Ensino de inglês em escola pública : uma proposta dialética e comunicativa
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
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Castro, Leonardo Sarmento Travincas deAbud, Maria José Milharezi, 1942-Lucks, Patricia TosquiUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaQuast, Karin, 1959-2022-03-24T11:51:53Z2022-03-24T11:51:53Z2017http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5502Orientação: Profa. Dra. Karin QuastDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, Taubaté, 2017.Resumo: O presente trabalho trata de uma proposta de ensino de inglês direcionada para escolas públicas de nível básico e que se fundamenta em preceitos da dialética marxista e na abordagem comunicativa. As Diretrizes Curriculares do Estado do Maranhão (MARANHÃO, 2014) sugerem que professores, independentemente da disciplina com que trabalhem, adotem fundamentos didáticos baseados na perspectiva dialética para o planejamento e execução de suas ações docentes. No caso específico das línguas estrangeiras, esse documento ainda recomenda a aplicação da abordagem comunicativa. Contudo, tais Diretrizes não esclarecem como o professor deve conciliar princípios da didática dialética e a abordagem comunicativa em um único trabalho docente-discente. No entanto, dadas as características da dialética e da abordagem comunicativa, acreditamos que tal conciliação pode ser benéfica para o processo de ensino e aprendizagem. Esse benefício condiz com a possibilidade da oferta de uma prática docente e discente que estimule o pensamento crítico e o desenvolvimento da capacidade de comunicação dos alunos em situações concretas de interação em língua estrangeira, características geralmente ausentes nas aulas de inglês no âmbito de escolas de nível básico. Sendo assim, o objetivo geral deste trabalho é apresentar uma proposta didática baseada na dialética e na abordagem comunicativa para o preparo e ministro de aulas da disciplina de língua inglesa no Ensino Básico. Com base nessa proposta, os objetivos específicos são a elaboração de um plano de unidade e de seus correspondentes planos de aula, a fim de que sirvam de modelo para facilitar a eventual aplicação, por parte de terceiros, das sugestões aqui apresentadas. Empreendemos nosso trabalho baseando-nos, principalmente, na proposta didática dialética de Gasparin (2015) e em autores como Ellis (2003), Freeman (2001), Harmer (2007, 2012), Scrivener (2015) e Thornbury (2011) para elucidar princípios e práticas que compõem a abordagem comunicativa. Metodologicamente, esta é uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa e de natureza teórico-aplicada. Como resultados, apresentamos exemplos comentados de um modelo de plano de unidade e seus cinco respectivos planos de aula, os quais contam com os textos e modelos de exercícios a serem utilizados. Para a elaboração do plano de unidade, os seguintes acréscimos foram sugeridos ao modelo de Gasparin (2015): a inclusão de um espaço no plano de unidade dedicado à descrição da turma e de suas necessidades especiais; a inclusão de conteúdos linguísticos (condizentes com as competências sociocultural, gramatical, discursiva e estratégica); e, principalmente, a elaboração de planos de aulas no lugar de descrições de procedimentos gerais. Concluímos que a proposta didática apresentada neste trabalho oferece uma contribuição para professores de língua inglesa, pertencentes à Rede estadual maranhense ou não, que desejam adotar em suas práticas, concomitantemente, princípios da didática dialética de Gasparin (2015) e da abordagem comunicativa.Abstract: The present paper deals with a proposal of English teaching directed to public schools of basic level and that is based on precepts of the Marxist's dialectics and the communicative approach. The Maranhão State Curriculum Guidelines (MARANHÃO, 2014) suggest that teachers, regardless of the discipline they work with, adopt didactic foundations based on the dialectical perspective for the planning and execution of their teaching actions. In the specific case of foreign languages, the official document (MARANHÃO, 2014) still recommends the application of the communicative approach. However, the State Curriculum Guidelines (MARANHÃO, 2014) do not clarify how the teacher should reconcile principles of dialectic didactics and the communicative approach in a single teaching-student work. However, given the characteristics of the dialectic and the communicative approach, we believe that such conciliation can be beneficial to the teaching and learning processes. This benefit is aligned with the possibility of offering teaching and learning practices that stimulates critical thinking and the development of the students' communicative capacity in concrete situations of interaction in a foreign language, characteristics that are generally absent in English classes in [Brazilian] basic level schools. Thus, the general objective of this paper is to present a didactic proposal based on the dialectics and the communicative approach for the preparation and minister of classes of the English language course in Basic Education. Based on this proposal, the specific objectives are the elaboration of a unit plan and its corresponding lesson plans to serve as a model to facilitate the possible application by third parties of the suggestions presented here. We undertake our work based mainly on the dialectic didactic proposal of Gasparin (2015) and on authors like Ellis (2003), Freeman (2001), Harmer (2007, 2012), Scrivener (2015) and Thornbury (2011) to elucidate principles and practices that make up the communicative approach. Methodologically, this is a bibliographical research, of qualitative approach and theoretical-applied nature. As results, we present commented examples of a unit plan model and its five respective lesson plans, which rely on the texts and models of exercises to be used. For the elaboration of the unit plan, the following additions were suggested to the Gasparin model (2015): the inclusion of a space in the unit plan dedicated to the description of the class and its special needs; The inclusion of linguistic content (consistent with sociocultural, grammatical, discursive and strategic competences); And, mainly, the elaboration of classes plans instead of descriptions of general procedures. We conclude that the didactic proposal presented in this paper offers a contribution to teachers of English language, belonging to the State Network of Maranhão or not, who wish to adopt in their practices, at the same time, the principles of the dialectic didactics of Gasparin (2015) and the communicative approach.Made available in DSpace on 2022-03-24T11:51:53Z (GMT). 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