O Enade em foco : uma análise das questões discursivas do componente formação geral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Cintya Cardoso de Oliveira Brito
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/950
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Eliana Vianna Brito Kozma
id UNITAU_c5c65bc22d254bcda8d7fccf10dbef4b
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/950
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Gomes, Cintya Cardoso de Oliveira BritoAbud, Maria José MilhareziPrados, Rosália Maria NettoUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaKozma, Eliana Vianna Brito2019-08-06T18:15:19Z2019-08-06T18:15:19Z2016http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/950Orientação: Profa. Dra. Eliana Vianna Brito KozmaDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2016.Resumo: O tema desta pesquisa diz respeito às questões discursivas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), integrado ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e pertencente ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP). Este trabalho, inserido no campo da Linguística Aplicada, tem como objetivo geral fazer um levantamento das principais características linguístico-discursivas das questões discursivas do componente Formação Geral do Enade das edições de 2010 a 2014, e seus efeitos na leitura e na compreensão dos enunciados desse exame. Especificamente objetivam-se: a) analisar a organização das questões discursivas com relação à leitura e à compreensão do leitor presumido; b) identificar e analisar os gêneros discursivos, suas características constitutivas e o dialogismo entre os gêneros nessas questões dentro de um contexto sócio-histórico e ideológico; c) identificar as relações entre as partes estruturais dessas questões (texto-base, o enunciado-problema e subitens), considerando a sua contribuição para o leitor e d) identificar e analisar as habilidades e competências gerais, estabelecidas pelos documentos oficiais, as quais são exigidas nas etapas de leitura das questões discursivas desse exame. Os pressupostos teóricos desta pesquisa tiveram respaldo nas concepções de leitura, nas abordagens sobre habilidades e competências leitoras e no conceito bakhtiniano de dialogismo e de gênero discursivo. Os documentos legais nos quais esta pesquisa também se fundamentou foram as legislações pertinentes sobre o Enade. O corpus desta pesquisa constitui-se de questões discursivas do componente de Formação Geral 1 e 2 retiradas de cinco provas das edições de 2010 a 2014, totalizando dez questões. Trata-se de uma pesquisa de cunho descritivo-interpretativo. Os enunciados foram analisados qualitativamente com base nas fundamentações teóricas e documentos institucionais. Conclui-se que a composição dos enunciados das questões discursivas do Enade apresentou uso frequente de critérios linguístico-discursivos que direcionaram a leitura de questões complexas, ambíguas, desproporcionais e subjetivas, sustentadas por gêneros não autênticos. Caberia ao graduado não só inferir que são fragmentos e relacioná-los à realidade discursiva mas ter responsabilidade quanto às questões éticas e sociais.Abstract: The subject of this research focuses on discursive questions of the National Exam of Undergraduate Performance [ENADE], incorporated into the National System for the Evaluation of Higher Education [SINAES] and that belongs to the National Institute of Studies and Research [INEP]. This research, that is inserted in the Applied Linguistics study area, has as geneal purpose to get the main linguistic-discursive characteristics present in the discursive questions of the component General Formation of ENADE that happened from 2010 to 2014, e and its effects on reading and understanding the statements of this exam. The specific objectives are: a) To analyze the organization of the discursive questions regarding the reading and the understanding of the presumed reader; b) to identify and analyze the discursive genres, their constitutive characteristics and the dialogism between the genres in these questions within a socio-historical and ideological context; c) to Identify the relationships between the structural parts of these issues (base text, problem-statement and subitems), according to their contribution to the reader and d) to Identify and analyze the general skills and competences established by the official documents, which are required in the reading stages of the discursive questions of this exam. The theoretical assumptions of this research has been supported by the reading conceptions, by approaches to reading skills and competences and by the bakhtinian concepts of dialogism and discursive genre. This research also was based on the relevant legal Enade documents. The research corpus consists of the discursive questions present in the component Formação Geral 1 and 2 which were taken from five exams of the editions from 2010 to 2014, totalizing ten questions. It is a descriptive-interpretative research. The statements were analyzed qualitatively based on the theoretical concepts and legal documents. It is conclued that the composition of Enade’s discursive questions frequently used linguistic-discursive criteria that directed the reading of complex, ambiguous, disproportionate and subjective questions, supported by non-authentic genres. It would be up to the graduate not only to infer are fragments and to relate them to the discursive reality but to have responsibility as to the ethical and social questions.Made available in DSpace on 2019-08-06T18:15:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Cintya Cardoso de Oliveira Brito Gomes.pdf: 4228310 bytes, checksum: 127b17de1a26d6382ed96f509b442057 (MD5) Previous issue date: 2016112 f. : il.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em Linguística AplicadaUNITAUBrasilDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço SocialRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGêneros discursivosENADEDialogismoO Enade em foco : uma análise das questões discursivas do componente formação geralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALCintya Cardoso de Oliveira Brito Gomes.pdfapplication/pdf4228310http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/950/1/Cintya%20Cardoso%20de%20Oliveira%20Brito%20Gomes.pdf127b17de1a26d6382ed96f509b442057MD5120.500.11874/9502019-09-10 17:31:07.705oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/950Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2019-09-10T20:31:07Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Enade em foco : uma análise das questões discursivas do componente formação geral
title O Enade em foco : uma análise das questões discursivas do componente formação geral
spellingShingle O Enade em foco : uma análise das questões discursivas do componente formação geral
Gomes, Cintya Cardoso de Oliveira Brito
Gêneros discursivos
ENADE
Dialogismo
title_short O Enade em foco : uma análise das questões discursivas do componente formação geral
title_full O Enade em foco : uma análise das questões discursivas do componente formação geral
title_fullStr O Enade em foco : uma análise das questões discursivas do componente formação geral
title_full_unstemmed O Enade em foco : uma análise das questões discursivas do componente formação geral
title_sort O Enade em foco : uma análise das questões discursivas do componente formação geral
author Gomes, Cintya Cardoso de Oliveira Brito
author_facet Gomes, Cintya Cardoso de Oliveira Brito
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Abud, Maria José Milharezi
Prados, Rosália Maria Netto
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Cintya Cardoso de Oliveira Brito
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kozma, Eliana Vianna Brito
contributor_str_mv Kozma, Eliana Vianna Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Gêneros discursivos
ENADE
Dialogismo
topic Gêneros discursivos
ENADE
Dialogismo
description Orientação: Profa. Dra. Eliana Vianna Brito Kozma
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-06T18:15:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-06T18:15:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/950
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 112 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/950/1/Cintya%20Cardoso%20de%20Oliveira%20Brito%20Gomes.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 127b17de1a26d6382ed96f509b442057
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844385447411712