Escala de avaliação de depressão para crianças: um estudo de validação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Dejenane Aparecida Pascoal
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Amaral, Vera Lúcia Adami Raposo Do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1649
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo realizar um estudo de validação da "Escala de Avaliação de Depressão para Crianças" de Amaral e Barbosa (1990). Durante a realização da pesquisa a escala inicial foi modificada, obtendo-se quatro versões. Foi realizada análise semântica dos itens junto a duas amostras de crianças (N= 12 e N= 4). A seguir, quatro psicólogos clínicos e três psiquiatras analisaram a pertinência dos itens ao construto. E, finalmente, a escala foi aplicada à amostra de 362 estudantes, de escolas públicas e particulares, para o estudo da precisão e da validade de construto. Utilizou-se a análise fatorial exploratória; os índices de poder discriminativo dos itens, desvio-padrão e correlação corrigida item-total de Pearson; e o cálculo do Coeficiente Alfa (a), de Cronbach. Na compreensão semântica dos itens um item foi excluído e três foram reformulados. Não houve itens descartados na análise de juízes. Na análise fatorial exploratória observou-se que as quatro primeiras dimensões explicam 33,36% da variabilidade total dos dados, com autovalores acima de 1,4. Quatro itens foram descartados por apresentarem carga-fatorial menores do que 0,40. Na análise do poder discriminativo dos itens eliminaram-se seis itens com correlação item-total próximas de zero. A escala final ficou composta de 24 itens distribuídos segundo quatro fatores: resposta afeto-disfórico (a= 0,70); resposta afetivo-emocional com conteúdo de ansiedade (a= 0,65); resposta fisiológico-autonômica (a= 0,56); e resposta cognitiva com conteúdo de auto-estima (a= 0,50).
id UNITAU_d175d18b311af284b68a62c6078b67f3
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1649
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Pereira, Dejenane Aparecida PascoalAmaral, Vera Lúcia Adami Raposo Do2019-09-12T16:25:43Z2019-09-12T16:25:43Z200421152310.1590/S0103-166X20040001000011982-0275http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1649SCIELO:S0103-166X2004000100001A presente pesquisa teve por objetivo realizar um estudo de validação da "Escala de Avaliação de Depressão para Crianças" de Amaral e Barbosa (1990). Durante a realização da pesquisa a escala inicial foi modificada, obtendo-se quatro versões. Foi realizada análise semântica dos itens junto a duas amostras de crianças (N= 12 e N= 4). A seguir, quatro psicólogos clínicos e três psiquiatras analisaram a pertinência dos itens ao construto. E, finalmente, a escala foi aplicada à amostra de 362 estudantes, de escolas públicas e particulares, para o estudo da precisão e da validade de construto. Utilizou-se a análise fatorial exploratória; os índices de poder discriminativo dos itens, desvio-padrão e correlação corrigida item-total de Pearson; e o cálculo do Coeficiente Alfa (a), de Cronbach. Na compreensão semântica dos itens um item foi excluído e três foram reformulados. Não houve itens descartados na análise de juízes. Na análise fatorial exploratória observou-se que as quatro primeiras dimensões explicam 33,36% da variabilidade total dos dados, com autovalores acima de 1,4. Quatro itens foram descartados por apresentarem carga-fatorial menores do que 0,40. Na análise do poder discriminativo dos itens eliminaram-se seis itens com correlação item-total próximas de zero. A escala final ficou composta de 24 itens distribuídos segundo quatro fatores: resposta afeto-disfórico (a= 0,70); resposta afetivo-emocional com conteúdo de ansiedade (a= 0,65); resposta fisiológico-autonômica (a= 0,56); e resposta cognitiva com conteúdo de auto-estima (a= 0,50).The aim of this survey is to perform a validity assessment of the "Children Depression Evaluation Scale" from Amaral and Barbosa (1990). Through the research, the initial scale has been modified, resulting in four versions. It has been carried out a semantic analysis of the items with two samples of children (N= 12 and N= 4). Subsequently, four Clinical Psychologists and three Psychiatrists analyzed the pertinence of the items to the construct. Finally, the scale was applied to the 362 students from public and private schools, for the study of the precision and the validity of the construct. It was used the exploratory factorial analysis; the discriminative power index of the items, standard-deviation and Pearson's item-total corrected correlation; and the Cronbach's Alfa Coefficient calculation (a). In the semantic comprehension of the items, one item has been excluded and three items reformulated. There has been no disregard items in the judges analysis. In the exploratory factorial analysis it has been observed that the first four dimensions explained 33,36% of the total variability of the data, with self values over 1.4. Four items were discarded due to presenting factorial-load under 0.4. In the discriminative power analysis of the items, six items were eliminated with total-item correlation close to zero. The final scale comprised 24 items distributed according to four factors: disforical affection response (a= 0,70); emotional-affective response with anxiety contort (a= 