Da África ao Brasil: reflexões histórico-culturais para o ensino antirracista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/474 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo descrever as etapas de trabalho de uma sequência didática aplicada com o 4º ano do Ensino Fundamental I, em uma escola particular na Zona Oeste de São Paulo (SP). O trabalho desenvolvido visa ampliar os conhecimentos dos alunos sobre o contexto histórico e social na África e América coloniais, ressaltando os principais acontecimentos entre os séculos XVI a XIX, assim como os impactos da diáspora negra na sociedade brasileira contemporânea. Com o intuito de desconstruir preconceitos e despertar a empatia, a sequência didática foi desenvolvida por meio de atividades provocativas, analíticas e reflexivas sendo possível evidenciar as origens dos elementos culturais afro-brasileiros, os impactos socioeconômicos da escravização e do processo abolicionista para a população negra, o racismo estrutural no Brasil e a importância da representatividade negra na política e na mídia como forma de resistência. |
id |
VERACRUZ-0_fdd22fda09d822a9f4780d2bbf26fb98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.iseveracruz.edu.br:article/474 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Da África ao Brasil: reflexões histórico-culturais para o ensino antirracistadiáspora negra, racismo estrutural, representatividade, educação antirracista, ensino fundamental.Este artigo tem como objetivo descrever as etapas de trabalho de uma sequência didática aplicada com o 4º ano do Ensino Fundamental I, em uma escola particular na Zona Oeste de São Paulo (SP). O trabalho desenvolvido visa ampliar os conhecimentos dos alunos sobre o contexto histórico e social na África e América coloniais, ressaltando os principais acontecimentos entre os séculos XVI a XIX, assim como os impactos da diáspora negra na sociedade brasileira contemporânea. Com o intuito de desconstruir preconceitos e despertar a empatia, a sequência didática foi desenvolvida por meio de atividades provocativas, analíticas e reflexivas sendo possível evidenciar as origens dos elementos culturais afro-brasileiros, os impactos socioeconômicos da escravização e do processo abolicionista para a população negra, o racismo estrutural no Brasil e a importância da representatividade negra na política e na mídia como forma de resistência.Vera CruzThaís Rotenberg GoldsteinDa Silva Araújo, Camila Beatriz2021-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Pareshttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/47410.14212/veras.vol11.n1.ano2021.art474Veras; v. 11, n. 1 (2021)2236-572910.14212/veras.vol11.n1.ano2021reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/downloadSuppFile/474/2910.14212/veras.vol11.n1.ano2021.art474.as29Direitos autorais 2021 Verasinfo:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-11-12T11:30:45ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da África ao Brasil: reflexões histórico-culturais para o ensino antirracista |
title |
Da África ao Brasil: reflexões histórico-culturais para o ensino antirracista |
spellingShingle |
Da África ao Brasil: reflexões histórico-culturais para o ensino antirracista Da Silva Araújo, Camila Beatriz diáspora negra, racismo estrutural, representatividade, educação antirracista, ensino fundamental. |
title_short |
Da África ao Brasil: reflexões histórico-culturais para o ensino antirracista |
title_full |
Da África ao Brasil: reflexões histórico-culturais para o ensino antirracista |
title_fullStr |
Da África ao Brasil: reflexões histórico-culturais para o ensino antirracista |
title_full_unstemmed |
Da África ao Brasil: reflexões histórico-culturais para o ensino antirracista |
title_sort |
Da África ao Brasil: reflexões histórico-culturais para o ensino antirracista |
author |
Da Silva Araújo, Camila Beatriz |
author_facet |
Da Silva Araújo, Camila Beatriz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Thaís Rotenberg Goldstein |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Da Silva Araújo, Camila Beatriz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
diáspora negra, racismo estrutural, representatividade, educação antirracista, ensino fundamental. |
topic |
diáspora negra, racismo estrutural, representatividade, educação antirracista, ensino fundamental. |
description |
Este artigo tem como objetivo descrever as etapas de trabalho de uma sequência didática aplicada com o 4º ano do Ensino Fundamental I, em uma escola particular na Zona Oeste de São Paulo (SP). O trabalho desenvolvido visa ampliar os conhecimentos dos alunos sobre o contexto histórico e social na África e América coloniais, ressaltando os principais acontecimentos entre os séculos XVI a XIX, assim como os impactos da diáspora negra na sociedade brasileira contemporânea. Com o intuito de desconstruir preconceitos e despertar a empatia, a sequência didática foi desenvolvida por meio de atividades provocativas, analíticas e reflexivas sendo possível evidenciar as origens dos elementos culturais afro-brasileiros, os impactos socioeconômicos da escravização e do processo abolicionista para a população negra, o racismo estrutural no Brasil e a importância da representatividade negra na política e na mídia como forma de resistência. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/474 10.14212/veras.vol11.n1.ano2021.art474 |
url |
http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/474 |
identifier_str_mv |
10.14212/veras.vol11.n1.ano2021.art474 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/downloadSuppFile/474/29 10.14212/veras.vol11.n1.ano2021.art474.as29 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Veras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Veras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Vera Cruz |
publisher.none.fl_str_mv |
Vera Cruz |
dc.source.none.fl_str_mv |
Veras; v. 11, n. 1 (2021) 2236-5729 10.14212/veras.vol11.n1.ano2021 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1731734792138915840 |