As representações sociais da Educação Infantil no/do campo por docentes e mães de alunos, em uma cidade do Vale do Paraíba Paulista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sardinha, Célia Gomez, 1963-
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5652
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Edna Maria Querido de Oliveira Chamon
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A pesquisa é realizada com professores e mães de alunos de escolas de Educação Infantil no campo em um município do Vale do Paraíba, situado no estado de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa de campo, exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa. Os instrumentos adotados para a coleta de dados são: análise documental, observação, questionário e grupo focal. A observação foi realizada em um período de nove dias alternados; 30 questionários coletados; população de 17 professores, 403 crianças e 390 mães; amostra de quatro professores e sete mães para o grupo focal. O tratamento dos dados se fez por meio da análise de conteúdo dos dados qualitativos, classificados em categorias. A investigação constatou que a qualidade na Educação Infantil diz respeito a uma conjugação de fatores, dentre os quais: a concepção que se tem da infância, da cultura, das maneiras de educar e cuidar; o alinhamento da proposta pedagógica; a criação de um ambiente adequado; a relação intensa com as famílias; a formação e a qualificação dos profissionais. A análise dos resultados identificou que docentes e mães atribuem importância à Educação Infantil no bairro rural aos fatores da convivência e interação com outras crianças. A discussão tornou-se complexa à medida em que se reconhece a dificuldade de se definir o conceito qualidade. Trata-se de um conceito relativo, baseado em valores, necessidades, ideias, perspectivas. Ficou evidenciado, por meio deste estudo, que existem critérios de qualidade distintos entre professores e mães. Em consequência, no entrelaçamento de diferentes vozes da comunidade escolar há o compartilhar de concepções e práticas entre família e escola. Dessa forma, os princípios de qualidade que norteiam as ações na instituição de Educação Infantil no campo devem considerar a história dos sujeitos e a interação entre eles. Com essa pesquisa, espera-se despertar o interesse para novas discussões e motivar a troca de saberes, experiências e valores entre profissionais da área acerca do tema.Abstract: The research aims to identify the teaching quality issue of Early Childhood Education from the identification of social representations of teachers and mothers of students in the context of the countryside. The theoretical basis of this study is guided in the Social Representation Theory, under the standpoint of early childhood education in/of the countryside and the relationship between family and school. The survey is conducted with teachers and mothers of Early Childhood Education school students in the countryside in a municipality of Paraíba Valley, located in the São Paulo state. This is a field research, exploratory and descriptive, with quantitative and qualitative approach. The instruments adopted for data collection are: document analysis, observation, questionnaire and focus group. The observation was conducted in a period of nine alternate days; 30 questionnaires collected; population of 17 teachers, 403 children and 390 mothers; four teachers and seven mothers sample for the focus group. Data processing was done through content analysis of qualitative data, classified into categories. The investigation found that the quality of school childhood education is a combination of factors which include: the conception of childhood, of culture, the manners to educate and take care, the alignment of the educational proposal, the creation of na adequate ambiance, the intense relationship with the families, the formation and qualification of professionals. The analysis results identified that teachers and mothers assign the importance to Early Childhood Education in the rural district to the factors for living and interacting with other children. The discussion has become complex as they recognize the difficulty to define the concept of quality. It is a relative concept, based on values, needs, ideas, perspectives. It became clear, through this study, there are distinct quality criteria among teachers and mothers. Consequently, in the intertwining of different voices of the school community for the sharing ideas and practices between family and school. Thus, the quality principles that guide the actions in the institution of Early Childhood Education in the countryside should consider the history of the subject and the interaction between them. In this research, it is expected to attract the interest for further discussion and encourage the exchange of knowledge, experiences and values among professionals on the topic.Made available in DSpace on 2022-05-06T00:21:13Z (GMT). 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