Ensino Remoto na pandemia da COVID 19 : percepção dos professores de Língua Inglesa do Ensino Médio da Rede Estadual de Taubaté

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Daniela Gonçalves de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6512
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Eliana Vianna Brito Kozma
id UNITAU_d0e3b6e0702bb427497af54407108e2a
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/6512
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Carvalho, Daniela Gonçalves deCosta, Vânia Maria Fonseca daPrados, Rosália Maria NettoUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaBrito, Eliana Vianna, 1958-2023-08-14T18:13:21Z2023-08-14T18:13:21Z2022http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6512Orientação: Profa. Dra. Eliana Vianna Brito KozmaDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2022.Resumo: Esta dissertação investiga a opinião de professores em relação à vivência e à experiência no ensino remoto durante o período pandêmico. Buscou-se saber qual a percepção dos professores de Língua Inglesa (LI), do Ensino Médio de dez escolas da rede estadual da cidade de Taubaté sobre os recursos disponíveis para a prática do ensino remoto, durante a pandemia da COVID-19 nas aulas Língua Inglesa. O objetivo geral foi investigar e analisar os desafios e possibilidades na percepção e na prática dos professores de Língua Inglesa do Ensino Médio das escolas da rede estadual de Taubaté sobre os recursos disponíveis para a prática do ensino remoto, durante a pandemia da COVID-19 nas aulas de Língua Inglesa. Foi realizada a revisão bibliográfica e a aplicação de uma entrevista semiestruturada, com 23 professores de Língua Inglesa da rede pública estadual da cidade do Vale do Paraíba. A percepção dos professores em relação aos desafios no seu cotidiano reside no modificar ou ajustar a sua infraestrutura para um ambiente que foi considerado totalmente remoto, em um espaço de tempo muito curto. Em relação ao suporte recebido para que o ensino remoto fosse implementado, a percepção dos entrevistados foi também negativa quando disseram que o referido apoio não ocorreu como deveria, pois se deu de maneira incorreta ou ineficiente, fazendo pouca contribuição na operacionalização dos dispositivos e ferramentas disponibilizadas pela escola. Foram evidenciadas lacunas em relação ao planejamento e ao tempo de preparação e as principais dificuldades sentidas na prática do ensino remoto no ensino de LI pelos respondentes, se devem, principalmente, ao ambiente, por vezes, conturbado nas salas de aula. É possível concluir que a forma pela qual foi imposta e vivenciada a aprendizagem remota pelos professores de LI não correu de uma maneira adequada, dado que foi verificada não só a ausência de planejamento, mas de ações coordenadas entre a escola, professores e alunos, muitas vezes comprometendo o uso dos recursos disponíveis e até mesmo na infraestrutura ofertada, refletindo no conteúdo e no material didático e até mesmo na própria relação entre professores e alunos.Abstract: This dissertation investigates the opinion of teachers regarding the experience and experience of remote teaching during the pandemic period. We sought to find out what the perception of English Language (LI) teachers, from the high school of ten schools in the state network of Vale do Paraíba, about the resources available for the practice of remote teaching, during the COVID-19 pandemic in Language classes. English. The general objective was to investigate and analyze the challenges and possibilities in the perception and practice of high school English teachers from schools in the state network of Vale do Paraíba on the resources available for the practice of remote teaching, during the COVID-19 pandemic. 19 in English language classes. A bibliographic review was carried out and a semi-structured interview was applied, with 23 teachers of English from the state public network in the city of Vale do Paraíba. The perception of teachers in relation to the challenges in their daily lives lies in modifying or adjusting their infrastructure to an environment that was considered totally remote, in a very short space of time. In relation to the support received for remote teaching to be implemented, the perception of the interviewees was also negative when they said that said support did not occur as it should, it did not occur as it should, because it was given incorrectly or inefficiently, making little contribution to the operationalization. of the devices and tools made available by the school. Gaps were evidenced in relation to planning and preparation time and the main difficulties felt in the practice of remote teaching in the teaching of LI by the respondents are due to the sometimes-troubled environment in the classrooms. It is possible to conclude that the way in which the remote learning was imposed and experienced by the teachers of LI did not go in an adequate way, since it was verified, not only the absence of planning, but of coordinated actions between the school, teachers and students, often compromising the use of available resources and even the infrastructure offered, reflecting on the content and teaching material and even on the relationship between teachers and students.Made available in DSpace on 2023-08-14T18:13:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Daniela Goncalves de Carvalho.pdf: 616402 bytes, checksum: 61a0f9fd819d4898027bb96219fd00c0 (MD5) Previous issue date: 20221 recurso online (93 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Ensino remotoCOVID-19, Pandemia de, 2020-Língua inglesaProfessoresEnsino Remoto na pandemia da COVID 19 : percepção dos professores de Língua Inglesa do Ensino Médio da Rede Estadual de Taubatéinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALDaniela Goncalves de Carvalho.pdfapplication/pdf616402http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/6512/1/Daniela%20Goncalves%20de%20Carvalho.pdf61a0f9fd819d4898027bb96219fd00c0MD5120.500.11874/65122023-08-14 15:13:21.691oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/6512Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2023-08-14T18:13:21Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino Remoto na pandemia da COVID 19 : percepção dos professores de Língua Inglesa do Ensino Médio da Rede Estadual de Taubaté
title Ensino Remoto na pandemia da COVID 19 : percepção dos professores de Língua Inglesa do Ensino Médio da Rede Estadual de Taubaté
spellingShingle Ensino Remoto na pandemia da COVID 19 : percepção dos professores de Língua Inglesa do Ensino Médio da Rede Estadual de Taubaté
Carvalho, Daniela Gonçalves de
Ensino remoto
COVID-19, Pandemia de, 2020-
Língua inglesa
Professores
title_short Ensino Remoto na pandemia da COVID 19 : percepção dos professores de Língua Inglesa do Ensino Médio da Rede Estadual de Taubaté
title_full Ensino Remoto na pandemia da COVID 19 : percepção dos professores de Língua Inglesa do Ensino Médio da Rede Estadual de Taubaté
title_fullStr Ensino Remoto na pandemia da COVID 19 : percepção dos professores de Língua Inglesa do Ensino Médio da Rede Estadual de Taubaté
title_full_unstemmed Ensino Remoto na pandemia da COVID 19 : percepção dos professores de Língua Inglesa do Ensino Médio da Rede Estadual de Taubaté
title_sort Ensino Remoto na pandemia da COVID 19 : percepção dos professores de Língua Inglesa do Ensino Médio da Rede Estadual de Taubaté
author Carvalho, Daniela Gonçalves de
author_facet Carvalho, Daniela Gonçalves de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Costa, Vânia Maria Fonseca da
Prados, Rosália Maria Netto
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Daniela Gonçalves de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brito, Eliana Vianna, 1958-
contributor_str_mv Brito, Eliana Vianna, 1958-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino remoto
COVID-19, Pandemia de, 2020-
Língua inglesa
Professores
topic Ensino remoto
COVID-19, Pandemia de, 2020-
Língua inglesa
Professores
description Orientação: Profa. Dra. Eliana Vianna Brito Kozma
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-14T18:13:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-08-14T18:13:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6512
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6512
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (93 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/6512/1/Daniela%20Goncalves%20de%20Carvalho.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 61a0f9fd819d4898027bb96219fd00c0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844395588190208