0,65); autonomous-physiological response (a= 0,56), and cognitive response with self-esteem content (a=0,50).Made available in DSpace on 2019-09-12T16:25:43Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2004[Pereira, Dejenane Aparecida Pascoal] Universidade de TaubatéAmaral, Vera Lúcia Adami Raposo do] Pontifícia Universidade Católica de Campinas, BrazilPereira, Dejenane Aparecida Pascoal] Pontifícia Universidade Católica de Campinas, BrazilPrograma de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de CampinasBrasilEstudos de Psicologia (Campinas)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessScieloreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUChild depressionpsychological assessmentinstrumentsmesurementDepressão infantilavaliação psicológicainstrumentosmedidasPsychologyPsychology, MultidisciplinaryEscala de avaliação de depressão para crianças: um estudo de validaçãoChildren depression evaluation scale: a validity assessmentinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepor20.500.11874/16492019-09-15 01:44:34.565oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1649Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2019-09-15T04:44:34Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.en.fl_str_mv Escala de avaliação de depressão para crianças: um estudo de validação
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Children depression evaluation scale: a validity assessment
title Escala de avaliação de depressão para crianças: um estudo de validação
spellingShingle Escala de avaliação de depressão para crianças: um estudo de validação
Pereira, Dejenane Aparecida Pascoal
Child depression
psychological assessment
instruments
mesurement
Depressão infantil
avaliação psicológica
instrumentos
medidas
Psychology
Psychology, Multidisciplinary
title_short Escala de avaliação de depressão para crianças: um estudo de validação
title_full Escala de avaliação de depressão para crianças: um estudo de validação
title_fullStr Escala de avaliação de depressão para crianças: um estudo de validação
title_full_unstemmed Escala de avaliação de depressão para crianças: um estudo de validação
title_sort Escala de avaliação de depressão para crianças: um estudo de validação
author Pereira, Dejenane Aparecida Pascoal
author_facet Pereira, Dejenane Aparecida Pascoal
Amaral, Vera Lúcia Adami Raposo Do
author_role author
author2 Amaral, Vera Lúcia Adami Raposo Do
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Dejenane Aparecida Pascoal
Amaral, Vera Lúcia Adami Raposo Do
dc.subject.other.en.fl_str_mv Child depression
psychological assessment
instruments
mesurement
topic Child depression
psychological assessment
instruments
mesurement
Depressão infantil
avaliação psicológica
instrumentos
medidas
Psychology
Psychology, Multidisciplinary
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Depressão infantil
avaliação psicológica
instrumentos
medidas
dc.subject.researcharea.en.fl_str_mv Psychology
dc.subject.scieloarea.en.fl_str_mv Psychology, Multidisciplinary
description A presente pesquisa teve por objetivo realizar um estudo de validação da "Escala de Avaliação de Depressão para Crianças" de Amaral e Barbosa (1990). Durante a realização da pesquisa a escala inicial foi modificada, obtendo-se quatro versões. Foi realizada análise semântica dos itens junto a duas amostras de crianças (N= 12 e N= 4). A seguir, quatro psicólogos clínicos e três psiquiatras analisaram a pertinência dos itens ao construto. E, finalmente, a escala foi aplicada à amostra de 362 estudantes, de escolas públicas e particulares, para o estudo da precisão e da validade de construto. Utilizou-se a análise fatorial exploratória; os índices de poder discriminativo dos itens, desvio-padrão e correlação corrigida item-total de Pearson; e o cálculo do Coeficiente Alfa (a), de Cronbach. Na compreensão semântica dos itens um item foi excluído e três foram reformulados. Não houve itens descartados na análise de juízes. Na análise fatorial exploratória observou-se que as quatro primeiras dimensões explicam 33,36% da variabilidade total dos dados, com autovalores acima de 1,4. Quatro itens foram descartados por apresentarem carga-fatorial menores do que 0,40. Na análise do poder discriminativo dos itens eliminaram-se seis itens com correlação item-total próximas de zero. A escala final ficou composta de 24 itens distribuídos segundo quatro fatores: resposta afeto-disfórico (a= 0,70); resposta afetivo-emocional com conteúdo de ansiedade (a= 0,65); resposta fisiológico-autonômica (a= 0,56); e resposta cognitiva com conteúdo de auto-estima (a= 0,50).
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-12T16:25:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-12T16:25:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1649
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv 10.1590/S0103-166X2004000100001
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1982-0275
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv SCIELO:S0103-166X2004000100001
identifier_str_mv 10.1590/S0103-166X2004000100001
1982-0275
SCIELO:S0103-166X2004000100001
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Estudos de Psicologia (Campinas)
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.source.pt_BR.fl_str_mv Scielo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844389594529792