Reflexões docentes sobre a ATPC : uma análise da formação continuada em serviço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Danilo Garufe, 1985-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7034
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Ana Maria Gimenes Corrêa Calil
id UNITAU_daaed587d2e93bbee7aa021d393e7e19
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/7034
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Gomes, Danilo Garufe, 1985-Alves, Cristovam da SilvaDavis, Cláudia Leme FerreiraUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoCalil, Ana Maria Gimenes Corrêa, 1969-2024-04-08T16:18:26Z2024-04-08T16:18:26Z2020http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7034Orientação: Profa. Dra. Ana Maria Gimenes Corrêa CalilDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2020.Resumo: A formação continuada em serviço é um tema relevante para o desenvolvimento profissional docente, bem como para a educação básica, pois é esta formação que permite com que o professor acompanhe o fluxo da mudança, a partir de uma abordagem de aprendizagem constante. Esta pesquisa tem por objetivo analisar o processo de formação continuada realizado dentro do espaço escolar. Valer-se-á de referenciais teóricos como Canário (1998, 2001); Gatti, Barreto e André (2011); Imbernón (2009), Davis et al. (2012); Marcelo Garcia (2009); entre outros. Trata-se de pesquisa descritiva/exploratória, de natureza aplicada, de abordagem qualitativa e seu delineamento foi realizado por meio de levantamento bibliográfico e documental. Como instrumento de coleta de dados, foram utilizados grupos focais com professores atuantes nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio de escolas da rede pública paulista de ensino de uma cidade do Vale do Paraíba paulista. Os grupos focais seguiram a perspectiva de Gatti (2005) e contou com um roteiro acerca da formação continuada em serviço e pretendeu discutir aspectos e contribuições para aprimorar esse processo. Os Grupos Focais foram gravados, transcritos e submetidos à análise de conteúdo categorial temática, conforme proposto por Bardin (2016). Algumas conclusões podem ser tecidas a partir da pesquisa empírica, do referencial teórico e dos dispositivos legais que regem a formação contínua e a ATPC. A primeira é de que não há um projeto de formação contínua orgânico que valorize a construção de saberes, culminando no enfraquecimento das figuras dos professores. A segunda é que existe um exercício prático (contexto da prática) que difere do contexto de produção do texto e que recria a ação formativa a partir das vivências cotidianas. Por fim, os resultados obtidos até o momento apontam a relevância de uma construção dialógica entre supervisores de ensino, diretor de escola e professor coordenador para o aprimoramento das práticas de formação continuada na ATPC, comprometidos com a valorização desse espaço/tempo, decisões coletivas sobre práticas possíveis de serem desenvolvidas pelos profissionais da escola, colaboração e transformação.Abstract: Continuing in-service training is a relevant topic for teacher professional development, as well as for basic education, as it is this training that allows the teacher to follow the flow of change, from a constant learning approach. This research aims to analyze the process of continuing education carried out within the school space. It will make use of theoretical references like Canário (1998, 2001); Gatti, Barreto and André (2011); Imbernón (2009); Davis et al. (2012), Marcelo Garcia (2009); among others. It is a descriptive / exploratory research, of an applied nature, with a qualitative approach and its design was carried out through bibliographical and documentary survey. As a data collection instrument, focus groups were used with teachers working in the final years of elementary and high school in schools in the São Paulo public school system in a city in the São Paulo Valley. The Focus Groups followed the perspective of Gatti (2005) and had a script about continuing education in service and intended to discuss aspects and contributions to improve this process. The Focus Groups were recorded, transcribed and submitted to thematic categorical content analysis, as proposed by Bardin (2016). Some conclusions can already be drawn from empirical research, the theoretical framework and the legal provisions that govern continuous training and ATPC. The first is that there is no continuous organic training project that values the construction of knowledge, culminating in the weakening of the figures of teachers. The second is that there is a practical exercise (context of practice) that differs from the context of producing the text and that recreates the formative action from everyday experiences. Finally, the results obtained so far point to the relevance of a dialogical construction between teaching supervisors, school director and coordinating teacher for the improvement of continuing education practices at ATPC, committed to the valorization of this space / time, collective decisions about practices that can be developed by school professionals, collaboration and transformation.Made available in DSpace on 2024-04-08T16:18:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Danilo Garufe Gomes.pdf: 2594307 bytes, checksum: 69e94dc5fe643cab3df52b396a38bda6 (MD5) Previous issue date: 20201 recurso online (181 f.) : il. : digital, arquivo PDF.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Professores - FormaçãoDesenvolvimento profissionalEnsino fundamentalEnsino médioReflexões docentes sobre a ATPC : uma análise da formação continuada em serviçoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALDanilo Garufe Gomes.pdfapplication/pdf2594307http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/7034/1/Danilo%20Garufe%20Gomes.pdf69e94dc5fe643cab3df52b396a38bda6MD5120.500.11874/70342024-04-08 13:18:26.094oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/7034Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2024-04-08T16:18:26Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reflexões docentes sobre a ATPC : uma análise da formação continuada em serviço
title Reflexões docentes sobre a ATPC : uma análise da formação continuada em serviço
spellingShingle Reflexões docentes sobre a ATPC : uma análise da formação continuada em serviço
Gomes, Danilo Garufe, 1985-
Professores - Formação
Desenvolvimento profissional
Ensino fundamental
Ensino médio
title_short Reflexões docentes sobre a ATPC : uma análise da formação continuada em serviço
title_full Reflexões docentes sobre a ATPC : uma análise da formação continuada em serviço
title_fullStr Reflexões docentes sobre a ATPC : uma análise da formação continuada em serviço
title_full_unstemmed Reflexões docentes sobre a ATPC : uma análise da formação continuada em serviço
title_sort Reflexões docentes sobre a ATPC : uma análise da formação continuada em serviço
author Gomes, Danilo Garufe, 1985-
author_facet Gomes, Danilo Garufe, 1985-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Alves, Cristovam da Silva
Davis, Cláudia Leme Ferreira
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Danilo Garufe, 1985-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Calil, Ana Maria Gimenes Corrêa, 1969-
contributor_str_mv Calil, Ana Maria Gimenes Corrêa, 1969-
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Desenvolvimento profissional
Ensino fundamental
Ensino médio
topic Professores - Formação
Desenvolvimento profissional
Ensino fundamental
Ensino médio
description Orientação: Profa. Dra. Ana Maria Gimenes Corrêa Calil
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-08T16:18:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-08T16:18:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7034
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7034
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (181 f.) : il. : digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/7034/1/Danilo%20Garufe%20Gomes.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 69e94dc5fe643cab3df52b396a38bda6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844397755596800