Da África ao Brasil: reflexões histórico-culturais para o ensino antirracista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Da Silva Araújo, Camila Beatriz
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/474
Resumo: Este artigo tem como objetivo descrever as etapas de trabalho de uma sequência didática aplicada com o 4º ano do Ensino Fundamental I, em uma escola particular na Zona Oeste de São Paulo (SP). O trabalho desenvolvido visa ampliar os conhecimentos dos alunos sobre o contexto histórico e social na África e América coloniais, ressaltando os principais acontecimentos entre os séculos XVI a XIX, assim como os impactos da diáspora negra na sociedade brasileira contemporânea. Com o intuito de desconstruir preconceitos e despertar a empatia, a sequência didática foi desenvolvida por meio de atividades provocativas, analíticas e reflexivas sendo possível evidenciar as origens dos elementos culturais afro-brasileiros, os impactos socioeconômicos da escravização e do processo abolicionista para a população negra, o racismo estrutural no Brasil e a importância da representatividade negra na política e na mídia como forma de resistência.
id VERACRUZ-0_fdd22fda09d822a9f4780d2bbf26fb98
oai_identifier_str oai:ojs.iseveracruz.edu.br:article/474
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Da África ao Brasil: reflexões histórico-culturais para o ensino antirracistadiáspora negra, racismo estrutural, representatividade, educação antirracista, ensino fundamental.Este artigo tem como objetivo descrever as etapas de trabalho de uma sequência didática aplicada com o 4º ano do Ensino Fundamental I, em uma escola particular na Zona Oeste de São Paulo (SP). O trabalho desenvolvido visa ampliar os conhecimentos dos alunos sobre o contexto histórico e social na África e América coloniais, ressaltando os principais acontecimentos entre os séculos XVI a XIX, assim como os impactos da diáspora negra na sociedade brasileira contemporânea. Com o intuito de desconstruir preconceitos e despertar a empatia, a sequência didática foi desenvolvida por meio de atividades provocativas, analíticas e reflexivas sendo possível evidenciar as origens dos elementos culturais afro-brasileiros, os impactos socioeconômicos da escravização e do processo abolicionista para a população negra, o racismo estrutural no Brasil e a importância da representatividade negra na política e na mídia como forma de resistência.Vera CruzThaís Rotenberg GoldsteinDa Silva Araújo, Camila Beatriz2021-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Pareshttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/47410.14212/veras.vol11.n1.ano2021.art474Veras; v. 11, n. 1 (2021)2236-572910.14212/veras.vol11.n1.ano2021reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/downloadSuppFile/474/2910.14212/veras.vol11.n1.ano2021.art474.as29Direitos autorais 2021 Verasinfo:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-11-12T11:30:45ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Da África ao Brasil: reflexões histórico-culturais para o ensino antirracista
title Da África ao Brasil: reflexões histórico-culturais para o ensino antirracista
spellingShingle Da África ao Brasil: reflexões histórico-culturais para o ensino antirracista
Da Silva Araújo, Camila Beatriz
diáspora negra, racismo estrutural, representatividade, educação antirracista, ensino fundamental.
title_short Da África ao Brasil: reflexões histórico-culturais para o ensino antirracista
title_full Da África ao Brasil: reflexões histórico-culturais para o ensino antirracista
title_fullStr Da África ao Brasil: reflexões histórico-culturais para o ensino antirracista
title_full_unstemmed Da África ao Brasil: reflexões histórico-culturais para o ensino antirracista
title_sort Da África ao Brasil: reflexões histórico-culturais para o ensino antirracista
author Da Silva Araújo, Camila Beatriz
author_facet Da Silva Araújo, Camila Beatriz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Thaís Rotenberg Goldstein
dc.contributor.author.fl_str_mv Da Silva Araújo, Camila Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv diáspora negra, racismo estrutural, representatividade, educação antirracista, ensino fundamental.
topic diáspora negra, racismo estrutural, representatividade, educação antirracista, ensino fundamental.
description Este artigo tem como objetivo descrever as etapas de trabalho de uma sequência didática aplicada com o 4º ano do Ensino Fundamental I, em uma escola particular na Zona Oeste de São Paulo (SP). O trabalho desenvolvido visa ampliar os conhecimentos dos alunos sobre o contexto histórico e social na África e América coloniais, ressaltando os principais acontecimentos entre os séculos XVI a XIX, assim como os impactos da diáspora negra na sociedade brasileira contemporânea. Com o intuito de desconstruir preconceitos e despertar a empatia, a sequência didática foi desenvolvida por meio de atividades provocativas, analíticas e reflexivas sendo possível evidenciar as origens dos elementos culturais afro-brasileiros, os impactos socioeconômicos da escravização e do processo abolicionista para a população negra, o racismo estrutural no Brasil e a importância da representatividade negra na política e na mídia como forma de resistência.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/474
10.14212/veras.vol11.n1.ano2021.art474
url http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/474
identifier_str_mv 10.14212/veras.vol11.n1.ano2021.art474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/downloadSuppFile/474/29
10.14212/veras.vol11.n1.ano2021.art474.as29
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Veras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Veras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Vera Cruz
publisher.none.fl_str_mv Vera Cruz
dc.source.none.fl_str_mv Veras; v. 11, n. 1 (2021)
2236-5729
10.14212/veras.vol11.n1.ano2021
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1731734792138915840