Governança de TI em uma empresa pública de pesquisa e desenvolvimento : implantando ITIL na Central de Atendimento de Solicitações de Serviços

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Valdecir da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/587
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Paulo César Ribeiro Quintairos
id UNITAU_c7f3315e160af4f96da9393e81da8abd
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/587
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Silva, Valdecir daMonteiro, Rita de Cássia Rigotti VilelaMelo, Francisco Cristóvão Lourenço deUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em AdministraçãoQuintairos, Paulo César Ribeiro2019-08-15T18:45:17Z2019-08-15T18:45:17Z2015http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/587Orientador: Prof. Dr. Paulo César Ribeiro QuintairosDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Administração do Departamento Gestão e Negócios, Taubaté, 2015.Resumo: Atualmente as empresas provedoras de serviços de tecnologia da informação (TI) buscam se manter competitivas estabelecendo relações cada vez mais estritas entre os clientes, seus processos produtivos e o negócio como um todo. As integrações tecnológicas de processos pela tecnologia da informação, incluindo aplicações, sistemas e infraestrutura computacional e de comunicação de dados, passaram a representar em alto grau elementos para garantir a continuidade do negócio passando a ser um nível a ser inserida dentro do sistema de gestão geral das corporações. Visando suprir essa necessidade, foi criada a Information Technology Infrastructure (ITIL). Esse framework estabelece os métodos a partir das melhores práticas para o desenvolvimento e gerenciamento de serviços de TI, reunidos às ferramentas necessárias a gerencia de forma a sustentarem suas atividades em virtude das mais eficientes técnicas concebidas cientificamente. O presente trabalho propõe uma análise, pelo estudo de caso realizado em uma instituição pública de pesquisa e desenvolvimento, demonstrando como a implementação de TI, juntamente aos modelos de melhores práticas para gestão de serviços, interagem com a gerencia de processos da organização. A pesquisa foi sustentada por um embasamento bibliográfico e documental, qualitativo e de caráter descritivo, para identificação das características administrativas desse tipo de instituição e suas necessidades e posterior análise da possibilidade de aplicação do ITIL junto as operações de serviço da instituição, explanando os aspectos relevantes que devem ser observados nessa implementação. O levantamento de informações foi coletado de diversos tipos de documentos disponíveis na instituição bem como com base na vivência do pesquisador na área. Essa pesquisa pode servir de orientação a organizações e gestores em especial do setor público com intenção de adoção de alguma metodologia para boas práticas de organização de processos em prol dos benefícios providos da implementação desse estudo.Abstract: Nowadays, the companies providing the services about the Information Technology (IT) seek to remain competitive, establishing relations closer between the customers, their production processes and the business as a whole. The integration Technology and innovation processes of the information technology, including applications, systems, computing infrastructure and data communication, came to represent a high degree element to ensure business continuity becoming a variable to be inserted into the general management system corporations. Aiming to meet this need was created an Information Technology Infrastructure Library (ITIL). This framework sets out the methods from the best practices for the development and management of IT services, bringing together the necessary tools to manager in order to support their activities by virtue of the most efficient techniques designed scientifically. This work proposes an analysis, the case study in a public institution of research and development, demonstrating how the implementations of IT governance, along with models of best practices for service management, interact with managers the organization's processes. The research was supported by a bibliographic and documentary, qualitative and descriptive basis for identification of the administrative determination of this institution and its necessities and subsequent analysis of the applicability of ITIL with the institution's Service Operations, explaining the relevant aspects to be observed in its implementation. The survey of information was collected from various types of documents available in the institution and based on the experience of the researcher in the area. This research can be a guide in the special organizations and public sector managers with intention to accept any methodology for best practices of process organization in favor of provided benefits of implementing this study.Made available in DSpace on 2019-08-15T18:45:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Valdecir da Silva_seg.pdf: 2566048 bytes, checksum: 80e725c084c3d6f7affbd86c914fed15 (MD5) Previous issue date: 2015150f. : il.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em AdministraçãoUNITAUBrasilDepartamento de Gestão e NegóciosRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOTecnologia da informaçãoSoftware de gestão de pessoalGovernança de TIGovernança de TI em uma empresa pública de pesquisa e desenvolvimento : implantando ITIL na Central de Atendimento de Solicitações de ServiçosIt governance in a public company of research and development: Deploying the ITIL in Service deskinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALValdecir da Silva_seg.pdfapplication/pdf2566048http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/587/1/Valdecir%20da%20Silva_seg.pdf80e725c084c3d6f7affbd86c914fed15MD5120.500.11874/5872019-09-10 17:29:50.862oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/587Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2019-09-10T20:29:50Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Governança de TI em uma empresa pública de pesquisa e desenvolvimento : implantando ITIL na Central de Atendimento de Solicitações de Serviços
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv It governance in a public company of research and development: Deploying the ITIL in Service desk
title Governança de TI em uma empresa pública de pesquisa e desenvolvimento : implantando ITIL na Central de Atendimento de Solicitações de Serviços
spellingShingle Governança de TI em uma empresa pública de pesquisa e desenvolvimento : implantando ITIL na Central de Atendimento de Solicitações de Serviços
Silva, Valdecir da
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Tecnologia da informação
Software de gestão de pessoal
Governança de TI
title_short Governança de TI em uma empresa pública de pesquisa e desenvolvimento : implantando ITIL na Central de Atendimento de Solicitações de Serviços
title_full Governança de TI em uma empresa pública de pesquisa e desenvolvimento : implantando ITIL na Central de Atendimento de Solicitações de Serviços
title_fullStr Governança de TI em uma empresa pública de pesquisa e desenvolvimento : implantando ITIL na Central de Atendimento de Solicitações de Serviços
title_full_unstemmed Governança de TI em uma empresa pública de pesquisa e desenvolvimento : implantando ITIL na Central de Atendimento de Solicitações de Serviços
title_sort Governança de TI em uma empresa pública de pesquisa e desenvolvimento : implantando ITIL na Central de Atendimento de Solicitações de Serviços
author Silva, Valdecir da
author_facet Silva, Valdecir da
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Monteiro, Rita de Cássia Rigotti Vilela
Melo, Francisco Cristóvão Lourenço de
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Administração
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Valdecir da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Quintairos, Paulo César Ribeiro
contributor_str_mv Quintairos, Paulo César Ribeiro
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Tecnologia da informação
Software de gestão de pessoal
Governança de TI
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia da informação
Software de gestão de pessoal
Governança de TI
description Orientador: Prof. Dr. Paulo César Ribeiro Quintairos
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-15T18:45:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-15T18:45:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/587
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/587
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 150f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Gestão e Negócios
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/587/1/Valdecir%20da%20Silva_seg.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 80e725c084c3d6f7affbd86c914fed15
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844386087043072