Monteiro Lobato : a imaginação e a fantasia na formação de pequenos leitores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNITAU |
Texto Completo: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5455 |
Resumo: | Orientação: Profa. Dra. Vera Lúcia Batalha de Siqueira Renda |
id |
UNITAU_d2686232b852883dfcab285429d2b0be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5455 |
network_acronym_str |
UNITAU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNITAU |
repository_id_str |
|
spelling |
Lourenço, Alessandra Izabel dos SantosRenda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira, 1951-Abud, Maria José Milharezi, 1942-Costa, Vera Maria Almeida Rodrigues daUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada2022-03-21T15:57:04Z2022-03-21T15:57:04Z2018http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5455Orientação: Profa. Dra. Vera Lúcia Batalha de Siqueira RendaDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2016.Resumo: Esta dissertação tem como tema a formação de leitores na Educação Infantil e, como delimitação do tema, as histórias de Monteiro Lobato na formação do gosto literário de crianças de cinco e seis anos. O objetivo geral deste trabalho é propiciar o desenvolvimento do gosto pela literatura de Lobato em crianças de cinco e seis anos por meio de uma sequência de atividades de leitura. Para essa proposta os objetivos específicos são: contribuir com o enriquecimento do repertório literário; despertar o gosto pela literatura como fonte de prazer e entretenimento; propiciar a vivência da literatura de Lobato por meio de atividades práticas e desenvolver a escuta de histórias e propiciar leituras que agucem a criatividade e a imaginação. Para tanto, como parte da fundamentação teórica utilizei as concepções de Coelho (2000), Lajolo e Zilberman (1984), Renda (2002) e Zilberman (2003), por discutirem a literatura infantil e sua relação com a escola. Kleiman (1995), Soares (2010) e Rojo (2012), para delinear as definições de letramento. Por fim, Haydén (2012), Zilberman (2010) e Bertolluci (2008), comentando sobre a obra literária de Lobato. O procedimento metodológico foi uma pesquisa-ação que contou com uma sequência de atividades de leitura, permitindo que os aspectos teóricos e práticos se entrelaçassem para propiciar a vivência da literatura de Monteiro Lobato. Anotações feitas em um diário de bordo, que registram as reações das crianças perante as atividades de leitura, como comentários, diálogos, participação nas atividades, constituem o corpus do trabalho. Os dados gerados nesta pesquisa-ação foram analisados à luz dos aportes teóricos supracitos. Os dados revelaram que a sequência de atividades de leitura com a literatura de Monteiro Lobato despertou nas crianças o interesse em ouvir as histórias, buscando-as como fonte de prazer e entretenimento. Contribuiu, também, com a ampliação do repertório literário e proporcionou a vivência das histórias por meio das brincadeiras de faz de conta, desenvolvendo a imaginação e a fantasia. Desta forma, conclui-se que as atividades realizadas contribuem significativamente para despertar o gosto pela literatura de qualidade e para a formação de pequenos leitores.Abstract: This dissertation has its theme The Forming of Readers in Early Childhood Education and, as a delimitation of this theme, the stories of Monteiro Lobato in the formation of the literary taste of children between the ages of 5 and 6 years old. The main goal of this work is to foster the development of a taste for Lobato's literature in children between five and six years old through a sequence of reading activities. For this dissertation, the specific goals are: to contribute to the enrichment of the literary repertoire, to awaken the taste for literature as a source of pleasure and entertainment, to foster the literary experience of Lobato's body of work through practical activities, to develop the listening of stories and to propitiate readings that enhance both creativity and imagination. For that, as part of the theoretical foundation I used the conceptions of Coelho (2000), Lajolo and Zilberman (1984), Renda (2002), Zilberman (2003), for discussing children's literature and its relationship with school. Kleiman (1995), Soares (2010) and Rojo (2012), outlining the definitions of literacy. Haydén (2012), Zilberman (2010) and Bertolluci (2008) commenting on the literary work of Lobato. The methodological procedure was a research-action that was based on a sequence of reading activities, allowing the theoretical and practical aspects to be intertwined to propitiate the experience of Monteiro Lobato's literature. Annotations made in a logbook that record the reactions of children to reading activities, such as comments, dialogues and participation