Ensino-aprendizagem do gênero abstract para trabalhos de conclusão de curso (TCC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ultramari, João Roberto
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3327
Resumo: Orientação: Profa. Drª. Solange Teresinha Ricardo de Castro.
id UNITAU_bb7fb37b59e328773766239bd28f36dc
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/3327
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Ultramari, João RobertoRamos, Rosinda de Castro Guerra, 1950-Damião, Silvia Matravolgyi, 1960-Renda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira, 1951-Gurpilhares, Marlene Silva SardinhaUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaCastro, Solange T. Ricardo de (Solange Teresinha Ricardo de), 1952-2023-11-22T14:28:51Z2023-11-22T14:28:51Z2010http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3327Orientação: Profa. Drª. Solange Teresinha Ricardo de Castro.Dissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2010.Resumo: Esta pesquisa objetiva analisar a construção do gênero textual em sala de aula por meio de uma Unidade (UD) que segue a proposta de Ramos (2004). Responde às seguintes perguntas: 1) Quais os conteúdos aprendidos pelos alunos ao longo do desenvolvimento da UD? 2) Quais as percepções dos alunos sobre a aprendizagem do gênero abstract? A pesquisa surgiu da necessidade de produção desse gênero por alunos de graduação do curso de Tecnologia da Informação (TI) da Faculdade de Tecnologia (FATEC) de Guaratinguetá, SP como parte obrigatória do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Para atender a essa necessidade, esteprofessor-pesquisador buscou apoio teórico na abordagem da linguagem dentro de atividade sociais (BAKHTIN, 1992/2006), na perspectiva vygotskiana da construção social da linguagem (VYGOTSKY, 1934/2008), na contribuição da Língua Materna (LM) discutida por Castro (2002) para aprendizagem de uma Língua Estrangeira (LE) e da discussão sobre seqüências didáticas do grupo de pesquisadores de Genebra (DOLZ, NOVERRAZ e SCHNEUWLY, 2004), e investigou também as características do gênero abstract. Com base nisso, que constitui também a fundamentação teórica desta dissertação, este professor-pesquisador propôs aos alunos do curso de TI um trabalho em sala de aula por meio de uma UD com base no gênero abstract. Os dados foram coletados ao final do desenvolvimento da UD. A análise propiciou verificar o que os alunos aprenderam e como aprenderam. O principal resultado da dissertação foi constatar a apreensão das características textuais do gênero abstract pelos alunos, conforme Ramos (2004). Essa apropriação do gênero fez com que os alunos se sentissem mais seguros e motivados a produzi-lo em sala de aula como proposto pela UD e futuramente em seus própriosAbstract: This research aims to analyze the abstract textual genre concerning its construction by means of an applied Didactic Unity (DU) in classroom as a pedagogical proposal in Ramos (2004) and then answer the following questions: 1) What are the contents learned by the students throughout the development of the DU? 2) What are the student's perceptions on the learning process of the abstract genre? This study came up from the necessity of production of this genre by the graduating students from the course of Information Technology (IT) at FATEC Guaratinguetá, SP as an obligatory piece of an academic work to be presented for the conclusion of the course known as Trabalho de Conclusão de Curso(TCC). In order to answer this necessity, this research professor searched theoretical support in the socio interactional language in Vygotsky (1934/2008), in the construction of language knowledge in social activities in Bakhtin (1992/2006), as well as, in the contribution of the mother language or native language known as Língua Materna(LM) discussed by Castro (2002) as a contribution to the process of learning a Foreign Language (FL), in researches on the elaboration of didactic sequences by members of the group of Geneva: (DOLZ, NOVERRAZ AND SCHNEUWLY, 2004), and an investigation on the characteristics of the abstract genre. Thus, it was proposed to the students of IT a DU based on the abstract genre. At the end of the DU data were gathered on this genre and the analyses contributed to verify what the students have learned and how they have learned. The main result was the apprehension of the abstract genre characteristics by the students as discussed by Ramos (2004). This appropriation of the genre led the students to feel more secure and motivated to produce the genre in classroom as well as in their future TCC as proposed by the DU.Made available in DSpace on 2023-11-22T14:28:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JOAO ROBERTO ULTRAMARI.pdf: 421130 bytes, checksum: 673ce73a80e27910db8901b8bd0e83dd (MD5) Previous issue date: 20101 recurso online (60 f.) : digital, arquivo PDF.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Domínio Públicoreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUGênero textualResumos - RedaçãoTCCUnidade didáticaEnsino-aprendizagem do gênero abstract para trabalhos de conclusão de curso (TCC)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporORIGINALJOAO ROBERTO ULTRAMARI.pdfapplication/pdf421130http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/3327/1/JOAO%20ROBERTO%20ULTRAMARI.pdf673ce73a80e27910db8901b8bd0e83ddMD5120.500.11874/33272023-11-22 12:28:51.35oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/3327Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2023-11-22T14:28:51Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino-aprendizagem do gênero abstract para trabalhos de conclusão de curso (TCC)
title Ensino-aprendizagem do gênero abstract para trabalhos de conclusão de curso (TCC)
spellingShingle Ensino-aprendizagem do gênero abstract para trabalhos de conclusão de curso (TCC)
Ultramari, João Roberto
Gênero textual
Resumos - Redação
TCC
Unidade didática
title_short Ensino-aprendizagem do gênero abstract para trabalhos de conclusão de curso (TCC)
title_full Ensino-aprendizagem do gênero abstract para trabalhos de conclusão de curso (TCC)
title_fullStr Ensino-aprendizagem do gênero abstract para trabalhos de conclusão de curso (TCC)
title_full_unstemmed Ensino-aprendizagem do gênero abstract para trabalhos de conclusão de curso (TCC)
title_sort Ensino-aprendizagem do gênero abstract para trabalhos de conclusão de curso (TCC)
author Ultramari, João Roberto
author_facet Ultramari, João Roberto
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Ramos, Rosinda de Castro Guerra, 1950-
Damião, Silvia Matravolgyi, 1960-
Renda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira, 1951-
Gurpilhares, Marlene Silva Sardinha
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Ultramari, João Roberto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castro, Solange T. Ricardo de (Solange Teresinha Ricardo de), 1952-
contributor_str_mv Castro, Solange T. Ricardo de (Solange Teresinha Ricardo de), 1952-
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero textual
Resumos - Redação
TCC
Unidade didática
topic Gênero textual
Resumos - Redação
TCC
Unidade didática
description Orientação: Profa. Drª. Solange Teresinha Ricardo de Castro.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-22T14:28:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-22T14:28:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3327
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (60 f.) : digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.source.pt_BR.fl_str_mv Domínio Público
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/3327/1/JOAO%20ROBERTO%20ULTRAMARI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 673ce73a80e27910db8901b8bd0e83dd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263161802883072