Textos multimodais na escola: estratégias para a produção e escrita de minicontos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho-Santos, Júlio César de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Mattei, Felipe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9377
Resumo: Com o acesso cada vez mais intenso à internet, surgem gêneros textuais que começam a fazer parte da rotina dos alunos dessa geração. Desse modo, as aulas de língua portuguesa que não consideram essas práticas sociais contemporâneas de linguagem, por intermédio do âmbito virtual, podem não corresponder às escolhas de textos que os discentes elegem como mais interessantes, visto que, hoje cada vez mais leitores estão habituados a utilizarem a internet como suporte à leitura. Valendo desse princípio, além de poder utilizar esses textos como estratégia de leitura em sala de aula, a presente pesquisa tem como tema investigar como os gêneros veiculados na internet podem ser um instrumento em atividades de produção escrita. Para isso, optou-se em analisar minicontos, já que esse gênero é bastante comum em redes sociais, como o Facebook e o Twitter. O objetivo deste estudo visa apresentar minicontos como um exemplo de textos multimodais, dando ênfase à sua produção escrita a alunos do Ensino Fundamental.
id UTFPR-10_d36c926770f0cf71fcd3afaca7a20c5e
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/9377
network_acronym_str UTFPR-10
network_name_str Revista de Letras
repository_id_str
spelling Textos multimodais na escola: estratégias para a produção e escrita de minicontosEducação; Letras; Linguística AplicadaMinicontos; Escrita; Sequência didática; Gêneros discursivos; Multiletramentos.Com o acesso cada vez mais intenso à internet, surgem gêneros textuais que começam a fazer parte da rotina dos alunos dessa geração. Desse modo, as aulas de língua portuguesa que não consideram essas práticas sociais contemporâneas de linguagem, por intermédio do âmbito virtual, podem não corresponder às escolhas de textos que os discentes elegem como mais interessantes, visto que, hoje cada vez mais leitores estão habituados a utilizarem a internet como suporte à leitura. Valendo desse princípio, além de poder utilizar esses textos como estratégia de leitura em sala de aula, a presente pesquisa tem como tema investigar como os gêneros veiculados na internet podem ser um instrumento em atividades de produção escrita. Para isso, optou-se em analisar minicontos, já que esse gênero é bastante comum em redes sociais, como o Facebook e o Twitter. O objetivo deste estudo visa apresentar minicontos como um exemplo de textos multimodais, dando ênfase à sua produção escrita a alunos do Ensino Fundamental.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Universidade de São Paulo (USP)Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Carvalho-Santos, Júlio César deMattei, Felipe2020-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/937710.3895/rl.v22n36.9377Revista de Letras; v. 22, n. 36 (2020)2179-52820104-999210.3895/rl.v22n36reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9377/7540Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-08T15:46:26Zoai:periodicos.utfpr:article/9377Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2020-07-08T15:46:26Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Textos multimodais na escola: estratégias para a produção e escrita de minicontos
title Textos multimodais na escola: estratégias para a produção e escrita de minicontos
spellingShingle Textos multimodais na escola: estratégias para a produção e escrita de minicontos
Carvalho-Santos, Júlio César de
Educação; Letras; Linguística Aplicada
Minicontos; Escrita; Sequência didática; Gêneros discursivos; Multiletramentos.
title_short Textos multimodais na escola: estratégias para a produção e escrita de minicontos
title_full Textos multimodais na escola: estratégias para a produção e escrita de minicontos
title_fullStr Textos multimodais na escola: estratégias para a produção e escrita de minicontos
title_full_unstemmed Textos multimodais na escola: estratégias para a produção e escrita de minicontos
title_sort Textos multimodais na escola: estratégias para a produção e escrita de minicontos
author Carvalho-Santos, Júlio César de
author_facet Carvalho-Santos, Júlio César de
Mattei, Felipe
author_role author
author2 Mattei, Felipe
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo (USP)
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho-Santos, Júlio César de
Mattei, Felipe
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Letras; Linguística Aplicada
Minicontos; Escrita; Sequência didática; Gêneros discursivos; Multiletramentos.
topic Educação; Letras; Linguística Aplicada
Minicontos; Escrita; Sequência didática; Gêneros discursivos; Multiletramentos.
description Com o acesso cada vez mais intenso à internet, surgem gêneros textuais que começam a fazer parte da rotina dos alunos dessa geração. Desse modo, as aulas de língua portuguesa que não consideram essas práticas sociais contemporâneas de linguagem, por intermédio do âmbito virtual, podem não corresponder às escolhas de textos que os discentes elegem como mais interessantes, visto que, hoje cada vez mais leitores estão habituados a utilizarem a internet como suporte à leitura. Valendo desse princípio, além de poder utilizar esses textos como estratégia de leitura em sala de aula, a presente pesquisa tem como tema investigar como os gêneros veiculados na internet podem ser um instrumento em atividades de produção escrita. Para isso, optou-se em analisar minicontos, já que esse gênero é bastante comum em redes sociais, como o Facebook e o Twitter. O objetivo deste estudo visa apresentar minicontos como um exemplo de textos multimodais, dando ênfase à sua produção escrita a alunos do Ensino Fundamental.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-08
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9377
10.3895/rl.v22n36.9377
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9377
identifier_str_mv 10.3895/rl.v22n36.9377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9377/7540
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras; v. 22, n. 36 (2020)
2179-5282
0104-9992
10.3895/rl.v22n36
reponame:Revista de Letras
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista de Letras
collection Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1787713881311805440