Potencial reflexivo de casos de ensino no desenvolvimento profissional de professoras alfabetizadoras iniciantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Jéssica Regina da, 1992-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6519
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Neusa Banhara Ambrosetti
id UNITAU_9d29e77b45f9d18b2a1ce70a21de18f4
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/6519
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Mota, Jéssica Regina da, 1992-Almeida, Patrícia Cristina Albieri deCalil, Ana Maria Gimenes Corrêa, 1969-Mizukami, Maria da Graça NicolettiUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoAmbrosetti, Neusa Banhara, 1945-2023-08-14T18:20:56Z2023-08-14T18:20:56Z2022http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6519Orientação: Profa. Dra. Neusa Banhara AmbrosettiDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2022.Resumo: O processo de inserção do professor alfabetizador pode ser um momento delicado na trajetória do docente, pois a formação inicial, no curso de Pedagogia, tem uma multiplicidade de enfoques formativos, deixando de aprofundar determinadas áreas, como a alfabetização. Em meio às incertezas e às dificuldades decorrentes desse processo formativo, o docente alfabetizador acaba por tornar-se inseguro quanto às práticas de ensino que serão eficazes no processo de aquisição da leitura e da escrita pelas crianças. Logo, a reflexão sobre as práticas para a construção dos conhecimentos profissionais é determinante nesse processo de inserção profissional. Este estudo buscou compreender que reflexões e mobilizações de conhecimentos sobre práticas de alfabetização podem ocorrer em uma proposta formativa para professores iniciantes orientada por casos de ensino. Assim, o objetivo foi investigar o potencial formativo de casos de ensino para professores alfabetizadores iniciantes como instrumento de reflexão das práticas, no processo de construção dos conhecimentos profissionais. Trata-se de pesquisa de cunho qualitativo, com delineamento da pesquisa-intervenção. As participantes foram professoras alfabetizadoras iniciantes de uma rede municipal no interior paulista, com até cinco anos de atuação docente. O processo de coleta de dados se deu por meio de um grupo de discussão inicial em que foram elencadas as necessidades formativas das participantes para a elaboração dos cinco encontros formativos, os quais tiveram, como principal estratégia, o estudo de casos de ensino. Também foi realizado um grupo de discussão final para identificar as potencialidades dos casos de ensino como dispositivo de formação. A análise dos dados coletados evidenciou que as necessidades formativas das docentes estão direcionadas para as lacunas da formação inicial, para a inserção profissional sem os apoios necessários e para os desafios da prática docente encontrados pelas professoras iniciantes, as quais relataram não possuir uma base de conhecimentos específica para atuação em alfabetização. Os casos de ensino mostraram-se como dispositivo formativo com significativo potencial no desenvolvimento das docentes, pois podem contribuir para o desenvolvimento da interação entre os pares, num movimento de apoio mútuo. Essa interação promove processos de análise e tomadas de decisões, uma vez que os docentes têm a oportunidade de analisar as possibilidades em determinadas situações, o que auxilia o desenvolvimento de estruturas de conhecimento para lidar com novos eventos acerca das práticas. Ademais, esses casos contribuem também para a compreensão da relação entre teoria e prática, o que favorece o desenvolvimento do processo de raciocínio pedagógico e da estruturação de novos conhecimentos profissionais durante o movimento de reflexão das práticas.Abstract: The literacy teacher career initiation can be a sensitive moment because certain areas are not covered in depth such as literacy by the wide range of training focuses in the base education of Pedagogy degree. As a result of the uncertainties and difficulties arising from this starting stage, the literacy teacher ends up becoming insecure about which teaching practices will be effective for children's acquisition of reading and writing. Therefore, reflecting on the practices for building professional knowledge is key during the professional initiation. This study sought to understand what reflections and mobilization of knowledge about literacy practices could be part of a training proposal for beginning teachers based on teaching cases. Thus, the aim was to investigate the training potential of teaching cases for beginning literacy teachers as a tool for reflecting on practices and building professional knowledge. This is a qualitative research study, with a research-intervention design. The participants were beginning literacy teachers with up to five years of teaching experience from a municipal system in the countryside of the state of São Paulo. The data collection was carried out by an initial discussion group in which the participants' needs were listed for designing five training meetings with the study of teaching cases as the main strategy. A final focus group was also held to identify the potential of teaching cases as a training tool. The analysis of the data collected showed that the teachers' training needs are related to the gaps in their base education; their professional initiation without the required support; and challenges of teaching practice faced by beginning teachers, who reported not having the specific knowledge base to work in literacy. Teaching cases proved to be a training tool with significant potential for the teachers' improvement, since they are able to foster interaction among peers, in a movement of mutual support. This interaction promotes processes of analysis and decision-making, as teachers have the opportunity to analyze the possibilities in certain situations, which further develop the knowledge structures to deal with new events in their practices. Moreover, these cases also allow to understand the relationship between theory and practice, favoring the advance of pedagogical reasoning and establishment of new professional knowledge by reflecting on the practices.Made available in DSpace on 2023-08-14T18:20:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jessica Regina da Mota.pdf: 5325781 bytes, checksum: 333928fed4d0f4cc4f4c8bb4b14ace08 (MD5) Previous issue date: 20221 recurso online (128 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.AlfabetizaçãoDesenvolvimento profissionalProfessoresProfessorasPotencial reflexivo de casos de ensino no desenvolvimento profissional de professoras alfabetizadoras iniciantesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALJessica Regina da Mota.pdfapplication/pdf5325781http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/6519/1/Jessica%20Regina%20da%20Mota.pdf333928fed4d0f4cc4f4c8bb4b14ace08MD5120.500.11874/65192023-08-14 15:20:56.952oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/6519Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2023-08-14T18:20:56Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Potencial reflexivo de casos de ensino no desenvolvimento profissional de professoras alfabetizadoras iniciantes
title Potencial reflexivo de casos de ensino no desenvolvimento profissional de professoras alfabetizadoras iniciantes
spellingShingle Potencial reflexivo de casos de ensino no desenvolvimento profissional de professoras alfabetizadoras iniciantes
Mota, Jéssica Regina da, 1992-
Alfabetização
Desenvolvimento profissional
Professores
Professoras
title_short Potencial reflexivo de casos de ensino no desenvolvimento profissional de professoras alfabetizadoras iniciantes
title_full Potencial reflexivo de casos de ensino no desenvolvimento profissional de professoras alfabetizadoras iniciantes
title_fullStr Potencial reflexivo de casos de ensino no desenvolvimento profissional de professoras alfabetizadoras iniciantes
title_full_unstemmed Potencial reflexivo de casos de ensino no desenvolvimento profissional de professoras alfabetizadoras iniciantes
title_sort Potencial reflexivo de casos de ensino no desenvolvimento profissional de professoras alfabetizadoras iniciantes
author Mota, Jéssica Regina da, 1992-
author_facet Mota, Jéssica Regina da, 1992-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Almeida, Patrícia Cristina Albieri de
Calil, Ana Maria Gimenes Corrêa, 1969-
Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Jéssica Regina da, 1992-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ambrosetti, Neusa Banhara, 1945-
contributor_str_mv Ambrosetti, Neusa Banhara, 1945-
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Desenvolvimento profissional
Professores
Professoras
topic Alfabetização
Desenvolvimento profissional
Professores
Professoras
description Orientação: Profa. Dra. Neusa Banhara Ambrosetti
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-14T18:20:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-08-14T18:20:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6519
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6519
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (128 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/6519/1/Jessica%20Regina%20da%20Mota.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 333928fed4d0f4cc4f4c8bb4b14ace08
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844395609161728