização da intertextualidade como recurso importante no processo de formação de leitores, tendo em vista o diálogo entre as obras a serem lidas e outros diversos textos que estão inseridos na contemporaneidade. A estratégia de leitura intertextual pode ser aliada na mediação literária para aproximar os estudantes das obras clássicas da literatura brasileira. |
id |
UFRPE_eb336096d94d33c277e39ba428025a9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/3780 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
Mediação de leituras literárias no ensino médio: a intertextualidade como recurso na formação de leitores críticos de obras clássicas da literatura brasileiraLiteratura clássicaLeitura (Ensino médio)IntertextualidadeNo contexto do Ensino Médio, a interação dos estudantes com as obras literárias clássicas torna-se um desafio quanto ao interesse e ao engajamento dos discentes para práticas significativas de leituras literárias, já que grande parte das aulas de literatura fundamenta-se em abordagens tradicionais e enfoques anacrônicos. No Ensino Médio, a ênfase no estudo da História de Literatura é priorizada, e, muitas vezes, a leitura crítica da obra literária fica em segundo plano diante da preocupação em elencar autores e obras em períodos literários e blocos monolíticos. A presente investigação tem como objetivo geral desenvolver reflexões teórico-metodológicas sobre a mediação de leituras literárias no Ensino Médio, considerando a abordagem intertextual na formação de leitores críticos de obras clássicas da literatura brasileira, com o intento de produzir reflexões que visem a uma melhor mediação e contato dos estudantes leitores com as obras literárias. Quanto ao aporte teórico, a pesquisa está norteada por abordagens que discutem eixos temáticos, como: ensino de literatura (ROUXEL, 2013), (SILVA, 2003), (ZILBERMAN, 2001); letramentos literários (COSSON, 2010), leitura dos clássicos (CALVINO,1993) e abordagem intertextual na formação de leitores (ARAÚJO; LOBO-SOUSA, 2009); (KRISTEVA ,1974). Em termos metodológicos, foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura, ancorada em uma abordagem qualitativa, procurando desenvolver reflexões teórico-metodológicas sobre a mediação de leituras literárias no Ensino Médio. Considerando os resultados da Revisão Sistemática realizada, os trabalhos analisados, que tinham como eixo temático a mediação literária, foram unânimes em relação a expor práticas centradas em sala de aula, sem instigar os alunos, só em expor conteúdos que eram memorizados, priorizando-se avaliações e notas. Nesse sentido, a educação literária era minimizada a uma simples aprendizagem de características, datas, autores de escolas literárias, nunca proporcionando uma ligação estreita com a leitura das obras. Propomos a valorização da intertextualidade como recurso importante no processo de formação de leitores, tendo em vista o diálogo entre as obras a serem lidas e outros diversos textos que estão inseridos na contemporaneidade. A estratégia de leitura intertextual pode ser aliada na mediação literária para aproximar os estudantes das obras clássicas da literatura brasileira.BrasilSilva, Ivanda Maria Martinshttp://lattes.cnpq.br/5500081198281785http://lattes.cnpq.br/8436216704557833Silva, Rosane de Brito2023-01-19T15:49:42Z2023-01-19T15:49:42Z2021-08-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis42 f.application/pdfSILVA, Rosane de Brito. Mediação de leituras literárias no ensino médio: a intertextualidade como recurso na formação de leitores críticos de obras clássicas da literatura brasileira. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3780porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.ptopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-01-19T15:50:01Zoai:dspace:123456789/3780Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-01-19T15:50:01Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mediação de leituras literárias no ensino médio: a intertextualidade como recurso na formação de leitores críticos de obras clássicas da literatura brasileira |
title |
Mediação de leituras literárias no ensino médio: a intertextualidade como recurso na formação de leitores críticos de obras clássicas da literatura brasileira |
spellingShingle |
Mediação de leituras literárias no ensino médio: a intertextualidade como recurso na formação de leitores críticos de obras clássicas da literatura brasileira Silva, Rosane de Brito Literatura clássica Leitura (Ensino médio) Intertextualidade |
title_short |
