A circulação das ideias de Paulo Freire : uma pedagogia decolonial?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cimatti, Daniel, 1981-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6866
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Rachel Duarte Abdala
id UNITAU_db8ef7a697fc4336ba89fa84f6314bbf
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/6866
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Cimatti, Daniel, 1981-Ribeiro, Suzana Lopes SalgadoGarrido, Mirian Cristina de MouraGallego, Rita de Cássia, 1977-Universidade de Taubaté.Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento HumanoAbdala, Rachel Duarte, 1976-2024-02-26T18:02:46Z2024-02-26T18:02:46Z2023http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6866Orientação: Profa. Dra. Rachel Duarte AbdalaDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano, Taubaté, 2023.Resumo: Paulo Freire, patrono da educação brasileira, foi um homem de ideias plurais que dedicou sua vida e sua obra à construção de uma educação libertadora, que permitisse a homens e mulheres aprender, ensinar, sonhar, agir, esperançar. Na perspectiva decolonial, versando sobre a produção de saberes dos ditos subalternos, pretendeu-se aprofundar a pesquisa sobre a relevância das obras de Paulo Freire, principalmente tratando-se da circulação das ideias sobre educação crítico-social emancipadora e como suas ideias foram apropriadas nesta perspectiva. Nesta pesquisa buscou-se compreender de que forma as ideias presentes nos textos de Paulo Freire circularam no mundo e de que modo essa circulação de ideias conjuga com os estudos decoloniais desenvolvidos posteriormente. Este estudo buscou investigar, por meio da percepção de intelectuais na área da Educação como as ideias de Paulo Freire circularam e foram apropriadas academicamente a partir da perspectiva teórica decolonial. Esta é uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa, tendo como procedimentos de produção de dados a realização de entrevista de história oral de vida, de modo a relacionar as experiências pessoais e profissionais às escolhas temáticas e práticas docentes. A coleta de dados se deu por meio de entrevista audiovisual de forma virtual e de análise documental. Foi realizada uma entrevista com uma pesquisadora e docente universitária do Brasil tendo como critério a sua aproximação com a obra de Paulo Freire e o locus territorial, considerando-se a nacionalidade do autor. Com relação à análise documental, foi pesquisado em bancos de dados menções às obras do educador Paulo Freire, títulos concedidos e homenagens. Foram pesquisados também eventos realizados em sua homenagem, principalmente relacionados ao centenário de Paulo Freire, que motivaram debates sobre seu legado e relevância para a educação. Concluiu-se que a produção do educador tem significativa projeção internacional, principalmente a partir de sua obra "Pedagogia do Oprimido", no entanto, com relação à distribuição da circulação de suas ideias a partir da perspectiva do locus geográfico verificou-se que há uma concentração na Europa e na América. Considerando o tema proposto para este estudo, a circulação das ideias de Paulo Freire adequar-se à proposta de uma pedagogia decolonial, não foi possível afirmar de forma categórica a direta associação entre os conceitos, porém ficou evidente que possuem mais confluências do que divergências.Abstract: Paulo Freire, patron of Brazilian education, was a man of plural ideas who dedicated his life and work to the construction of a liberating education that allowed men and women to learn, teach, dream, act, and hope. From a decolonial perspective, dealing with the production of knowledge of the so-called subalterns, we intend to deepen the research on the relevance of Paulo Freire's works, especially when it comes to the circulation of ideas about critical-social emancipatory education and how his ideas were appropriated in this perspective. This research sought to understand how the ideas present in Paulo Freire's texts circulated in the world and in what way this circulation of ideas connects with the decolonial studies developed later. This study sought to investigate, through the perception of intellectuals in the field of Education, how Paulo Freire's ideas circulated and were academically appropriated from a decolonial theoretical perspective. This is an applied research of qualitative approach, having as procedures of data production the conduction of oral life history interviews, in order to relate personal and professional experiences to the thematic choices and teaching practices. The data collection was done by means of a virtual audiovisual interview and document analysis. A researcher and university professor from Brazil was interviewed, using as criteria her proximity to Paulo Freire's work and the territorial locus, considering the author's nationality. Regarding the documental analysis, we searched databases for mentions of Paulo Freire's works, titles and tributes. Events held in his honor were also researched, mainly those related to Paulo Freire's centennial, which motivated debates about his legacy and relevance for education. It was concluded that the educator's production has a significant international projection, especially after his work "Pedagogy of the Oppressed"; however, regarding the distribution of the circulation of his ideas from the perspective of the geographical locus, it was found that there is a concentration in Europe and America. Considering the theme proposed for this study, the circulation of Paulo Freire's ideas to fit the proposal of a decolonial pedagogy, it was not possible to categorically affirm the direct association between the concepts, but it was evident that they have more confluences than divergences.Made available in DSpace on 2024-02-26T18:02:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DM Daniel Cimatti.pdf: 794338 bytes, checksum: 32ad69bf65126fe3a7a566011a70a5f0 (MD5) Previous issue date: 20231 recurso online (128 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Desenvolvimento humanoDecolonialidadeIntelectuaisFreire, Paulo, 1921-1997A circulação das ideias de Paulo Freire : uma pedagogia decolonial?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALDM Daniel Cimatti.pdfapplication/pdf794338http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/6866/1/DM%20Daniel%20Cimatti.pdf32ad69bf65126fe3a7a566011a70a5f0MD5120.500.11874/68662024-02-26 15:02:46.462oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/6866Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2024-02-26T18:02:46Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A circulação das ideias de Paulo Freire : uma pedagogia decolonial?
title A circulação das ideias de Paulo Freire : uma pedagogia decolonial?
spellingShingle A circulação das ideias de Paulo Freire : uma pedagogia decolonial?
Cimatti, Daniel, 1981-
Desenvolvimento humano
Decolonialidade
Intelectuais
Freire, Paulo, 1921-1997
title_short A circulação das ideias de Paulo Freire : uma pedagogia decolonial?
title_full A circulação das ideias de Paulo Freire : uma pedagogia decolonial?
title_fullStr A circulação das ideias de Paulo Freire : uma pedagogia decolonial?
title_full_unstemmed A circulação das ideias de Paulo Freire : uma pedagogia decolonial?
title_sort A circulação das ideias de Paulo Freire : uma pedagogia decolonial?
author Cimatti, Daniel, 1981-
author_facet Cimatti, Daniel, 1981-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Ribeiro, Suzana Lopes Salgado
Garrido, Mirian Cristina de Moura
Gallego, Rita de Cássia, 1977-
Universidade de Taubaté.Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano
dc.contributor.author.fl_str_mv Cimatti, Daniel, 1981-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Abdala, Rachel Duarte, 1976-
contributor_str_mv Abdala, Rachel Duarte, 1976-
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento humano
Decolonialidade
Intelectuais
Freire, Paulo, 1921-1997
topic Desenvolvimento humano
Decolonialidade
Intelectuais
Freire, Paulo, 1921-1997
description Orientação: Profa. Dra. Rachel Duarte Abdala
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-26T18:02:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-26T18:02:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6866
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6866
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (128 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/6866/1/DM%20Daniel%20Cimatti.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 32ad69bf65126fe3a7a566011a70a5f0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263162279985152