Educação do campo : formação continuada de professores do Programa Escola Ativa em Buriti (MA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barradas, Cleane de Jesus Costa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/896
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Eliane Freire de Oliveira
id UNITAU_c850e7b82bc597d4c95c1b5a05f4fbdd
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/896
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Barradas, Cleane de Jesus CostaSouza, Mariana Aranha de, 1980-Santos, Roseli Albino dos, 1968-Universidade de TaubatéOliveira, Eliane Freire de, 1969-2023-09-19T12:12:28Z2023-09-19T12:12:28Z2013http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/896Orientação: Profa. Dra. Eliane Freire de OliveiraDissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação Políticas e Práticas Sociais) - Instituto Básico de Humanidades , Universidade de Taubaté, Taubaté, 2013.Resumo: Na Educação do Campo existem peculiaridades contextuais durante o processo de ensino, que se constituem, na maioria das vezes, em classes multisseriadas e em condições de trabalho que possibilitam a aprendizagem de maneira diferenciada. A implantação, no Brasil, do Programa Escola Ativa (PEA), em meados dos anos 1990, foi inspirada em um programa similar já executado na Colômbia há duas décadas. A presente pesquisa objetivou analisar as diretrizes educacionais norteadoras e o processo de Formação Continuada de professores do campo do PEA, campo empírico dessa problemática, tendo em vista que tal programa se apresenta como uma proposta de política educacional de qualidade para a Educação do Campo. Buscou-se, também, verificar as questões relativas à formação dos professores, bem como às ações públicas e civis para a Formação Continuada, instituídas em contextos econômicos, políticos e socioculturais específicos, que precisam ser considerados no que se refere ao PEA. A investigação, com abordagem qualitativa, teve como procedimento de coleta de dados a realização de entrevistas semi-estruturadas com professores da Rede de Ensino Público do Município de Buriti (MA) envolvidos no Programa Escola Ativa. Os resultados obtidos apontam que, embora a proposta de Formação Continuada contribua para o desenvolvimento pessoal e profissional dos sujeitos, há desafios a serem enfrentados, uma vez que a dicotomia cidade/campo perpassa todo o processo de criação e de desenvolvimento do Programa, e que há eixos norteadores que enfatizam a Formação Continuada como uma das ações para alcançar os objetivos de melhorias na Educação do Campo.Abstract: In the Regional Education there are contextual peculiarities during the teaching process, which constitute most of the time in multigrade classes and working conditions that enable how to learn differently. The deployment of the Programa Escola Ativa (PEA) in Brazil in the 90s was inspired by a similar program already implemented in Colombia two decades ago. This study aimed to analyze the educational guidelines and the process of Continuing Education for teachers from PEA, empirical field of this discussion, considering that such a program is presented as a policy proposal for quality education to the Regional Education. We also tried to verify issues related to teacher training, as well as the public and civil actions for the Continuing Education, established in economic, political and sociocultural specific contexts that need to be considered with regard to the PEA. The research, using a qualitative approach, had as a procedure of collect data semi-structured interviews with teachers from the network of public education of the city of Buriti (MA) involved in the Programa Escola Ativa. The results show that, although the proposal of Continuing Education contributes to personal and professional development of individuals, there are challenges to be faced, since the dichotomy city/country encompasses the whole process of creation and development of the Program, and there are also guiding principles that emphasize the Continuing Education as one of the strategies to achieve the goals of improvements in the Regional Education.Made available in DSpace on 2023-09-19T12:12:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Cleane de Jesus Costa Barradas_seg.pdf: 1796944 bytes, checksum: 3e46c84bce35171999ef11606b5a62e4 (MD5) Previous issue date: 2013198f. : il.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Educação do campoFormação continuada de professoresEducação do campo : formação continuada de professores do Programa Escola Ativa em Buriti (MA)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALCleane de Jesus Costa Barradas_seg.pdfapplication/pdf1796944http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/896/1/Cleane%20de%20Jesus%20Costa%20Barradas_seg.pdf3e46c84bce35171999ef11606b5a62e4MD5120.500.11874/8962023-09-19 09:12:28.341oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/896Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2023-09-19T12:12:28Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação do campo : formação continuada de professores do Programa Escola Ativa em Buriti (MA)
title Educação do campo : formação continuada de professores do Programa Escola Ativa em Buriti (MA)
spellingShingle Educação do campo : formação continuada de professores do Programa Escola Ativa em Buriti (MA)
Barradas, Cleane de Jesus Costa
Educação do campo
Formação continuada de professores
title_short Educação do campo : formação continuada de professores do Programa Escola Ativa em Buriti (MA)
title_full Educação do campo : formação continuada de professores do Programa Escola Ativa em Buriti (MA)
title_fullStr Educação do campo : formação continuada de professores do Programa Escola Ativa em Buriti (MA)
title_full_unstemmed Educação do campo : formação continuada de professores do Programa Escola Ativa em Buriti (MA)
title_sort Educação do campo : formação continuada de professores do Programa Escola Ativa em Buriti (MA)
author Barradas, Cleane de Jesus Costa
author_facet Barradas, Cleane de Jesus Costa
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Souza, Mariana Aranha de, 1980-
Santos, Roseli Albino dos, 1968-
Universidade de Taubaté
dc.contributor.author.fl_str_mv Barradas, Cleane de Jesus Costa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Eliane Freire de, 1969-
contributor_str_mv Oliveira, Eliane Freire de, 1969-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do campo
Formação continuada de professores
topic Educação do campo
Formação continuada de professores
description Orientação: Profa. Dra. Eliane Freire de Oliveira
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-19T12:12:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-19T12:12:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/896
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/896
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 198f. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/896/1/Cleane%20de%20Jesus%20Costa%20Barradas_seg.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3e46c84bce35171999ef11606b5a62e4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844396079972352