Mediação de leituras literárias no ensino médio: a intertextualidade como recurso na formação de leitores críticos de obras clássicas da literatura brasileira |
title_full |
Mediação de leituras literárias no ensino médio: a intertextualidade como recurso na formação de leitores críticos de obras clássicas da literatura brasileira |
title_fullStr |
Mediação de leituras literárias no ensino médio: a intertextualidade como recurso na formação de leitores críticos de obras clássicas da literatura brasileira |
title_full_unstemmed |
Mediação de leituras literárias no ensino médio: a intertextualidade como recurso na formação de leitores críticos de obras clássicas da literatura brasileira |
title_sort |
Mediação de leituras literárias no ensino médio: a intertextualidade como recurso na formação de leitores críticos de obras clássicas da literatura brasileira |
author |
Silva, Rosane de Brito |
author_facet |
Silva, Rosane de Brito |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Ivanda Maria Martins http://lattes.cnpq.br/5500081198281785 http://lattes.cnpq.br/8436216704557833 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rosane de Brito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura clássica Leitura (Ensino médio) Intertextualidade |
topic |
Literatura clássica Leitura (Ensino médio) Intertextualidade |
description |
No contexto do Ensino Médio, a interação dos estudantes com as obras literárias clássicas torna-se um desafio quanto ao interesse e ao engajamento dos discentes para práticas significativas de leituras literárias, já que grande parte das aulas de literatura fundamenta-se em abordagens tradicionais e enfoques anacrônicos. No Ensino Médio, a ênfase no estudo da História de Literatura é priorizada, e, muitas vezes, a leitura crítica da obra literária fica em segundo plano diante da preocupação em elencar autores e obras em períodos literários e blocos monolíticos. A presente investigação tem como objetivo geral desenvolver reflexões teórico-metodológicas sobre a mediação de leituras literárias no Ensino Médio, considerando a abordagem intertextual na formação de leitores críticos de obras clássicas da literatura brasileira, com o intento de produzir reflexões que visem a uma melhor mediação e contato dos estudantes leitores com as obras literárias. Quanto ao aporte teórico, a pesquisa está norteada por abordagens que discutem eixos temáticos, como: ensino de literatura (ROUXEL, 2013), (SILVA, 2003), (ZILBERMAN, 2001); letramentos literários (COSSON, 2010), leitura dos clássicos (CALVINO,1993) e abordagem intertextual na formação de leitores (ARAÚJO; LOBO-SOUSA, 2009); (KRISTEVA ,1974). Em termos metodológicos, foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura, ancorada em uma abordagem qualitativa, procurando desenvolver reflexões teórico-metodológicas sobre a mediação de leituras literárias no Ensino Médio. Considerando os resultados da Revisão Sistemática realizada, os trabalhos analisados, que tinham como eixo temático a mediação literária, foram unânimes em relação a expor práticas centradas em sala de aula, sem instigar os alunos, só em expor conteúdos que eram memorizados, priorizando-se avaliações e notas. Nesse sentido, a educação literária era minimizada a uma simples aprendizagem de características, datas, autores de escolas literárias, nunca proporcionando uma ligação estreita com a leitura das obras. Propomos a valorização da intertextualidade como recurso importante no processo de formação de leitores, tendo em vista o diálogo entre as obras a serem lidas e outros diversos textos que estão inseridos na contemporaneidade. A estratégia de leitura intertextual pode ser aliada na mediação literária para aproximar os estudantes das obras clássicas da literatura brasileira. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-21 2023-01-19T15:49:42Z 2023-01-19T15:49:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Rosane de Brito. Mediação de leituras literárias no ensino médio: a intertextualidade como recurso na formação de leitores críticos de obras clássicas da literatura brasileira. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3780 |
identifier_str_mv |
SILVA, Rosane de Brito. Mediação de leituras literárias no ensino médio: a intertextualidade como recurso na formação de leitores críticos de obras clássicas da literatura brasileira. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3780 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt openAccess info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
42 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1809277161225322496 |