A opção pelo curso de letras : representações dos alunos ingressantes sobre a carreira docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Joarez Jociano de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5474
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Juliana Santana Cavallari
id UNITAU_91b86d2683ad018b6d6fa251f4c088b6
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5474
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Paula, Joarez Jociano deAbud, Maria José Milharezi, 1942-Mauro, Maria Adélia FerreiraUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaSilva, Elisabeth Ramos da, 1953-2022-03-22T00:55:55Z2022-03-22T00:55:55Z2011http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5474Orientação: Profa. Dra. Juliana Santana CavallariDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2011.RESUMO: Este texto trata de uma pesquisa realizada com alunos universitários do curso de Letras de uma Universidade do interior do Estado de São Paulo. O objetivo foi investigar os motivos pelos quais os alunos ingressantes optaram por esse curso e quais são as representações acerca do trabalho docente que subjazem aos motivos responsáveis por essa escolha. Cremos que conhecer o perfil desses alunos ingressantes é importante para promover os ajustes necessários ao processo de ensino/aprendizagem dentro do curso. Partimos do pressuposto de que cognição e afetividade são indissociáveis na natureza humana. Nosso aporte teórico principal é a teoria histórico-cultural de Vigotski sobre as relações de pensamento e linguagem e de significado e sentido das palavras. Também nos respaldamos na Teoria das Representações Sociais de Moscovici, no que se refere às estruturas representativas de linguagem e docência. Para realizar nossa investigação, solicitamos aos sujeitos da pesquisa que respondessem a um questionário contendo quatro perguntas. Como metodologia, recorremos à Análise de Conteúdo de Bardin, classificando os dados em categorias temáticas, para analisar as respostas fornecidas por esses alunos. Os resultados apontaram quais são as representações sociais acerca da figura do professor que os influenciaram na opção pela carreira docente, e quais as causas sociais que os conduziram à opção por Letras. Concluímos que, em geral, os alunos são motivados pelo desejo de lecionar ou de adquirir o domínio da norma-padrão e compreensão das obras literárias. Isso assinala que a tarefa docente é vista por esses alunos como um trabalho útil e humanitário, daí concluirmos haver intrínsecas causas afetivas que os motivaram na escolha, e não unicamente causas de interesse econômico ou pragmático.ABSTRACT: This paper treats about a search realized with pupils of Linguistics course (Portuguese-English / Portuguese-Spanish) of a College from São Paulo State, Brazil. The objective was to investigate the reason that made the pupils to choose by that course and to investigate what are the representations about teaching working that underlie the reason responsible for their choice. We believe that knowing the profile of these new students is important to promote the necessary adjustments to the teaching and learning within the Linguistics course. We assumed that cognition and emotion are inseparable in human nature. Our main theoretical basis is the Historical-cultural theory of Vigotski on the relations of thought and language and meaning and meaning of words. Also underpinned the Theory of Representations of Moscovici, in relation to representative structures of language and teaching. To accomplish our research, we ask research subjects to answer a questionnaire containing four questions. The methodology relied on the Content Analysis of Bardin, classifying the data into categories thematic, in order to analyze the responses provided by these students. The results showed what are the social representations about the figure of the teacher that influenced their choice of teaching career, and what are the social causes that led to the choice of Linguistics course. We conclude that, in general, students are motivated by a desire to teach or to acquire mastery of the Standard Portuguese and understanding of literary works. This indicates that the task of teaching is seen by these students as a useful and humanitarian work, hence we concluded there is intrinsic emotional causes that motivated their choice, and not only causes economic or pragmatic interest.Made available in DSpace on 2022-03-22T00:55:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao MLA Joarez Jociano de Paula.pdf: 765002 bytes, checksum: 6f8c6dc068556cc28b941afdc2ccf771 (MD5) Previous issue date: 20111 recurso online (139 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Carreira docenteCurso de LetrasRepresentações sociaisAfetividadeCogniçãoA opção pelo curso de letras : representações dos alunos ingressantes sobre a carreira docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALDissertacao MLA Joarez Jociano de Paula.pdfapplication/pdf765002http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5474/1/Dissertacao%20MLA%20Joarez%20Jociano%20de%20Paula.pdf6f8c6dc068556cc28b941afdc2ccf771MD5120.500.11874/54742022-05-19 15:26:17.434oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5474Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:17Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A opção pelo curso de letras : representações dos alunos ingressantes sobre a carreira docente
title A opção pelo curso de letras : representações dos alunos ingressantes sobre a carreira docente
spellingShingle A opção pelo curso de letras : representações dos alunos ingressantes sobre a carreira docente
Paula, Joarez Jociano de
Carreira docente
Curso de Letras
Representações sociais
Afetividade
Cognição
title_short A opção pelo curso de letras : representações dos alunos ingressantes sobre a carreira docente
title_full A opção pelo curso de letras : representações dos alunos ingressantes sobre a carreira docente
title_fullStr A opção pelo curso de letras : representações dos alunos ingressantes sobre a carreira docente
title_full_unstemmed A opção pelo curso de letras : representações dos alunos ingressantes sobre a carreira docente
title_sort A opção pelo curso de letras : representações dos alunos ingressantes sobre a carreira docente
author Paula, Joarez Jociano de
author_facet Paula, Joarez Jociano de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Abud, Maria José Milharezi, 1942-
Mauro, Maria Adélia Ferreira
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Joarez Jociano de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Elisabeth Ramos da, 1953-
contributor_str_mv Silva, Elisabeth Ramos da, 1953-
dc.subject.por.fl_str_mv Carreira docente
Curso de Letras
Representações sociais
Afetividade
Cognição
topic Carreira docente
Curso de Letras
Representações sociais
Afetividade
Cognição
description Orientação: Profa. Dra. Juliana Santana Cavallari
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-22T00:55:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-22T00:55:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5474
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (139 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5474/1/Dissertacao%20MLA%20Joarez%20Jociano%20de%20Paula.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6f8c6dc068556cc28b941afdc2ccf771
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263158161178624