Desenvolvimento profissional docente : perspectivas de professores da academia militar das agulhas negras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Anderson Magno de, 1974-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5603
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Neusa Banhara Ambrosetti
id UNITAU_6a705172151f462691f42c93c4a48acc
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5603
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Almeida, Anderson Magno de, 1974-Cunha, Virgínia Mara Próspero da, 1966-Passos, Laurizete FerragutUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoAmbrosetti, Neusa Banhara, 1945-2022-04-20T17:47:18Z2022-04-20T17:47:18Z2018http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5603Orientação: Profa. Dra. Neusa Banhara AmbrosettiDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2018.Resumo: O presente trabalho tem como tema o desenvolvimento profissional do docente em uma instituição de ensino superior militar no Brasil. Teve por objetivo investigar, a partir da perspectiva de professores da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), o processo de desenvolvimento profissional docente na instituição. O referencial teórico se apoiou em autores como Tardif (2002), Marcelo (1999, 2009, 2012), Day (2001), entre outros, os quais vêm discutindo temáticas relativas a saberes e à formação docente que contribuem para a construção do desenvolvimento profissional. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, realizada com professores que trabalham há pelo menos um ano na Divisão de Ensino da AMAN. Recorreu-se à coleta de dados por meio de um survey com um questionário pré-elaborado composto por perguntas abertas e fechadas. As questões colocadas permitiram aos participantes discorrerem sobre suas perspectivas acerca das motivações, expectativas, desafios e superações associadas ao ingresso na instituição, bem como as possibilidades de desenvolvimento profissional, tendo em vista a especificidade da atuação docente neste nível de ensino. Os dados obtidos foram verificados por meio de análise documental e de conteúdo. Os resultados revelam que os professores possuem diversas formações acadêmicas, mas buscam constantemente atualização na sua área de atuação. Valorizam as formações planejadas pela instituição, mas se referem aos cursos de pósgraduação como os mais relevantes para o seu desenvolvimento profissional. Confirmam a importância da aprendizagem com os pares e por intermédio da experiência em sala de aula. Revelam, ainda, que o desenvolvimento profissional do docente em sua trajetória formativa na AMAN é fortemente afetado pelo contexto institucional, o que inclui as condições de trabalho, a estabilidade funcional e as perspectivas de carreira, as oportunidades de formação, internas ou externas, o clima organizacional, as situações de aprendizado coletivo, e a cooperação entre colegas. Em síntese, os professores participantes deste estudo consideram que a instituição tem sido um espaço favorável ao seu desenvolvimento profissional e que as variadas possibilidades formativas oportunizam melhores condições de atuação profissional e de compreensão do singular contexto e da cultura institucional.Abstract: The present work has as its theme the teacher professional development in a military higher education institution in Brazil. The objective of this study was to investigate, from the perspective of the Military Academy of Agulhas Negras (AMAN) teachers, the process of their professional development in the institution. The theoretical framework was supported by authors such as Tardif (2002), Marcelo (1999, 2009, 2012), Day (2001), among others, who have been discussing topics related to knowledge and teacher education that contribute to the construction of professional development. This is a research with a qualitative approach, conducted with teachers who have been working for at least one year in the Teaching Division of AMAN. Data were collected through a survey with a pre-prepared questionnaire composed of open and closed questions. The questions allowed the participants to discuss their perspectives about the motivations, expectations, challenges and overcomes associated with joining the institution, as well as the possibilities of professional development, given the specificity of the teaching performance at this level of education. The obtained data were verified through documentary and content analysis. The results show that teachers have several academic backgrounds, but they are constantly looking for an update in their field. They value the formations planned by the institution, but they refer to postgraduate courses as the most relevant for their professional development. They confirm the importance of learning with peers and through classroom experience. They also reveal that the professional development of the teacher in his / her formative trajectory in AMAN is strongly affected by the institutional context, which includes working conditions, functional stability and career prospects, internal or external training opportunities, organizational climate, collective learning situations, and peer cooperation. In summary, the participating teachers in this study consider that the institution has been a favorable space to their professional development and that the varied training possibilities offer better conditions for professional performance and understanding of the singular context and institutional culture.Made available in DSpace on 2022-04-20T17:47:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Anderson Magno de Almeida.pdf: 1647029 bytes, checksum: 54ff08b6b19e29ea81b86f1c9ab7322b (MD5) Previous issue date: 20181 recurso online (153 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Academia Militar das Agulhas NegrasProfissões - DesenvolvimentoMilitares - Ensino superiorDesenvolvimento profissional docente : perspectivas de professores da academia militar das agulhas negrasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALAnderson Magno de Almeida.pdfapplication/pdf1647029http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5603/1/Anderson%20Magno%20de%20Almeida.pdf54ff08b6b19e29ea81b86f1c9ab7322bMD5120.500.11874/56032022-05-19 15:26:16.265oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5603Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:16Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento profissional docente : perspectivas de professores da academia militar das agulhas negras
title Desenvolvimento profissional docente : perspectivas de professores da academia militar das agulhas negras
spellingShingle Desenvolvimento profissional docente : perspectivas de professores da academia militar das agulhas negras
Almeida, Anderson Magno de, 1974-
Academia Militar das Agulhas Negras
Profissões - Desenvolvimento
Militares - Ensino superior
title_short Desenvolvimento profissional docente : perspectivas de professores da academia militar das agulhas negras
title_full Desenvolvimento profissional docente : perspectivas de professores da academia militar das agulhas negras
title_fullStr Desenvolvimento profissional docente : perspectivas de professores da academia militar das agulhas negras
title_full_unstemmed Desenvolvimento profissional docente : perspectivas de professores da academia militar das agulhas negras
title_sort Desenvolvimento profissional docente : perspectivas de professores da academia militar das agulhas negras
author Almeida, Anderson Magno de, 1974-
author_facet Almeida, Anderson Magno de, 1974-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Cunha, Virgínia Mara Próspero da, 1966-
Passos, Laurizete Ferragut
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Anderson Magno de, 1974-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ambrosetti, Neusa Banhara, 1945-
contributor_str_mv Ambrosetti, Neusa Banhara, 1945-
dc.subject.por.fl_str_mv Academia Militar das Agulhas Negras
Profissões - Desenvolvimento
Militares - Ensino superior
topic Academia Militar das Agulhas Negras
Profissões - Desenvolvimento
Militares - Ensino superior
description Orientação: Profa. Dra. Neusa Banhara Ambrosetti
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-20T17:47:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-20T17:47:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5603
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (153 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5603/1/Anderson%20Magno%20de%20Almeida.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 54ff08b6b19e29ea81b86f1c9ab7322b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263158814441472