Estresse e estratégias de enfrentamento : estudo com gestores com escolas públicas na cidade de Belém, Estado do Pará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tojal, Marcyette Caldas
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/534
Resumo: Orientador Profa. Dra. Adriana Leônidas de Oliveira
id UNITAU_941266ccbb1bbe337bb3a83100d560e3
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/534
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Tojal, Marcyette CaldasInocente, Nancy JulietaChamon, Edna Maria Querido de Oliveira, 1961-Sathler, Conrado NevesUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em AdministraçãoOliveira, Adriana Leônidas de2019-08-16T14:26:05Z2019-08-16T14:26:05Z2010http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/534Orientador Profa. Dra. Adriana Leônidas de OliveiraDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Administração, Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional,Taubaté, 2010Resumo: Considerando a saúde numa dimensão biopsicossocial, pode-se afirmar que o homem apresenta um conjunto de fatores que, interligados, o situa no tempo e no espaço e, quando sobrecarregado, desencadeia uma série de reações negativas que afetam de modo geral a sua saúde e o seu bem-estar. O presente estudo visou investigar o nível de estresse e as estratégias de enfrentamento adotadas pelos gestores de escolas públicas na cidade de Belém, Estado do Pará. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, desenvolvida por meio do delineamento de levantamento, cuja amostra foi composta por 193 gestores. Foram utilizadas a Escala de Toulousaine de Estresse – ETS para avaliar o nível de estresse e a Escala Toulousaine de Coping – ETC para identificar as estratégias de enfrentamento. Resultados revelaram que os sujeitos deste estudo apresentam médias de estresse inferiores à média nacional. Entretanto, apesar das médias inferiores à média brasileira, deve se destacar que foi identificado que um grande número de sujeitos apresenta estresse físico, psicológico, psico-fisiológico e de temporalidade. Segundo a visão dos gestores os principais fatores desencadeadores do estresse são a sobrecarga de trabalho, a falta de valorização profissional, os problemas administrativos, pedagógicos e de infra-estrutura da escola, os problemas financeiros, a situação de violência, indisciplina e desrespeito. As estratégias de enfrentamento mais utilizadas são a recusa e o isolamento, ou seja, de fuga e não enfrentamento do problema. Pode se concluir que há necessidade de desenvolvimento de programas voltados ao gerenciamento do estresse, especialmente visando à orientação para a adoção dos mecanismos de controle e apoio social no enfrentamento das situações estressoras, no trabalho ou fora dele. Para tanto, as políticas públicas que orientam a formação e desenvolvimento dos gestores escolares deveriam incluir em seu bojo elementos capazes de atender a tal demanda.Abstract: Considering the health in a biosychosocial dimension, it is possible do affirm that the human being presents a set of factors which, interconnected, locates in time and space and, when overloaded, triggers a series of negative reactions affecting in general way its health e welfare. The following study intends to explore the stress level e which coping strategies should be taken by the public schools' managers in Belém City, Pará State. It is about a descriptive research with quantitative approach, developed by randomized waiver, which pattern was composed by 193 managers. It was used the Toulousaine Stress Scale to balance the stress level and the Toulousaine Coping Scale to identify coping strategies. Results showed that the subjects studied presents lower incomes than the national average. However, in spite of the one lower than the national, it must be detach that it was identified a great number of people with phisycal, psychological, psycho-physiological and temporary stress. According to the managers' vision the most important factors that initiate stress are workload; missing professional recovering; problems with managing, teaching and infrastructure of schools; financial problems; violence, indiscipline and disrespect situation. The most used coping strategies are denial and retirement, which are, escape and not dealing the issue. In conclusion there is a need of development and training programs turning to deal with stress, especially seeking for orientation to adopt the control and support mechanisms in dealing with unease situations in and out of the work environment. In this proposal, public policies that order formation and development of scholar managers should include in their context element able to attend that demand.Made available in DSpace on 2019-08-16T14:26:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marcyette Caldas Tojal.pdf: 4190308 bytes, checksum: 6164bea637674dcd6cd103cf8701c2e7 (MD5) Previous issue date: 2010157 f. : il.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em AdministraçãoUNITAUBrasilDepartamento de Gestão e NegóciosRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALEscola públicaGestor escolarEstresseEstratégias de enfrentamentoEstresse e estratégias de enfrentamento : estudo com gestores com escolas públicas na cidade de Belém, Estado do ParáStress and coping: a study with managers of public schools in Belém city, Pará stateinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALMarcyette Caldas Tojal.pdfapplication/pdf4190308http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/534/1/Marcyette%20Caldas%20Tojal.pdf6164bea637674dcd6cd103cf8701c2e7MD5120.500.11874/5342021-08-23 13:01:42.798oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/534Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2021-08-23T16:01:42Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estresse e estratégias de enfrentamento : estudo com gestores com escolas públicas na cidade de Belém, Estado do Pará
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Stress and coping: a study with managers of public schools in Belém city, Pará state
title Estresse e estratégias de enfrentamento : estudo com gestores com escolas públicas na cidade de Belém, Estado do Pará
spellingShingle Estresse e estratégias de enfrentamento : estudo com gestores com escolas públicas na cidade de Belém, Estado do Pará
Tojal, Marcyette Caldas
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
Escola pública
Gestor escolar
Estresse
Estratégias de enfrentamento
title_short Estresse e estratégias de enfrentamento : estudo com gestores com escolas públicas na cidade de Belém, Estado do Pará
title_full Estresse e estratégias de enfrentamento : estudo com gestores com escolas públicas na cidade de Belém, Estado do Pará
title_fullStr Estresse e estratégias de enfrentamento : estudo com gestores com escolas públicas na cidade de Belém, Estado do Pará
title_full_unstemmed Estresse e estratégias de enfrentamento : estudo com gestores com escolas públicas na cidade de Belém, Estado do Pará
title_sort Estresse e estratégias de enfrentamento : estudo com gestores com escolas públicas na cidade de Belém, Estado do Pará
author Tojal, Marcyette Caldas
author_facet Tojal, Marcyette Caldas
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Inocente, Nancy Julieta
Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira, 1961-
Sathler, Conrado Neves
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Administração
dc.contributor.author.fl_str_mv Tojal, Marcyette Caldas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Adriana Leônidas de
contributor_str_mv Oliveira, Adriana Leônidas de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
Escola pública
Gestor escolar
Estresse
Estratégias de enfrentamento
dc.subject.por.fl_str_mv Escola pública
Gestor escolar
Estresse
Estratégias de enfrentamento
description Orientador Profa. Dra. Adriana Leônidas de Oliveira
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-16T14:26:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-16T14:26:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/534
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/534
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 157 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Gestão e Negócios
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/534/1/Marcyette%20Caldas%20Tojal.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6164bea637674dcd6cd103cf8701c2e7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263151619112960