in activities, constitute the corpus of this work. The data collected from this research-action were analyzed under the scope of the theoretical contributions used. The data revealed that the sequence of reading activities with Monteiro Lobato's literature awakened in the children between the ages of 5 and 6 the interest in hearing the stories, seeking them as a source of pleasure and entertainment. It also contributed to the expansion of the literary repertoire and provided the experience of those stories through role-playing, developing the children's imagination. Thereby, it is concluded that the carried-out activities contribute significantly to awaken the taste for quality literature and for the formation of little readers.Made available in DSpace on 2022-03-21T15:57:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao MLA Alessandra Izabel dos Santos Lourenco.pdf: 2397636 bytes, checksum: 9e1e0af0243742f53cea40e7f09550d7 (MD5) Previous issue date: 20181 recurso online (141 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Formação do leitorLiteratura infantojuvenilLobato, Monteiro, 1882-1948Análise de obra literáriaMonteiro Lobato : a imaginação e a fantasia na formação de pequenos leitoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALDissertacao MLA Alessandra Izabel dos Santos Lourenco.pdfapplication/pdf2397636http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5455/1/Dissertacao%20MLA%20Alessandra%20Izabel%20dos%20Santos%20Lourenco.pdf9e1e0af0243742f53cea40e7f09550d7MD5120.500.11874/54552022-05-19 15:26:18.108oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5455Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:18Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Monteiro Lobato : a imaginação e a fantasia na formação de pequenos leitores |
title |
Monteiro Lobato : a imaginação e a fantasia na formação de pequenos leitores |
spellingShingle |
Monteiro Lobato : a imaginação e a fantasia na formação de pequenos leitores Lourenço, Alessandra Izabel dos Santos Formação do leitor Literatura infantojuvenil Lobato, Monteiro, 1882-1948 Análise de obra literária |
title_short |
Monteiro Lobato : a imaginação e a fantasia na formação de pequenos leitores |
title_full |
Monteiro Lobato : a imaginação e a fantasia na formação de pequenos leitores |
title_fullStr |
Monteiro Lobato : a imaginação e a fantasia na formação de pequenos leitores |
title_full_unstemmed |
Monteiro Lobato : a imaginação e a fantasia na formação de pequenos leitores |
title_sort |
Monteiro Lobato : a imaginação e a fantasia na formação de pequenos leitores |
author |
Lourenço, Alessandra Izabel dos Santos |
author_facet |
Lourenço, Alessandra Izabel dos Santos Renda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira, 1951- Abud, Maria José Milharezi, 1942- Costa, Vera Maria Almeida Rodrigues da |
author_role |
author |
author2 |
Renda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira, 1951- Abud, Maria José Milharezi, 1942- Costa, Vera Maria Almeida Rodrigues da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lourenço, Alessandra Izabel dos Santos Renda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira, 1951- Abud, Maria José Milharezi, 1942- Costa, Vera Maria Almeida Rodrigues da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação do leitor Literatura infantojuvenil Lobato, Monteiro, 1882-1948 Análise de obra literária |
topic |
Formação do leitor Literatura infantojuvenil Lobato, Monteiro, 1882-1948 Análise de obra literária |
description |
Orientação: Profa. Dra. Vera Lúcia Batalha de Siqueira Renda |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-03-21T15:57:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-03-21T15:57:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5455 |
url |
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5455 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv |
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online (141 f.) : il. digital, arquivo PDF. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Taubaté |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNITAU |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Taubaté |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNITAU instname:Universidade de Taubaté (UNITAU) instacron:UNITAU |
instname_str |
Universidade de Taubaté (UNITAU) |
instacron_str |
UNITAU |
institution |
UNITAU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNITAU |
collection |
Repositório Institucional da UNITAU |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5455/1/Dissertacao%20MLA%20Alessandra%20Izabel%20dos%20Santos%20Lourenco.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9e1e0af0243742f53cea40e7f09550d7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813263158112944128 |