Duas crônicas verbo-visuais de Millôr Fernandes : uma análise bakhtiniana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Angélica Alves de Mello
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/767
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Miriam Bauab Puzzo
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spelling Santos, Ana Angélica Alves de MelloBrito, Eliana Vianna, 1958-Pinto, Sonia Sueli BertiUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaPuzzo, Miriam Bauab2023-12-18T16:51:48Z2023-12-18T16:51:48Z2014http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/767Orientação: Profa. Dra. Miriam Bauab PuzzoDissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2014.Resumo: As crônicas de Millôr Fernandes apresentam uma característica peculiar que é a de conjugar a linguagem verbal e visual, constituindo por isso um material de interesse para pesquisadores da linguagem. O objetivo deste trabalho é analisar a linguagem verbo-visual, bem como as imbricações linguísticas constitutivas do discurso milloriano. Tem como apoio teórico a análise dialógica do discurso na perspectiva bakhtiniana. Assim, para cumprir essa proposta, utilizaram-se as obras de Bakhtin e do Círculo, tais como: Estética da criação verbal (2011, 2003), Marxismo e filosofia da linguagem (2010) e Questões de Literatura e Estética: a teoria do romance (2010), bem como seus críticos intérpretes, a saber: Brait (2010; 2012), Melo (2010), Miottelo (2012), entre outros. Como objetos de pesquisa foram selecionadas 2 crônicas de Millôr Fernandes publicadas na revista Veja, edição nº 1871, de 15/09/2004, que marca o retorno do escritor como cronista da revista e a edição nº 2130, datada de 16/09/2009, que encerra seu período de contribuição para a mesma. As crônicas foram analisadas em seus elementos essenciais que caracterizam o gênero na perspectiva dialógica bakhtiniana, ou seja, elementos como o tema, a forma composicional e o estilo, foram vistos, observando as relações dialógicas entre autor, leitor presumido e contexto. Também é discutida a linguagem verbo-visual que as constitui, composta por outros signos, além dos verbais, tais como imagens, cores, tipos de letras, que compõem o conjunto enunciativo. Foram imprescindíveis as teorias de base que estudam a linguagem verbo-visual (Dondis, 1991) as cores, (Guimarães, 2000, 2003) e suas contribuições para um entendimento mais acurado dos efeitos de sentido dessas crônicas. Observa-se ainda a forma inusitada de elaboração da crônica de Millôr Fernandes, modificando o formato genérico e o estilo característico das crônicas jornalísticas. As análises revelaram que, por meio da arquitetura linguístico-discursiva, as crônicas são demonstrações particulares da visão do autor e que por isso a organização textual é marcada pelo seu tom humorístico valorativo, expressando seu ponto de vista frente aos acontecimentos do contexto imediato, respondendo assim ao leitor presumido, de acordo com a concepção bakhtiniana de enunciado. Espera-se com esse trabalho colaborar com as pesquisas em Linguística Aplicada no que diz respeito à leitura da linguagem verbo-visual do gênero crônica.Abstract: This research is executed in a declarative- discursive perspective, essentially defined the dialogic language theory of Bakhtin and his circle. This research presents a proposal for analysis of verb-visual language of chronic, exploring them as concrete statements that perspective. The chronicles of Millôr Fernandes exhibit a peculiar feature which is to combine verbal and visual languages and is therefore a material of interest to researches of language. To comply with this proposed analysis of two chronic by Millôr Fernandes, written in a period of six years, the first one, the edition nº 1871, of 15/09/2004 and the last one nº 2130, of 16/09/2009, respectively, published in Veja magazine. The objective is to observe the dialogical relationship between compositional form and style, considering the theme, the compositional form and the style. The verb-visual language that is composed of other signs is also discussed, in addition to verbal, such as images, colors, fonts, which together comprise the enunciation. The theories studying the colors and its contributions to a more accurate understanding of the sense effects of these utterances chronic. Also it is necessary to consider the uncommon development of Millôr Fernandes' chronic, modifying the generic format and style journalistic chronicles. Analyses revealed that, through linguistic- discursive architecture, chronic statements are particular vision of the writer and therefore the textual organization is marked by subjectivity and evaluative tone and writer marked by author’s subjectivity and evaluative tone. So he expresses his strandpoint about social events in a humorous way. This work is a suggestion of critical verb-visual reading and expecting to contribute to Applied Linguistic.Made available in DSpace on 2023-12-18T16:51:48Z (GMT). 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