O conhecimento profissional dos docentes de espanhol da academia militar das agulhas negras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, André Frangulis Costa, 1972-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5608
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Ana Maria Gimenes Corrêa Calil
id UNITAU_b141dfc56e48ed7e1ef4ee0fe5bebdc5
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5608
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Duarte, André Frangulis Costa, 1972-Mendonça, Suelene Regina Donola, 1960-Mizakami, Maria da Graça NicolettiUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoCalil, Ana Maria Gimenes Corrêa, 1969-2022-04-20T17:54:16Z2022-04-20T17:54:16Z2018http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5608Orientação: Profa. Dra. Ana Maria Gimenes Corrêa CalilDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2018.Resumo: Esta dissertação tem por tema o conhecimento profissional dos docentes, no contexto do ensino de Língua Espanhola na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), instituição de ensino encarregada de formar os oficiais combatentes de carreira do Exército Brasileiro. O principal objetivo deste trabalho é analisar a compreensão dos professores de Espanhol da AMAN acerca do processo de construção de seu conhecimento profissional. A pertinência do desenvolvimento desta pesquisa se dá pela possibilidade de se aprofundarem os conhecimentos sobre a profissão de ensinar, a partir das perspectivas dos docentes de Espanhol desta Academia Militar. Desta forma, justifica-se esta investigação pelo seu potencial de, a partir da análise das percepções destes professores sobre seu conhecimento profissional, extraírem-se dados inéditos e que possam trazer contribuições tanto para este quanto para outros Estabelecimentos de Ensino. Para a realização desta pesquisa, foi adotada a abordagem qualitativa, no intuito de apreender a perspectiva e a subjetividade dos oito docentes participantes. São utilizados questionários compostos por questões abertas e fechadas, bem como propostas de elaboração de casos de ensino. As questões baseiam-se nos elementos elaborados por Shulman e Shulman (2016) sobre a compreensão dos docentes acerca das maneiras como ocorre seu aprendizado. As respostas dos professores são examinadas por intermédio da análise de conteúdo sistematizada por Bardin (2011) e Franco (2005), sendo analisadas, dentre outros, à luz dos seguintes teóricos: Day (2001); Vaillant e Marcelo (2012); Shulman (1986; 2014; 2015); Shulman (2000); Shulman e Shulman (2016); Grossman, Wilson e Shulman (2005); Roldão (2007); Montero (2001) e Nono e Mizukami (2002). Ao final desta pesquisa, é apresentada uma compreensão sobre como o exercício da docência influencia o conhecimento profissional destes docentes. Os principais resultados encontrados referem-se a onde, com qual estrutura, com quais propósitos e a quem, assim como o que, com que estratégias e como estes docentes ensinam Espanhol na AMAN. Adicionalmente, as experiências expostas nos casos de ensino produzidos por estes professores trazem à tona a possibilidade de codificarem-se os conhecimentos profissionais adquiridos com as práticas destes docentes, com possíveis reflexos tanto no âmbito da Academia Militar das Agulhas Negras quanto no de outros ambientes educacionais.Abstract: Esta disertación tiene por tema el conocimiento profesional de los docentes, en el contexto de la enseñanza de Lengua Española en la Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), institución de enseñanza encargada de formar los oficiales combatientes de carrera del Ejército Brasileño. El principal objetivo de este trabajo es analizar las comprensiones de los profesores de Español de la AMAN acerca del proceso de construcción de su conocimiento profesional. La relevancia del desarrollo de esta pesquisa se da por la posibilidad de que se profundicen los conocimientos sobre la profesión de enseñar, a partir de las perspectivas de estos docentes de Español. De esta forma, se justifica esta investigación por su potencial de que, a partir del análisis de las percepciones de estos profesores sobre su conocimiento profesional, se extraigan datos inéditos y que puedan aportar contribuciones tanto para este como para otros Establecimientos de Enseñanza. Para la realización de esta investigación, fue adoptado el enfoque cualitativo, con el objetivo de obtener la perspectiva y la subjetividad de los ocho docentes participantes. Son utilizados cuestionarios compuestos