AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA: PERCEPÇÕES DE DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, valdicléa Machado
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Hobold, Márcia de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4674
Resumo: Este artigo apresenta as percepções de docentes em relação às ações de formação continuadaoferecidas por uma Rede Municipal de Ensino. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, em quese lançou mão da entrevista semiestruturada como instrumento para coleta de dados. Os principaisaportes que constituem a pesquisa são: Marcelo García (1999), Imbernón (2009, 2010, 2011), Formosinho (2009), Nóvoa (1991a, 1991b, 2002), Romanowski (2007) e Freire (1998). Os resultados deste estudo apontaram que os docentes necessitam que as ações de formação continuada promovam uma aproximação entre teoria e prática e que suas expectativas e necessidades de formação sejam tomadas como ponto de partida ao planejar essas ações. Os dados indicaram que os cursos mais contributivos são aqueles que oferecem uma continuidade do processo formativo, que contemplam as experiências dos professores e que propiciam a socialização dos seus sucessos e suas dificuldades, em um espaço coletivo de aprendizagem.
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