Uma alternativa didática : a produção de histórias em quadrinhos por alunos do Ensino Fundamental a partir das narrativas populares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Elizabeth da
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3408
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Miriam Bauab Puzzo
id UNITAU_beaeae34610f1641341e667e2265b7ee
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/3408
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Silva, Elizabeth daPinto, Sonia Sueli BertiKozma, Eliana Vianna BritoGurpilhares, Marlene Silva SardinhaZamponi, GrazielaUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaPuzzo, Miriam Bauab2019-09-30T19:26:10Z2019-09-30T19:26:10Z2009http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3408Orientação: Profa. Dra. Miriam Bauab PuzzoDissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2009.Resumo: A presente pesquisa discute como se configura, no plano expressivo, os valores culturais de determinado grupo social e a importância desse conhecimento para o professor de língua materna dessa comunidade. A pesquisa utiliza a teoria bakhtiniana que entende a linguagem no processo dialógico constitutivo que participam o eu e o outro. Os estudos centram-se nas obras: Marxismo e Filosofia da Linguagem (1995), Estética da Criação Verbal (2003). Entram como suporte teórico, além das obras de referência, os leitores críticos dessa teoria: Brait (2005: 2006), Luz (2003), Fiorin (2006), Fernandes (2007), Machado (2005) entre outros. A pesquisa envolve materiais relacionados a relatos orais e escritos de habitantes do município de Piranguinho, Minas Gerais, e a produção de uma revista em quadrinhos, resultado de um projeto de produção de gênero discursivo, realizada por alunos da sétima série da rede estadual de ensino. O processo de coleta de dados ocorreu no segundo semestre de 2007 e primeiro semestre de 2008. A conclusão é a de que o conhecimento das peculiaridades de produção lingüística da comunidade pode auxiliar docentes a exercerem atividade de ensino efetivo da língua; podendo servir também de material didático auxiliar da atividade docente, como um diálogo entre as diversas formas de manifestação lingüística.Abstract: The present research argues as if it configures, in the expressive plan, the cultural values of determined social group and the importance of this knowledge for the teacher of the maternal language of this community. The research uses the theory bakhtinianawho understands the language in which the dialogical constitution and I another.The studies are centered in the works: Marxismo e Filosofia da Linguagem (1995), Estética da Criação Verbal(2003). They enter as theoretical support, the critical readers of this theory: Brait(2005;2006), Luz(2003), Fiorin (2006), Fernandes (2007), Machado (2005) . The research involves materials related to oral and written reports from inhabitants of the municipality of Piranguinho, Minas Gerais, and the production of a magazine on comics, the result of a project for the production of genre, performed by students of the seventh series of the net state of education. The process of data collection occurred in the second half of 2007 and first half of 2008. The conclusion is that the knowledge of the peculiarities of linguistic production of the community helps teachers to exert activity of effective e ducation of the language effective education; being able to serve also of auxiliary didactic material of the teaching activity, proposing a dialogue between the diverse forms of linguistic manifestation.Made available in DSpace on 2019-09-30T19:26:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ELIZABETH DA SILVA.pdf: 5357712 bytes, checksum: ebc4d18e0316ae9d19dedb58e483cbe2 (MD5) Previous issue date: 20091 recurso online (126 f.) : digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em Linguística AplicadaUNITAUBrasilDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço SocialRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessDomínio Públicoreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAULinguística aplicadaHistórias em quadrinhosEnsino fundamentalLinguagemDialogismoGênero discursivoPrática docenteUma alternativa didática : a produção de histórias em quadrinhos por alunos do Ensino Fundamental a partir das narrativas popularesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporORIGINALELIZABETH DA SILVA.pdfapplication/pdf5357712http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/3408/1/ELIZABETH%20DA%20SILVA.pdfebc4d18e0316ae9d19dedb58e483cbe2MD5120.500.11874/34082019-11-21 22:36:13.612oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/3408Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2019-11-22T00:36:13Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma alternativa didática : a produção de histórias em quadrinhos por alunos do Ensino Fundamental a partir das narrativas populares
title Uma alternativa didática : a produção de histórias em quadrinhos por alunos do Ensino Fundamental a partir das narrativas populares
spellingShingle Uma alternativa didática : a produção de histórias em quadrinhos por alunos do Ensino Fundamental a partir das narrativas populares
Silva, Elizabeth da
Linguística aplicada
Histórias em quadrinhos
Ensino fundamental
Linguagem
Dialogismo
Gênero discursivo
Prática docente
title_short Uma alternativa didática : a produção de histórias em quadrinhos por alunos do Ensino Fundamental a partir das narrativas populares
title_full Uma alternativa didática : a produção de histórias em quadrinhos por alunos do Ensino Fundamental a partir das narrativas populares
title_fullStr Uma alternativa didática : a produção de histórias em quadrinhos por alunos do Ensino Fundamental a partir das narrativas populares
title_full_unstemmed Uma alternativa didática : a produção de histórias em quadrinhos por alunos do Ensino Fundamental a partir das narrativas populares
title_sort Uma alternativa didática : a produção de histórias em quadrinhos por alunos do Ensino Fundamental a partir das narrativas populares
author Silva, Elizabeth da
author_facet Silva, Elizabeth da
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Pinto, Sonia Sueli Berti
Kozma, Eliana Vianna Brito
Gurpilhares, Marlene Silva Sardinha
Zamponi, Graziela
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Elizabeth da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Puzzo, Miriam Bauab
contributor_str_mv Puzzo, Miriam Bauab
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística aplicada
Histórias em quadrinhos
Ensino fundamental
Linguagem
Dialogismo
Gênero discursivo
Prática docente
topic Linguística aplicada
Histórias em quadrinhos
Ensino fundamental
Linguagem
Dialogismo
Gênero discursivo
Prática docente
description Orientação: Profa. Dra. Miriam Bauab Puzzo
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-30T19:26:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-30T19:26:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3408
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3408
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (126 f.) : digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.pt_BR.fl_str_mv Domínio Público
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/3408/1/ELIZABETH%20DA%20SILVA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ebc4d18e0316ae9d19dedb58e483cbe2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844391594164224