por cuestiones abiertas y cerradas, así como propuestas de elaboración de casos de enseñanza. Las cuestiones se basan en los elementos elaborados por Shulman y Shulman (2016) sobre la comprensión de los docentes acerca de las maneras cómo ocurre su aprendizaje. Las respuestas de los profesores son examinadas por intermedio del análisis de contenido sistematizado por Bardin (2011) y Franco (2005), siendo analizadas a partir de, entre otros, los siguientes teóricos: Day (2001); Vaillant y Marcelo (2012); Shulman (1986; 2014; 2015); Shulman (2000); Shulman y Shulman (2016); Grossman, Wilson y Shulman (2005); Roldão (2007); Montero (2001) y Nono y Mizukami (2002). Al final de esta investigación, se presenta una comprensión sobre como el ejercicio de la docencia influencia el conocimiento profesional de estos docentes. Los principales resultados encontrados se refieren a dónde, con cuál estructura, con cuáles propósitos y a quiénes, con qué estrategias y cómo estos docentes enseñan Español en la AMAN. Adicionalmente, las experiencias expuestas en los casos de enseñanza producidos por estos profesores traen a la luz la posibilidad de que se codifiquen los conocimientos profesionales adquiridos con las prácticas de estos docentes, con posibles reflejos tanto en el ámbito de la Academia Militar das Agulhas Negras como en el de otros ambientes educacionales.Made available in DSpace on 2022-04-20T17:54:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Andre Frangulis Costa Duarte.pdf: 2191518 bytes, checksum: d742926960ff8489bd8a135c972d5374 (MD5) Previous issue date: 20181 recurso online (192 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Professores - FormaçãoLíngua espanholaAcademia Militar das Agulhas NegrasProfessores - ConhecimentosO conhecimento profissional dos docentes de espanhol da academia militar das agulhas negrasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALAndre Frangulis Costa Duarte.pdfapplication/pdf2191518http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5608/1/Andre%20Frangulis%20Costa%20Duarte.pdfd742926960ff8489bd8a135c972d5374MD5120.500.11874/56082022-05-19 15:26:16.227oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5608Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:16Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O conhecimento profissional dos docentes de espanhol da academia militar das agulhas negras
title O conhecimento profissional dos docentes de espanhol da academia militar das agulhas negras
spellingShingle O conhecimento profissional dos docentes de espanhol da academia militar das agulhas negras
Duarte, André Frangulis Costa, 1972-
Professores - Formação
Língua espanhola
Academia Militar das Agulhas Negras
Professores - Conhecimentos
title_short O conhecimento profissional dos docentes de espanhol da academia militar das agulhas negras
title_full O conhecimento profissional dos docentes de espanhol da academia militar das agulhas negras
title_fullStr O conhecimento profissional dos docentes de espanhol da academia militar das agulhas negras
title_full_unstemmed O conhecimento profissional dos docentes de espanhol da academia militar das agulhas negras
title_sort O conhecimento profissional dos docentes de espanhol da academia militar das agulhas negras
author Duarte, André Frangulis Costa, 1972-
author_facet Duarte, André Frangulis Costa, 1972-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Mendonça, Suelene Regina Donola, 1960-
Mizakami, Maria da Graça Nicoletti
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, André Frangulis Costa, 1972-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Calil, Ana Maria Gimenes Corrêa, 1969-
contributor_str_mv Calil, Ana Maria Gimenes Corrêa, 1969-
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Língua espanhola
Academia Militar das Agulhas Negras
Professores - Conhecimentos
topic Professores - Formação
Língua espanhola
Academia Militar das Agulhas Negras
Professores - Conhecimentos
description Orientação: Profa. Dra. Ana Maria Gimenes Corrêa Calil
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-20T17:54:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-20T17:54:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5608
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (192 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5608/1/Andre%20Frangulis%20Costa%20Duarte.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d742926960ff8489bd8a135c972d5374
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844393994354688