Educação mercadológica : implicações sociais da instrumentalização da educação para o mercado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Bruno Luis
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5551
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Rachel Duarte Abdala
id UNITAU_dd794cb35dd5c184c99cfc044b934ac3
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5551
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Cardoso, Bruno LuisSilva, André L. (Luiz), 1973-Lemos, Daniel Cavalcanti de AlbuquerqueUniversidade de Taubaté.Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento HumanoAbdala, Rachel Duarte, 1976-2022-03-31T22:17:10Z2022-03-31T22:17:10Z2017http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5551Orientação: Profa. Dra. Rachel Duarte AbdalaDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano, Taubaté, 2017.Resumo: Neste trabalho, objetivou-se investigar a situação e as condições do sistema educacional como reflexo da sociedade no processo de transformação da educação em mercadoria, a partir da análise da pressão sobre os estudantes do Ensino Médio com relação à aprovação no vestibular. Para tanto, foi necessário considerar as interferências sociais do fenômeno de mercantilização da educação. Percebe-se que, com o passar dos anos, principalmente no período entre 1970 aos anos 2000, a educação no Brasil acabou sendo alvo desse fenômeno que ocorre em praticamente todo o mundo. Os ideais da educação, de tornar o sujeito autônomo e capaz de transformar sua situação foram paulatinamente substituídos por uma forma de educação que transforma escolas em empresas e famílias e alunos em clientes. Pretendeu-se, pois, analisar como se configura essa relação e quais suas implicações com o meio social. A visão do que é sucesso e de como atingi-lo perpassa esse cenário de competição e gera pressão nos alunos para a aprovação em vestibulares. Metodologicamente, a pesquisa foi desenvolvida a partir da História Oral. Realizaram-se entrevistas com dez sujeitos oriundos de escolas de ensino médio de um município da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, sendo oito alunos e dois coordenadores, compondo um grupo de cinco sujeitos de uma escola particular e cinco de uma escola pública estadual. Considerando as teorias da História da Educação, da Filosofia da Educação e da Sociologia da Educação, buscou-se compreender a atual situação da educação a partir das formas de gestão. O ponto de vista interdisciplinar permitiu melhor compreensão do fenômeno da mercantilização da educação. Por meio das entrevistas, notou-se que a escola tem retratado e mantido, em sua realidade, a estrutura social de competição e ou descarte de possibilidades de escolhas, no que se refere aos exames vestibulares.Abstract: In this work, the objective was to investigate the situation and the conditions of the educational system as a reflection of society in the process of transforming education into merchandise, based on the analysis of the pressure on high school students regarding the approval in the vestibular. In order to do so, it was necessary to consider the social interferences of the commodification phenomena of education. It can be seen that, most over the period since 1970 into the 2000's, education in Brazil has become the target of this phenomenon that occurs practically all over the world. The ideals of education, of making the subject autonomous and capable of transforming their situation, have gradually been replaced by a form of education that transforms schools into businesses and families and students into clients. It was intended, therefore, to analyze how this relationship is configured and what its implications are with the social environment. The vision of what is successful and how to achieve it permeates this competition scenario and generates pressure on students to pass the entrance examination. Methodologically, the research was developed from Oral History. Interviews were conducted with ten subjects from high schools in a municipality in the Metropolitan Region of the Paraiba Valley, with eight students and two coordinators, comprising a group of five individuals from a private school and five from a state public school. Considering the theories of the History of Education, the Philosophy of Education and the Sociology of Education, we sought to understand the current situation of education from the forms of management. The interdisciplinary point of view allowed a better understanding of the phenomenon of the commodification of education. Through the interviews, it was noticed that the school has portrayed and maintained in its reality the social structure of competition and or discarding possibilities of choices, regarding the vestibular exams.Made available in DSpace on 2022-03-31T22:17:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Bruno Luis Cardoso.pdf: 922023 bytes, checksum: fe82a294f1de1222c077b026920d5c37 (MD5) Previous issue date: 20171 recurso online (98 f.) : digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Desenvolvimento humanoVestibularSistema educacionalEducação - Aspectos econômicosEducação mercadológica : implicações sociais da instrumentalização da educação para o mercadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALBruno Luis Cardoso.pdfapplication/pdf922023http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5551/1/Bruno%20Luis%20Cardoso.pdffe82a294f1de1222c077b026920d5c37MD5120.500.11874/55512022-05-19 15:26:18.408oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5551Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:18Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação mercadológica : implicações sociais da instrumentalização da educação para o mercado
title Educação mercadológica : implicações sociais da instrumentalização da educação para o mercado
spellingShingle Educação mercadológica : implicações sociais da instrumentalização da educação para o mercado
Cardoso, Bruno Luis
Desenvolvimento humano
Vestibular
Sistema educacional
Educação - Aspectos econômicos
title_short Educação mercadológica : implicações sociais da instrumentalização da educação para o mercado
title_full Educação mercadológica : implicações sociais da instrumentalização da educação para o mercado
title_fullStr Educação mercadológica : implicações sociais da instrumentalização da educação para o mercado
title_full_unstemmed Educação mercadológica : implicações sociais da instrumentalização da educação para o mercado
title_sort Educação mercadológica : implicações sociais da instrumentalização da educação para o mercado
author Cardoso, Bruno Luis
author_facet Cardoso, Bruno Luis
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Silva, André L. (Luiz), 1973-
Lemos, Daniel Cavalcanti de Albuquerque
Universidade de Taubaté.Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Bruno Luis
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Abdala, Rachel Duarte, 1976-
contributor_str_mv Abdala, Rachel Duarte, 1976-
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento humano
Vestibular
Sistema educacional
Educação - Aspectos econômicos
topic Desenvolvimento humano
Vestibular
Sistema educacional
Educação - Aspectos econômicos
description Orientação: Profa. Dra. Rachel Duarte Abdala
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-31T22:17:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-31T22:17:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5551
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5551
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (98 f.) : digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5551/1/Bruno%20Luis%20Cardoso.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fe82a294f1de1222c077b026920d5c37
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844393860136960